Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou avançar com a remodelação de um apartamento em Lisboa, o qual possui o soalho original da altura em que o prédio foi construído, em 1891.

    Anexo duas fotos, e o que pretendo é para quem seja especialista na área, me comentem se faço bem em manter este soalho, que é uma das caracteristicas pela qual me apaixonei pela casa. As tábuas em si estão inteiras, no entanto, e como podem ver, algumas zonas já estão remendadas. Ao andar sobre o soalho, ouve-se o ranger das tábuas. Deverei substituir tudo na integra? Deverei substituir somente as tábuas danificadas? Existe uma outra solução? As vigas em madeira que suportam as tábuas do meu soalho estão em bom estado (verificado no andar de baixo).

    E já agora, qual a melhor forma de isolamento, no andar de baixo, quando este tem as vigas de suporte, e as tábuas do meu soalho à vista? (foi retirado o tecto em madeira que isolava o meu soalho do piso inferior.

    Obrigado pela ajuda.
      IMG00108-20110417-1545.jpg
    •  
      FD
    • 26 abril 2011

     # 2

    Colocado por: pmtandradeé para quem seja especialista na área, me comentem se faço bem em manter este soalho, que é uma das caracteristicas pela qual me apaixonei pela casa

    Não sou especialista mas, esta frase é um pouco contraditória, não?

    Colocado por: pmtandradeE já agora, qual a melhorforma de isolamento, no andar de baixo, quando este tem as vigas de suporte, e as tábuas do meu soalho à vista? (foi retirado o tecto em madeira que isolava o meu soalho do piso inferior.

    Esta é engraçada. :)

    Os "andares" são de donos diferentes?
  2.  # 3

    FD, os apartamentos são de donos diferentes, mas em conversa com o vizinho de baixo, acabei por ver o tecto da casa dele, isto é, para além das vigas que suportam o meu soalho, o tecto falso em madeira que existe nas casa antigas foi retirado por este e não voltou a isolar de forma alguma.

    Sei que vai ser uma chatice quando habitar a casa e adiantei-me ao perguntar qual a melhor solução para isolar, já que certamente hei de chegar a esse dia, e terei resposta imediata para o vizinho de baixo.
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

     # 4

    O melhor que tenho lido por aqui, por ter também isolamento acústico, é a lã mineral (rocha ou vidro).
  3.  # 5

    parece-me razoavel o soalho, eu deixava-o assim e só tratava-o, veja ao andar se sente oscilação, ou muito ruido.
    se sentir terá de substituir vigamento ou apertar ripa.
    pode só substituir as ripas que estejam pior ou que podem faze-lo tropeçar.
    para isolar terá mesmo de colocar tecto falso não há outra solução sem tapar as ripas e as vigas.
    haver até há que é preencher toda a superficie com lãs, mas não resolve bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmtandrade
  4.  # 6

    Toda a intervenção que fizer terá que pedir autorização ao seu vizinho ( boas maneiras ), pois ele retirou o tecto dele, era a linha de divisão entre fogos.
    Agora se quiser fazer qualquer intervenção é sempre melhor por baixo, colocar cunhas para nivelar o pavimento, como isolar. Bom bom, era o vizinho fazer um tecto em pladur com isolamento de lã de rocha ( isolava termicamente, acusticamente e do pó que se desprende, pois pode acontecer pelo seu andar, ao andar normalmente.
    Faça as coisas pela via diplomática, pois pela outra maneira só lhe traz chatices e inimigos, e perdas de tempo e energias.
    Agora esse pavimento é sempre para se manter, mesmo que tenha que fazer remendos. Não acredite quando além lhe disser que faz este tipo de trabalho e que não se nota nada. Está a mentir com os dentes todos. Se reparar hoje em dia, os restauros são feitos para consolidar o material, e se tiverem que utilizar material para complementar essa consolidação, ela é feita e assumida.É sinonimo de que faz manutenção.

    1º lugar a madeira não é a mesma, pode ser da mesma espécie ( soalho em pinho ), mas falte-lhe o ADN.
    2º lugar tentar disfarçar o desgaste do pavimento é asneira, vai enfraquecer ainda mais
    3º substituir sem danificar muito, e assumir essa intervenção
    4º não utilizar sapatos de agulha ( LOUVRE está proibido sapatos de taco de agulha)
    5º não utilizar vernizes, pois como existe um oscilar do pavimento ao andar, vai estalar e o seu aspecto é feio
    6º fazer uma limpeza do pavimento, dar um tratamento superficial de xylofene incolor, e cera, muita cera para alimentar essa madeira.
    7º manter
    8º o
    9º pavimento
    10º

    Ases
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmtandrade
  5.  # 7

    Obrigado a todos pelas sugestões. Vou amanhã tirar umas fotos aos tectos e ao soalho, agora que está a descoberto, e quaisquer ideias serão benvindas. Pelo que eu li, o ideal será forrar com lã mineral para insonorizar. Vou propor ao vizinho por debaixo do meu apartamento. Já o soalho, vou optar pelo que o ALCLeitão sugeriu, isto é, dar o tratamento superficial com xylofene incolor, e cera, para alimentar a madeira. Abraços e obrigado
 
0.0127 seg. NEW