Olá. O construtor da nossa futura casa (que será uma banda colada a um gaveto já construído) meteu água nos painéis solares e AC desse gaveto. Pelos visto foi o picheleiro que nesse gaveto fez a pré-instalação e instalação de tudo. Deu grande barraca e no final de contas nem estava certificado para passar a garantia de 6 anos nem para fazer a instalação (na pré-instalação dos PS não utilizou a tubagem em cobre e nos AC os fios estavam trocados).
Confrontei-o e ele disse que desde aí trabalha com outro picheleiro. Eu perguntei-lhe como é que um picheleiro está habilitado para isso, ele disse que sim, deu logo nº tlm etc. A minha questão é que eu vou confrontar este novo picheleiro com isso mas o que lhe pergunto ao certo? Pelo CAP de instalação? Pela sua certificação? Pergunto pelo quê? Percebem a minha dúvida?
Para a certificação energética da sua casa é necessário o seguinte:
O instalador tem que ter um certificado de aptidão profissional passado pela Direcção Geral de Energia e Geologia. Os painéis solares tem que ser certificados (antes de os instalarem convém mostrar os certificados ao perito que emite o CE) Contrato de manutenção com a duração de 6 anos (não é uma garantia)
Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barros