Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Gostaria de colocar à discussão algo que se passou comigo e que poderá vir a passar-se num futuro próximo.

    O meu vizinho de cima teve uma inundação em casa, da qual resultaram danos na minha fracção. Veio o perito fazer a sua inspecção, tendo-me pedido que lhe fornecesse orçamentos para as obras de reparação, o que fiz.

    Passadas umas semanas, recebo um cheque para pagar as obras o qual, no entanto, não cobre o IVA.

    Como é fácil de imaginar, isto é um convite claro à economia paralela - se não tenho nenhuma responsabilidade pelos danos sofridos, por que razão tenho de pagar o IVA das obras necessárias a repor a situação original?

    Isto é um procedimento comum? Já alguém passou pelo mesmo? Como se pode contornar esta situação (legalmente, claro!)?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Infelizmente, esse é o procedimento das seguradoras.

    Tem de apresentar a factura à seguradora para que o Iva lhe seja pago, caso contrário, se apresentar apenas o orçamento, a seguradora até é capaz de lhe responder que "o senhor é que não pediu o pagamento do iva".
  3.  # 3

    Boas
    o orçamento apresentado deviria já conter o Iva, eles pediram a conta final para pagarem, portanto a que apresentou deveria já conter o IVA
    faça a correcção e apresente a alteração por erro á seguradora.
    um abraço
  4.  # 4

    Nenhum orçamento serve para efeitos fiscais, por isso de nada serve a apresentação de um orçamento para requerer o pagamento/liquidação do iva.

    Tem, necessariamente, de apresentar factura para que o iva seja pago/liquidado.
  5.  # 5

    Boa tarde!
    Obrigado pelos vossos conselhos.
    Concluo, assim, que depois de feitas e pagas as obras de reparação e pago o respectivo IVA, deverei ir à seguradora apresentar a factura para que o mesmo me seja devolvido.
 
0.0112 seg. NEW