Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos os participantes neste fórum.
    Já há algum tempo que por aqui não passava mas decidi voltar para deixar aqui algumas dúvidas que tenho neste momento.
    Sou detentor de uma moradia que minha esposa herdou do pai. Tem cerca de 150 m2, construída na década de 90, apresentando detalhes de construção pouco adequados aos dias e hoje. Refiro-me a problemas de isolamento, mau planeamento ao nível das áreas que foram concebidas na altura (tamanho dos quartos e sala). Os espaços estão mal aproveitados.
    Trata-se que uma casa, que apesar de herdada, logo sem custos, não me satisfaz de todo. Pensei por isso, uma vez que tenho permissão para construir até 300m2 (lote com 543m2), pensei por isso em fazer uma ampliação da moradia. Teria assim a hipótese de fazer as coisas como eu quero. Face à localização da moradia no lote, segundo as minhas medições, poderia ampliar a moradia em mais 70 m2. Espaço suficiente para puder fazer dois quartos (um com wc), mais uma sala.
    A grande dúvida que me assiste é se os valores que terei que despender serão idênticos aqueles que são praticados aquando da construção de raiz. Tenho lido por aqui, que os preços variam na casa dos 750 euros/m2. Neste meu caso teria que fazer um cálculo com base nestes valores ou será diferente.
    Agradecia a quem me pudesse dar uma ideia.
    Obrigado
  2.  # 2

Gastar 52.500euros em 70m2, para acrescentar 2 quartos e uma sala num piso térreo, parece-me suficiente.
    • 1255
    • 25 abril 2011

# 3

Esses valores (ou mais, ou menos) aplicam-se à áre a ampliar.
    Agora para dotar a casa existente de melhor conforto depende da intervenção que pretender. Terá que ter uma decrição detalhada da intervenção com medições para se poder avaliar (de preferência com um projecto).
    Aliás, para a obre que diz querer fazer precisa sempre de um projecto. Deve ser através deste que os empreiteiros lhe podem dar um valor da obra.
  3.  # 4

Caro Pedro,

O melhor é basear-se mesmo nesses valores, intervir no existente não significa que seja mais barato do que fazer de raiz, cada caso tem de ser analisado, mas se se preparar para o pior, o melhor é sempre uma boa surpresa. Peça a uma equipa de projecto para lhe fazer uma avaliação do que pretende, pois terá de submeter um projecto de alteração e ampliação da moradia.

E já agora que está a mexer, se puder com o arquitecto dar uma volta a essas áreas perdidas que diz que tem melhor.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  4.  # 5

Caro Pedro Silva,

O valor por m2 aplica-se à parte a ampliar. No entanto provavelmente também irá fazer alterações ao existente para melhorar e compatibilizar o existente com a nova zona a construir.

[pub]Onde se situa a moradia ? Envie-nos os dados que tem do existente e o que pretende para lhe podermos dar uma cotação para a elaboração dos projectos necessários ao licenciamento das alterações.[/pub]

[email protected]
    www.gabineteop.com

0.0072 seg. NEW