Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos(as)!
    Depois de termos desistido do anterior "arquitecto", estamos a avançar com um outro, e até agora, temos as seguintes ideias, as quais necessitam de ser trabalhadas.
    Daí, peço a vossa ajuda. A casa será construída na zona de Póvoa de Lanhoso.
  2.  # 2

    Opinião de leigo:

    O Escritório tem duas entradas? Se sim eu pessoalmente optaria por retirar uma delas. Não é uma zona de passagem frequente que justifique não poder voltar pela mesma porta onde entrou.
    Gosta mesma da ideia de não ter separação entre a cozinha e a sala? A minha experiência com este tipo de situação não é muito positiva.
    Aquele canto do escritório com a sala convida mesmo a ter ali duas portas deslizantes para poder separar a zona da cozinha da sala.

    Não tendo separação entre a cozinha e as salas, vale apena ter a banca para pessoas "comerem" naquele local? ou será uma banca "normal" com móveis para apoio à cozinha?

    Um ponto que acho estranho é a entrada principal da casa. Tem duas portas praticamente juntas. Eu reformulava esta entrada de forma a juntar as duas portas numa só e aproveitava para aumentar um pouco o I.S. que ali se encontra. Mas provavelmente existe uma razão para a entrada ser desta forma :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  3.  # 3

    Preveja já paredes exteriores de 0,35, pelo menos, ou poderá vir a ter problemas com o projecto térmico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  4.  # 4

    Eis as minhas contribuições:

    A) Considero que a entrada principal da casa está mal posicionada. A primeira coisa que se vê quando se entra em casa é pratos que estejam para lavar; a primeira coisa que se vai sentir é o cheiro dos carapauzinhos fritos que você fez para o almoço. Além disso, ter a porta ali faz com que a ligação à garagem perca um bocado a sua razão de existir, torna-se redundante.

    B) Onde está o Norte?

    C) A não ser que pretenda secar roupa sempre dentro de casa, faça chuva ou faça sol, precisa de uma saída da lavandaria para o exterior.

    D) O que é aquela linha a cinzento claro entre a sala e o escritório? Um degrau? Uma porta de vidro? Já pensou como vai usar e mobilar o escritório? Quem olha para ele não percebe porque é que aquela configuração foi escolhida.

    E) O vão da sala que dá para aquela reentrância tem pouca razão de ser... Não me parece que vá dar muita luz à sala, estando escondido como está, e não permite comunicação com o jardim traseiro.

    F) Gosto da ideia que a zona de circulação dos quartos não seja um mero corredor, mas a solução actual é um bocado forçada. Parece muito uma da onda "ah, fazemos aqui um ângulo estranho só para ser diferente"

    G) Percebo que goste da ideia sala/zona refeições/cozinha em open space, mas preveja paineis/portas de correr para dividir estas zonas sempre que não lhe apeteça estar a olhar para a desarrumação na cozinha, ou quando quiser ver televisão sem o incómodo do barulho dos tachos e do oléo a ferver.

    H) Na cozinha, a janela deve ser em frente ao lavaloiças, não ao fogão...

    Por agora é tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  5.  # 5

    Boas
    1º os quartos parecem-me pequenos uma das paredes deveria de ter mais um metro.
    2º entrada da casa confusa e nada prática
    3º lavandaria sem saída directa
    4º deveria fechar o prever o fecho da sala/cozinha - cheiros
    5º a is2 de apoio aos quartos não cumpre o exigido nas acessibilidades a cadeira de rodas também tem que ir à banheira e não dar a volta á porta.
    6º 8metros só para sair da garagem parece-me demasiado mesmo para um arq.
    7º pense em meter uma porta no closet, principalmente se o casal tiver horários diferentes para não incomodar.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  6.  # 6

    Colocado por: PiafinhoOpinião de leigo:

    O Escritório tem duas entradas? Se sim eu pessoalmente optaria por retirar uma delas. Não é uma zona de passagem frequente que justifique não poder voltar pela mesma porta onde entrou.
    Gosta mesma da ideia de não ter separação entre a cozinha e a sala? A minha experiência com este tipo de situação não é muito positiva.
    Aquele canto do escritório com a sala convida mesmo a ter ali duas portas deslizantes para poder separar a zona da cozinha da sala.

    Não tendo separação entre a cozinha e as salas, vale apena ter a banca para pessoas "comerem" naquele local? ou será uma banca "normal" com móveis para apoio à cozinha?

    Um ponto que acho estranho é a entrada principal da casa. Tem duas portas praticamente juntas. Eu reformulava esta entrada de forma a juntar as duas portas numa só e aproveitava para aumentar um pouco o I.S. que ali se encontra. Mas provavelmente existe uma razão para a entrada ser desta forma :)


    O escritório tem apenas uma entrada, junto à cozinha. A outra é uma "parede" em vidro fixo, que permite estar no escritório e ver o que se passa na sala.
    Quanto à separação da cozinha e da sala, realmente, estamos a pensar na opção das portas deslizantes.
    A bancada vai ser de apoio à cozinha, com armários. O desenho engana um bocado, pois era essa a primeira intenção.
    Existe apenas uma entrada principal. A outra é a do túnel/ corredor de acesso à garagem.
    Obrigada pelas ideias.
  7.  # 7

    sandrine....

    olhe nem sei se lhe diga se lhe conte.
    começando pelo closet, já reparou que até tem uma casa grandita e no entanto tem um closet com 80 cm entre armários que não dá para nada e ainda por cima é um corredor de acesso ao wc??
    já reparou que tem de atravessar a sala toda mais a zona da mesa ( com uma circulação muito estrangulada) para ir dos quartos á cozinha e mesmo para sair de casa??
    já reparou que tem uma lavandaria sem acesso directo ao exterior e ainda por cima mesmo em cima dos cozinhados da minuscula cozinha?
    já reparou que tem caminho a mais para ir até á garagem? inclusivel duplica a circulação quando podia perfeitamente entrar apenas para um mesmo hall ( uma vez que o corredor da garagem vai lá dar á mesma??
    já reparou que bastava inverter a garagem para poupar imensos euros na construção daquele corredor á saida da garagem? ou seja por a porta logo em frente ao corredor que tem as janelas?
    enfim... desculpe-me a frontalidade mas está muito muito fraco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  8.  # 8

    Colocado por: ItalianoEis as minhas contribuições:

    A) Considero que a entrada principal da casa está mal posicionada. A primeira coisa que se vê quando se entra em casa é pratos que estejam para lavar; a primeira coisa que se vai sentir é o cheiro dos carapauzinhos fritos que você fez para o almoço. Além disso, ter a porta ali faz com que a ligação à garagem perca um bocado a sua razão de existir, torna-se redundante.

    B) Onde está o Norte?

    C) A não ser que pretenda secar roupa sempre dentro de casa, faça chuva ou faça sol, precisa de uma saída da lavandaria para o exterior.

    D) O que é aquela linha a cinzento claro entre a sala e o escritório? Um degrau? Uma porta de vidro? Já pensou como vai usar e mobilar o escritório? Quem olha para ele não percebe porque é que aquela configuração foi escolhida.

    E) O vão da sala que dá para aquela reentrância tem pouca razão de ser... Não me parece que vá dar muita luz à sala, estando escondido como está, e não permite comunicação com o jardim traseiro.

    F) Gosto da ideia que a zona de circulação dos quartos não seja um mero corredor, mas a solução actual é um bocado forçada. Parece muito uma da onda "ah, fazemos aqui um ângulo estranho só para ser diferente"

    G) Percebo que goste da ideia sala/zona refeições/cozinha em open space, mas preveja paineis/portas de correr para dividir estas zonas sempre que não lhe apeteça estar a olhar para a desarrumação na cozinha, ou quando quiser ver televisão sem o incómodo do barulho dos tachos e do oléo a ferver.

    H) Na cozinha, a janela deve ser em frente ao lavaloiças, não ao fogão...

    Por agora é tudo.


    A) Com a máquina de lavar loiça, não me preocupa a loiça. Não estamos a conseguir posicionar melhor a entrada sem afectar o resto, mas é um aspecto a ter em conta. Embora quem entre, não fique virado directamente para a cozinha. E se é para ficar open space, temos de aceitar as coisas como elas são.

    B) O Norte está na área da garagem.

    C) Boa ideia, essa da porta na lavandaria, mas mais uma porta, não sei...

    D) Aquela linha é uma "parede" em vidro fixo, que permite estar no escritório e ver o que se passa na sala. Quanto à disposição do mobiliário, já está pensado e adqua-se à forma do mesmo.

    E) Aquela reentrância foi uma "brincadeira" do arquitecto, a qual nos agradou esteticamente, evita que o sol incida directamente na vidraça e a sala fique mais "quadrada".

    F) O ângulo não foi forçado, pois existe algo no jardim que nos obriga a fazer o ângulo e optar por este tipo de desenho. Tenho um poste de alta tensão, o qual vai ser desactivado, mas não irá sair tão cedo. Confirmado pela REN-Distribuição. Mesmo com a desactivação, tenho de deixar uma distância de 5 metros em volta do poste. E imaginem quanto vão demorar gastar em retirar uma linha inteira desactivada. Estou ciente que vou "gramar" aquele mamarracho durante muitos anos :(

    G) Paineis deslizantes, já pensados...

    H) Tem razão. Já está pensado e corrigido nas próximas plantas.

    Muito obrigada pelas ideias.
  9.  # 9

    Colocado por: antonio almeidaBoas
    1º os quartos parecem-me pequenos uma das paredes deveria de ter mais um metro.
    2º entrada da casa confusa e nada prática
    3º lavandaria sem saída directa
    4º deveria fechar o prever o fecho da sala/cozinha - cheiros
    5º a is2 de apoio aos quartos não cumpre o exigido nas acessibilidades a cadeira de rodas também tem que ir à banheira e não dar a volta á porta.
    6º 8metros só para sair da garagem parece-me demasiado mesmo para um arq.
    7º pense em meter uma porta no closet, principalmente se o casal tiver horários diferentes para não incomodar.
    um abraço

    1º Exigência nossa, não gostamos de quartos demasiado grandes.
    2º Vamos repensar
    3º " "
    4º " "
    5º Vamos verificar isso com o arq.
    6º A garagem fica numa cota superior em relação ao resto da casa e para não haver degraus, foi criado um corredor abrigado em que possa passar uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebé.
    7º Bem visto... já tinhamos falado nisso, mas não foi passado para o papel

    Bem haja pelo contributo. Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio almeida
  10.  # 10

    e é preciso fazer uma construção /corredor para fazer uma rampa? não era mais agradável fazer uma só divisão com um circuito rampeado?
  11.  # 11

    marco1, não peça desculpa pela frontalidade. É mesmo esse tipo de atitude e respostas que procuro. Só assim se pode melhorar.
    Em parte, alguns dos seus apontamentos já foram "explicados".
    O closet, realmente, creio que terá de ser remodelado, aproveitando, talvez, o espaço restante no quarto e criando uma porta para o Wc e outra para o closet.
    Explique-me melhor a ideia de inverter a garagem.
    A lavandaria poderá também levar uma porta.
    Quanto ao resto da disposição, creio que não haverá muito a fazer, tendo em conta as limitações existentes no terreno, obrigações legais, etc.. Mas para isso é que temos o arquitecto e creio que este irá dar conta do recado. Espero... :)
    Mais uma vez, obrigada.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1e é preciso fazer uma construção /corredor para fazer uma rampa? não era mais agradável fazer uma só divisão com um circuito rampeado?

    Enviei-lhe um sussurro.
  13.  # 13

    Colocado por: sandrinefortes<

    F) O ângulo não foi forçado, pois existe algo no jardim que nos obriga a fazer o ângulo e optar por este tipo de desenho. Tenho um poste de alta tensão, o qual vai ser desactivado, mas não irá sair tão cedo. Confirmado pela REN-Distribuição. Mesmo com a desactivação, tenho de deixar uma distância de 5 metros em volta do poste. E imaginem quanto vão demorar gastar em retirar uma linha inteira desactivada. Estou ciente que vou "gramar" aquele mamarracho durante muitos anos :(


    ????
    Quer dizer que está a aplicar uma torção no corredor para fugir a um poste de alta tensão?
    Tem a certeza que vão desactivar essa linha assim tão depressa? É que uma das linhas é exclusiva do parque eólico, e a outra não sairá do activo tão cedo... isto dito ainda este ano por um engenheiro que trabalha na REN. Esse poste é dos que foram colocados desde 2006/7?
    Em vez de torcer o corredor para fugir ao poste, eu fugia mas era com A CASA do poste. Ainda por cima com os quartos tão perto do "mamarracho"... sabe quais são os perigos dos campos electromagnéticos? Principalmente para as crianças? Não tem mais terreno para fugir com a casa dessa "coisa"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  14.  # 14

    Li um pouco na diagonal por isso não sei se o que vou dizer já foi abordado mas aqui ficam dois aspecto que me parecem importantes:

    A entrada não está na melhor localização, pois deveria estar a meio da habitação, para evitar desperdício de circulação e uma situação que a mim me desagrada muito, ter de passar por toda a sala para ir para a zona intima.

    Atenção à largura do closet, 80cm quase não da para abrir uma porta, assim não funciona...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  15.  # 15

    Colocado por: RC | ARQ

    ????
    Quer dizer que está a aplicar uma torção no corredor para fugir a um poste de alta tensão?
    Tem a certeza que vão desactivar essa linha assim tão depressa? É que uma das linhas é exclusiva do parque eólico, e a outra não sairá do activo tão cedo... isto dito ainda este ano por um engenheiro que trabalha na REN. Esse poste é dos que foram colocados desde 2006/7?
    Em vez de torcer o corredor para fugir ao poste, eu fugia mas era comA CASAdo poste. Ainda por cima com os quartos tão perto do "mamarracho"... sabe quais são os perigos dos campos electromagnéticos? Principalmente para as crianças? Não tem mais terreno para fugir com a casa dessa "coisa"?


    Quanto à torção, efectivamente, o poste foi um dos aspectos que levou a essa escolha.
    Quanto à REN, a mim, o engenheiro responsável pela distribuição-norte, disse-me o contrário, pois esta linha existe há mais de 40 anos e encontra-se obsoleta e irá ser desactivada devido à utilização das novas linhas, colocadas desde 2006/07, sendo a energia proveniente de outro lado.
    Quanto aos perigos dos campos electromagnéticos, nada está provado. Embora também me preocupe, é o único terreno que tenho e não o estar a aproveitar... não sei, não.
    Obrigada pelo alerta RC | ARQ.
  16.  # 16

    Para além das situações já enumeradas a nível de interiores, peça ao seu arquitecto para dar alguma volumetria ( jogo de alturas/volumes ) nesses alçados... isso está muito monótono.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
    •  
      marco1
    • 21 abril 2011 editado

     # 17

    sandrine

    já agora, o seu arquitecto devia por a hipotese de implantar a casa a uma cota mais acima, ou seja não "afundar" tanto em relação á rua e garagem. Uma vez fiz um projecto em que elevei praticamente todo o terreno cerca de 50 cm e deu origem a situações interessantes a nivel exterior.
  17.  # 18

    Colocado por: marco1sandrine

    já agora, o seu arquitecto devia por a hipotese de implantar a casa a uma cota mais acima, ou seja não "afundar" tanto em relação á rua e garagem. Uma vez fiz um projecto em que elevei praticamente todo o terreno cerca de 50 cm e deu origem a situações interessantes a nivel exterior.


    A ideia era mesmo ficar com a casa "afundada" em relação à rua, pois conseguiamos mais privacidade com a colocação de tapa-vistas ou sebes. E achamos engraçado o pormenor da garagem ficar numa cota mais elevada.
    Outro pormenor, seria o facto de ter de arranjar terra para fazer a elevação. Não é assim tão fácil arranjar terra boa e os custos, por vezes, são algo elevados.
    Mas é uma ideia muito válida. Obrigada
  18.  # 19

    Colocado por: sandrinefortesOlá a todos(as)!
    Depois de termos desistido do anterior "arquitecto", estamos a avançar com um outro, e até agora, temos as seguintes ideias, as quais necessitam de ser trabalhadas.
    Daí, peço a vossa ajuda. A casa será construída na zona de Póvoa de Lanhoso.


    e continua nas torções? :)
    porque essa garagem mais alta que o resto? e com outra inclinação? não vejo lógica
    demasiadas janelas na sala, exagero mesmo.
    aquele canto ao entrar na suite, lado direito????
    sem 3d este projecto não dá para analisar correctamente, peça 3ds, é importantíssimo, ainda mais neste caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrinefortes
  19.  # 20

    Colocado por: fernando gabriel

    e continua nas torções? :)
    porque essa garagem mais alta que o resto? e com outra inclinação? não vejo lógica
    demasiadas janelas na sala, exagero mesmo.
    aquele canto ao entrar na suite, lado direito????
    sem 3d este projecto não dá para analisar correctamente, peça 3ds, é importantíssimo, ainda mais neste caso.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:sandrinefortes



    Verdade... continuamos nas torções. :) :) Creio que é a melhor solução, tendo em conta as condicionantes....
    Qual ou quais as janelas que eliminava?!
    Ao entrar na suite, com a ampliação do closet, as coisas já não devem ficar assim. Espero é que fique melhor... :)
    3D, ainda não vi, mas já vi uma maqueta e achamos engraçado o conceito. Mas vou pedir o 3D.
 
0.0305 seg. NEW