Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa-noite..

bem não sei por onde começar mas cá vai

a minha família vive na Alemanha e eu também há 20ano ,a minha avo deixou terrenos em portugal
    ate aqui todo bem

quando fomos a portugal tratar de tudo havia um terreno que o vizinho apoderou-se dele ,
    pelo que sei fez uma usucapião em 2010 as testemunhas é da família irmão etc dele ,
    que posso fazer ? dá para anular a usucapião ? é facil ? tem prazo para ser anulada? tipo 3 ano 5,depois ja nao pode ser anulada

se alguém poder ajudar sff

obrigada e desculpa o meu português
    • 1255
    • 23 abril 2011

# 2

Mesmo depois de publicada a escritura de justificação (ou "à campeão") no jornal para eventuais reclamações, PODE reclamar desde que tenha provas a seu favor. E ao que parece as testemunhas poderão ser responsabilizadas por falsas declarações. Terá de contratar um advogado para lhe tratar da acção em tribunal.
    Mas 1º tenha a certeza que o vizinho fez essa escritura, por vezes o que se ouve falar por aqui não corresponde à verdade. Isso pode ser uma tentativa de lhe tirar a ideia do terreno.
  2.  # 3

bom dia ,~

sim tenha a certeza ate o vizinho fez um armazém em cima do terreno que nao é dele

sim tenho provas meu favor,

isso do jornal não dava para ver porque não havia miguem da família em portugal
    • 1255
    • 23 abril 2011

# 4

Então, fale com um advogado já. Sozinha não consegue resolver o problema.
    Mas numa primeira fase vá ter com o seu vizinho e peça-lhe satisfações, pode ser que se entendam.
  3.  # 5

boas
    cuidado que as testemunhas servem para os dois lados.
    para registar terrenos como usufrutuario é necessário
    1º o terreno estar abandonado pelo seu legitimo proprietário á pelo menos 20 anos, inclui carga fiscal.
    2º o terreno ser usado por usufruto á pelo menos 20 anos pelo requerente.
    3º não conseguir contactar o proprietário, e possuir provas de que tentou.
    4º haver pelo menos duas testemunhas destes factos.
    se isto aconteceu não h´s nada a fazer
    se conseguir rebater uma desta premissas , contrate um advogado e avance para tribunal.
    em todo o caso o que o tribunal vai dizer é que o seu vizinho tem que lhe comprar o terreno visto que já existe lá uma construção.
    em tudo ocaso boa sorte
    um abraço.
  4.  # 6

obrigada pelas dica

pelo que ja tive a ver com um advogado o vizinho duplicou a sua ária tinha 6000m2 passou para 12000m2 e fazes um novo registo para registar os novo metro a mais com usucapião
    ,Fui ao cartório e pedi para ver registo ,a rapariga do cartório quando perguntei como pode haver testemunha da família dele tia ,filho avo , pós a rir. vi logo que houve algum por de tras ,(nao sei se pode haver testemunha da mesma família )

pelo que sei minha avo pagava carga fiscal do terreno , e não estava abandonado

outra a minha avo estava em portugal nunca houve tentativa do vizinho falar com minha avo ,

vou arranjar um advogado ,melhor porque este sempre adiar e não faz nada
    e sei que o vizinho foi falar com ele a partir dai ja nao fez nada .anda sempre a enrolar
    ja e o segundo o primeiro pos em tribunal mas fez de propósito quando juiz pediu os papeis não os deu esperou que prazo passasse so depois e que enviou os papeis juiz ja nao a aceitou ,o advogado escondeu tudo e disse que não dava para fazer mais nada ,arranjei outro que levantar processo todo e descobri que antigo advogado pós tudo fora dos prazos tanto que tenho papeis do tribunal a dizer isso tudo ,agora este começou a fazer o mesmo anda sempre a enrolar

ja agora qual melhor advogado de portugal ?
    sim ja calculava que da para pedir um quantia do terreno

obrigada meus amigo
  5.  # 7

Colocado por: sarinhaFja agora qual melhor advogado de portugal ?

Penso que é um processo de tal forma comum que você não precisa de contratar o melhor advogado de Portugal. A não ser que goste de jogar dinheiro fora. Mas duvido que um João Nabais aceitasse o seu caso.

Qualquer advogado lhe resolve isso. Procure na capital do distrito onde se localizam os terrenos, ou na sede de concelho.

0.0119 seg. NEW