Iniciar sessão ou registar-se
    • bytter
    • 23 abril 2011 editado

# 1

Boa tarde a todos,

Sempre ouvi dizer que estucar uma parede não é para amadores; e depois de ter tentado, parece que tenho que dar razão :-)

De qualquer das formas, há algo que me intriga. Comprei gesso-estuque no Aki (4.5€/5Kg), e misturei com as proporções recomendadas (3 partes de pó para 2 partes de água), usando uma "batedeira". Não há dúvida que a massa fica agradavelmente homogénea. Mas o problema é que seca num espaço de 2-3 minutos :-O Com estes tempos se secagem não consigo "alisar" a parede. Aliás, qualquer tentativa de fazer algo parecido com isto (http://www.youtube.com/watch?v=rO4orltyxfk) falha passados 50cms, devido ao endurecimento da massa.

Pelo que agora me pergunto... será que o produto é o mais adequado? Será que existem outros produtos com compostos de secagem mais lenta? Qual o produto que aconselham para tal?

Obrigado a todos,
  1.  # 2

Pelo que agora me pergunto... será que o produto é o mais adequado? Será que existem outros produtos com compostos de secagem mais lenta? Qual o produto que aconselham para tal?
    de certeza que comprou massa da sival certo? pois essa seca bem depressa, devera comprar massa de estuque mas para projectar tipo, fassa proyal2 ou mesmo da sival mas lenta ou de projectar, não se esqueça que tem de dar por cima dessa massa a de acabamento.
  2.  # 3

Certo, mas um gajo não nasce ensinado ;-)

Colocado por: Anonimo16062021

O meu avô já assim dizia,a tenda quer com quem se entende:))
  3.  # 4

meu amigo pelo que percebi comprou mesmo gesso
    naturalmente seca passado segundos ainda por cima mexendo com a maquina
    tem de comprar massa de enchimento e dentro dessa tem que puxa mais rapido e uma mais lenta
    recomendo a sival de secagem mais lenta.
    faça pouca de cada vez
    coloque agua numa 1/4 da lata e va juntando a massa ate tapar a agua e va mexendo ate ficar uniforme
    depois e so aplicar e boa sorte
    •  
      alv
    • 24 abril 2011

# 5

Vivam!

Estou velho, ponto final.
    Mas será que não sabem que para estucar uma parede se utiliza o gesso, em partes iguais com cal derregada, exactamente para não haver reacção imediata e permitir uma série de coisas, desde logo, tempo de secagem, manuseabilidade, poder ser comprimido, esticado, espanado e pincelado?

Abençoados dias de servente e derregar cal como aprendiz. Abençoados dias a talochar e encher com esboço, porque realmente estucar era só para artistas mesmo. Só muito tarde é que me atrevi a estucar mesmo, mas ainda assim, via-se a olho nu quem fazia o quê: O mestre, os ajudantes e o curioso que era eu.

"Fassam" parte
    Concordam com este comentário: leao
  4.  # 6

caro alv
    isso e no estuque tradicional
    hoje em dia ja quase ninguem o usa
    tb eu queimei muita cal ate chegar ao ponto de nem conseguir segurar nos talheres a hora do jantar
  5.  # 7

acredito que sim mas cada vez se ve menos .
    antigamente era tudo tradicional e cimento afagado
    chegamos a fazer km de massa de cimento afagado
    bons tempos em que se trabalhava mas se ganhava bom dinheiro
    hoje em dia quem e que corre uma sanca ?

0.0118 seg. NEW