Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Gostava que me ajudassem com uma questão:
    Após reunião com os condóminos do meu prédio decidimos cancelar os serviços com a empresa externa que faz gestão do condomínio.
    Na reunião para encerramento de contas a empresa apresentou um valor de mais de 600€ referente a cotas em falta de um condómino que não paga desde 2008. Uma vez que este condómino é imigrante torna-se difícil falar com ele.
    Devemos nós suportar com esta despesa?
    Obrigada
  2.  # 2

    Normalmente os condóminos ficam a dever ao condomínio, e não à empresa que administra o condomínio. Os condóminos pagam um valor mensal, que entra numa conta, e dessa conta a empresa retira o valor mensal relativo à administração. Como é que fazem os pagamentos no seu prédio?
  3.  # 3

    Concordo com o Picareta. Se alguém deve suportar a despesa é o condómino. Só não sei de que forma o condomínio deve agir para receber a quantia.
    Sabe que pode obter esclarecimentos sobre a administração de condomínios na página do facebook de uma empresa de gestão de condomínios? Chamam-lhe a hora do condómino; é à quinta à tarde e basta colocar as perguntas no mural que dão a resposta em tempo real. Não sei se ajuda mas acho que vale a pena tentar...
  4.  # 4

    Obrigada pela dica do facebook, em relação aos pagamentos fazemos por transferencia ou directamente a empresa, a nossa duvida é se temos de pagar a totalidade do valor ou apenas a percentagem que diz respeito a administração. Ficou definido que do valor pago por mês 40% era para a empresa de gastão do condominio o resto para despesas e para poupança.
  5.  # 5

    Colocado por: EsguilhaFicou definido que do valor pago por mês 40% era para a empresa de gastão do condominio o resto para despesas e para poupança.


    40%...isso dá quanto por mês, por fracção?? O normal é cerca de 5€/mês/fracção.

    Colocado por: Condómino XSe alguém deve suportar a despesa é o condómino


    Será que quis dizer condomínio!!
  6.  # 6

    ha qualquer confusão por aí ...
  7.  # 7

    Assumindo 3 anos de quota de atraso e uma dívida de 600 euros -> 16 euros por mes.
    40% seria sensivelmente 6 euros por mês.
    Será isto?

    O pagamento depende da forma como fizeram contrato com a dita empresa.
    Se o contrato é individual com cada condómino (duvido) então a dívida é apenas de quem não paga.
    Se o contrato foi feito com o vosso condomínio, então significa que o vosso condomínio é que está em dívida para com a empresa pois deveria o condomíno pagar X por mês e está a pagar X-1.

    Agora,
    - a empresa tem a receber apenas os 40% da quota mensal que não foi paga até a data. Nunca a totalidade.
    - podem (e devem) descontar o valor à poupança que acumularam. Onde é que está o valor dessa poupança? É maior que este valor?
    - Devem exigir ao condómino em falta que pague o valor em dívida para com o condomínio.
    - O que é que a empresa fez para tentar receber o valor? enviou cartas para o condómino faltoso? Pôs um processo em tribunal para cobrança coerciva? Cabe ao administrador proceder as actividades necessárias para cobrar as dívidas. Se a empresa não fez nada para cobrar a dívida e vem agora pedir para ser compensada por algo que não recebeu, não sei se não podem vocês exigir uma compensação por falta de zelo.

    Por outro lado, não existem facturas emitidas pela empresa? como é que estas têm sido pagas? Se não me engano, existem limites temporais para exigir cobrança de dívidas. Se a empresa nunca vos notificou para procederem ao dito pagamento, se calhar as dividas já prescreveram :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Esguilha
  8.  # 8

    Obrigada Piafinho pela ajuda, foi mt util, na realidade acho que nós nunca fizemos um contrato com a empresa de condominio, se o tivessemos feito teriamos de ter uma cópia e não temos.

    Durante este tempo o que a empresa de condominio fez para receber as cotas foi enviar 3 cartas registadas, onde as 2 ultimas foram devolvidas por morada errada, uma vez que o condonimo está no estrangeiro.

    Em relação ao dinheiro da poupança, não temos!!! Durante 8 anos não conseguimos ter dinheiro de sobra para fazer uma poupança, motivo que nós leva a gerir o condominio.

    O nosso Saldo com a empresa é de (+/-) -600€.
  9.  # 9

    No caso de ter interesse em receber a dívida desse condómino, contacte um advogado.
    Já passei pelo mesmo enquanto fui administrador de um predio onde tenho um apartamento, e nao deu trabalho nenhum.
    Todo o custo com advogado e solicitador ficou por conta do condómino em dívida. (era uma situação já prevista em acta).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Esguilha
 
0.0150 seg. NEW