Iniciar sessão ou registar-se
    • av13
    • 23 abril 2011 editado

# 1

Bom dia.
    Estou a remodelar uma casa e tenho duvidas em relação à aplicação de pladur.

1) Para terminar as paredes nas janelas, é correcto pôr a face lateral do pladur em gesso, sem qualquer isolamento, em contacto directo com os caixilhos de PVC?

2) Já li no fórum que não se devem fixar as placas de pladur a paredes interiores com parafusos, mas não sei quais são as desvantagens / riscos?

Obrigada pela ajuda
    Com os melhores cumprimentos
  1.  # 2

Colocado por: av131) Para terminar as paredes nas janelas, é correcto pôr a face lateral do pladur em gesso, sem qualquer isolamento, em contacto directo com os caixilhos de PVC?

Se não estiver numa zona muito húmida;não tem qualquer problema...entre o pvc e o dito pladur pode até deixar um espaçosito +-5mm...e deve usar mastique acrílico(pintável)o vedicril é o mais aconselhável...mas entre o pvc e a alvenaria deve existir poliuretano,e também este(o pvc)deve estar previamente isolado com silicone titânio.
    •  
      alv
    • 24 abril 2011

# 3

Vivam!
    Uma questão interessante.
    Como resolver a zonas de encontro entre o Pladur e as caixilharias contornando as ombreiras e padieiras das portas e janelas?

Seja qual for a solução, o principio é que o isolamento térmico exista sempre e envolva a parede até à própria caixilharia, e essa é, normalmente a principal dificuldade, porque normalmente esse isolamento pára no alinhamento da caixilharia e não contorna a grossura da parede, cabendo ao Pladur essa tarefa de revestimento, e normalmente não há espaço para isolamentos ou estruturas. Como solução corrente os "patos bravos" destas coisas colam directamente a placa com pastas de agarre e consequentemente, com um ou dois Invernos, lá temos os bolores pretos e placas húmidas.
    Quando, de todo, não há hipótese de isolar, o que recomendo é nunca colar com pasta de agarre; se possível aplicar uma estrutura em maestras que têm espessuras de 17mm. Se nem as mestras couberem, tentar interpor uma tela de tripolux com 8mm que fará o corte térmico e se não for mesmo possível, então colar a placa com qualquer silicone que fará algum corte térmico e não faz ponte nem passagem por capilaridade.
    Quanto ao remate do pladur com o caixilho própriamente dito, eu recomendo sempre a utilização de caixilharia de painel, que tem uma aba própria para receber o pladur ou outro painel, ou se possível criar um encaixe com a utilização de um "L" em alumínio que remate o pladur, ou se não tiver nenhuma dessas, então a solução é a que fala, ou seja deixar uma alheta contra a caixilharia que faz com que não haja contacto nenhum entre o pladur e o caixilho.
    Espero ter ajudado e "fassam" parte
  2.  # 4

Colocado por: alventão colar a placa com qualquer silicone que fará algum corte térmico e não faz ponte nem passagem por capilaridade.

Que eu saiba qualquer silicone não agarra a placas de pladur
    •  
      alv
    • 24 abril 2011

# 5

Vivam!
    Jorge, qualquer silicone, qualquer selante acrílico, qualquer cola e veda agarra a qualquer coisa, inclusive placas de pladur que são fibra de celulose, vulgo cartão.
    Mas isto sou eu que digo e que utilizo, muitas vezes sem grande preocupação por saber que tipo de "silicone" aplico, mas como aplico. No fundo o que se pretende é uma forma de colagem quem não transmita humidade nem faça ponte térmica e qualquer tipo de elastómero serve desde que agarre e acabe por endurecer.
    "Fassam" parte
  3.  # 6

Os silicones agarram muito pouco ou nada a esse tipo de superfícies purosas...apenas ficam p'ra inglês ver.
    •  
      alv
    • 24 abril 2011

# 7

Vivam!

Jorge, não pessoalizando, se você o diz, quem sou eu para o contrariar!
    Eu faço-o e resulta muito bem exactamente porque sendo porosos qualquer coisa lá agarra, mas isto sou eu a dizer que utilizo este sistema há mesmo muitos anos.
    Eu só transmito a minha experiência e o que conheço fazendo com as minhas próprias mãos em obras minhas das quais sou o responsável e pelas quais tenho que me responsabilizar. Nunca tive qualquer problema.
    Compete aos que nos lêem aceitar ou não.
    Fiquemos por aqui.
    "Fassam" parte.

0.0121 seg. NEW