Iniciar sessão ou registar-se
    • Layman
    • 25 abril 2011 editado

# 1

Viva

Estou na fase dos preparativos para a (eventual) construção de uma moradia: Uuuffaaa!! Que dor de cabeça ... e nem sequer comecei

Inicialmente, estava com tantas certezas que .... graças a este forum espectacular e trocas de impressão com profissionais, depressa se tornaram num mundo de incertezas... o q apesar de frustrante .... até é positivo

Inicialmente uma das "certezas" absolutas q tinha era apostar no isolamento ETICS q, para isolamento térmico, todos dizem não haver igual (claro, quando bem executado com materiais de qualidade).

Contudo, disseram-me recentemente que apesar do isolamento não ser tão fraco como um baralho de cartas, poderá não aguentar com "boladas" ...

Ora, isso preocupou-me, pois, todos os que têm putos em casa (ou putos que visitam a casa) sabem como eles adoram mandar bolas pontepeadas bem forte contra as paredes ... de propósito ou não ...

Que me dizem:

O ETICS ou "cappotto" aguenta bem com as boladas ou há mesmo o risco das paredes ficarem com marcas .. amolgadas, amassadas, etc....

Todas os comentários e sugestões são benvindos

Obrigado pela atenção.
  1.  # 2

se esta ou vai construir de certo tem outras opcoes para la do etics, mas que mania tem as pessoas, o que diz o seu arquitecto? o que está previsto em projecto?
    Concordam com este comentário: tc82
    • Layman
    • 25 abril 2011 editado

# 3

No meu entender ... o projecto de construção ... é isso mesmo... um projecto em construção ... não é algo definitivo ou acabado. Apesar de não pôr em causa as competências e o importante (indispensável) papel do arquitecto, mal do cliente que seguisse "à letra" as orientações do arquitecto....

O projecto do arquitecto ou do gabinete de engenharia ou arquitectura é um ... projecto de trabalho.... os arquitectos n sabem tudo ... uma coisa é a teoria... outra coisa é a prática. Se fosse a colocar todos os materiais q constam no projecto... ia à falência ... aliás nem empréstimo conseguiria

O meu arquitecto, por acaso (aliás, n se pode dizer q é por acaso, pq na realidade foi por escolha da minha irmã), é o meu cunhado (e julgo q estou a ser imparcial, ao afirmar q é o arquitecto mais conceituado da nossa praça). Sabe Deus as discussões e as voltas q demos para chegarmos a um projecto final. Agora, ele próprio admite q os meus contributos foram fundamentais e q ajudaram a tornar o projecto bastante melhor. Toda a gente - com bom senso e 2 palmos de testa e com grandes interesses em jogo - pode dar um contributo.

Quando eu lhe peço uma opinião do tipo "o que achas se eu fizer isto" ou "o q achas se optarmos pela solução A ou solução B em vez da solução T ou solução Z" ele próprio diz q não sabe ou não tem a certeza e q o melhor é falar com os "práticos"

Por analogia, se cada vez q fosse a um médico comprasse todos os remédios que receita ou cumprisse à letra as suas recomendações .... havia de ser lindo.... isso sim...

Dito isto, que outras boas opções tenho (c nível de eficácia e eficiência semelhantes) além do ETICS??? Pode ou não uma bolada forte danificar um parede ETICS? N me parece uma questão tão irrelevante e não posso simplesmente dar um pontapé com a bola contra a parede de um vizinho com este sistema para descobrir. Poder, até podia, mas, se calhar, a seguir seria eu o pontapeado. Obrigado pelo contributo.
    Concordam com este comentário: ANC
  2.  # 4

Observação ... o texto em itálico e bold foi não intencional ... eh pá ...como aquilo ficou feio ....ssoooorry
    • 1255
    • 25 abril 2011

# 5

E o projecto? Pode-se conhecer?
  3.  # 6

Colocado por: LaymanNo meu entender ... o projecto de construção ... é isso mesmo... um projectoemconstrução ... não é algo definitivo ou acabado. Apesar de não pôr em causa as competências e o importante (indispensável) papel do arquitecto, mal do cliente que seguisse "à letra" as orientações do arquitecto....

O projecto do arquitecto ou do gabinete de engenharia ou arquitectura é um ... projecto de trabalho.... os arquitectos n sabem tudo ... uma coisa é a teoria... outra coisa é a prática. Se fosse a colocar todos os materiais q constam no projecto... ia à falência ... aliás nem empréstimo conseguiria

O meu arquitecto, por acaso (aliás, n se pode dizer q é por acaso, pq na realidade foi por escolha da minha irmã), é o meu cunhado (e julgo q estou a ser imparcial, ao afirmar q é o arquitecto mais conceituado da nossa praça). Sabe Deus as discussões e as voltas q demos para chegarmos a um projecto final. Agora, ele próprio admite q os meus contributos foram fundamentais e q ajudaram a tornar o projecto bastante melhor. Toda a gente - com bom senso e 2 palmos de testa e comgrandes interesses em jogo- pode dar um contributo.

Quando eu lhe peço uma opinião do tipo "o que achas se eu fizer isto" ou "o q achas se optarmos pela solução A ou solução B em vez da solução T ou solução Z" ele próprio diz q não sabe ou não tem a certeza e q o melhor é falar com os "práticos"

Por analogia, se cada vez q fosse a um médico comprasse todos os remédios que receita ou cumprisse à letra as suas recomendações .... havia de ser lindo.... isso sim...

Dito isto, que outras boas opções tenho (c nível de eficácia e eficiência semelhantes) além do ETICS??? Pode ou não uma bolada forte danificar um parede ETICS? N me parece uma questão tão irrelevante e não posso simplesmente dar um pontapé com a bola contra a parede de um vizinho com este sistema para descobrir. Poder, até podia, mas, se calhar, a seguir seria eu o pontapeado. Obrigado pelo contributo.

Epá, você está todo mamadinho dessa cabeça!

Eu até sei o resultado de uma bolada numa parede ETICS, mas como você se revelou arrogante e ignorante com o seu comentário, não leva nada! :)

Mande mais postais!
    hehehehehehe
  4.  # 7

Eu até sei o resultado de uma bolada numa parede ETICS, mas como você se revelou arrogante e ignorante com o seu comentário, não leva nada! :)

Mande mais postais!
    hehehehehehe

Boas
    não faça isso porque á sempre outras intervenientes que gostariam de saber a resposta.
    Incluindo eu.
    portanto sr. RUI
    Qual é o resultado de uma bolada na parede com revestimento ETICS?
    Obrigado
    Um abraço
  5.  # 8

Colocado por: Rui :)mas como você se revelou arrogante e ignorante com o seu comentário, não leva nada! :)

" Arrogante e ignorante"? Ignorante ... em assuntos relacionados com construção .... isso sim ... de que maneira ... sou muito ignorante ... um verdadeiro "layman". Por sso, ponha as minhas dúvidas neste forum ... para ver se os mais conhecedores me podem ajudar....

Agora arrogante?? Isso não sou e nunca fui ... com certeza não passei bem a mensagem. Mas, na realidade, contei as coisas como elas são.

O Rui :) Não será arquitecto? Sentiu-se atingido?? N foi essa a mina intenção...

Eu escrevi

Colocado por: LaymanApesar de não pôr em causa as competências e o importante (indispensável) papel do arquitecto

Há excelentes e arquitectos e são indispensáveis se queremos projectos bem desenvolvidos ... mas quando se pergunta ... por ex. ... a 3 ou 4 arquitectos/as o q acham dos sistema LSF e eles ficam como um boi a olhar para um palácio ... algo n está bem ... com eles ou com as escolas onde tiraram os cursos
    Concordam com este comentário: ANC
  6.  # 9

Eh pá .... agora é q não levo resposta ... hehehehehehe

Desculpe-me António Almeida ....
  7.  # 10

Sr. Anonimo16062021, referiu:

Colocado por: Anonimo16062021utilização de uma armadura reforçada nessas zonas ajuda muito,com resistência ao choque (10J).na vez da utilização de uma armadura normal de resistência ao choque (3J)

O q é "10J" ou "3J"? Algum link ou site onde posso obter mais informação?

Tem toda a razão .. não é sítio para os miúdos andaram a jogar à bola ... e eles querem lá saber??? Quem é q consegue controlá-los?? Levam um raspanete e depois continuam a jogar :)

Bem vejo o que acontece na casa da minha mãe ... q tem um jardim com florzinhas, árvores bonitas, etc... Ela bem grita, mas o meu filho (q está naquela fase terrível da adolescência), sobrinho e um bom par de amigas lá da freguesia pouco ligam ... querem é jogar à bola ... sonham com o nosso herói ... CR7 :) UUUaaauuu!!

Foi ao pensar nisso q eu iniciei essa discussão ... nas "boladas" naõ no CR7 :)
    •  
      FD
    • 26 abril 2011

# 11

Colocado por: LaymanO q é "10J" ou "3J"?

Joules?

Colocado por: Laymané o meu cunhado (e julgo q estou a ser imparcial, ao afirmar q é o arquitecto mais conceituado da nossa praça)

É o Siza?
  8.  # 12

Colocado por: FDÉ o Siza?

Ha ... Ha ..Ha ...Gostei :)

Quando disse nossa "praça" ... referia-me à nossa pequena e modesta vila ... mas foi uma boa observação a sua .... dei uma valente gargalhada...

Agora, será o Siza um assim tão grande arquitecto? Segundo me foi dito por a direcção de uma escola de arquitectura onde leccionei ele pagou (e bem) para ter artigos de louvor publicados em revistas japonesas de renome. Parece q era prática corrente para se ganhar projecção internacional...

12 posts ... e ainda ninguém me disse se ... com ETICS normal ou comum .... uma forte bolada pode ou não danificar ou deixar marca visível nas paredes.

Como cantavam os Pink Floyd "Hey, is there anybody out there" que me pode esclarecer ...
  9.  # 13

Colocado por: 1255E o projecto? Pode-se conhecer?

Sim. Em anexo ficheiros PDF do layout da moradia. Todas os comentários/sugestões benvindos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1255
  10.  # 14

A quem puder interessar

Em anexo outro ficheiro do layout da moradia com medidas. Pois, o q enviei anteriormente não está à escala.

Cumps
  11.  # 15

nesta fase pouco há a dizer (fazer).

eu cá talvez metesse o escritório mais ou menos em frente á entrada e onde ele está agora fazia uma especie de grande vestibulo /saleta aberta, ou ainda um jardim interior, pois essa zona privada está muito estrangulada ( nivel da circulação) até em face do numero de ocupantes que vai servir.
    Tambem não acho muito interessante a janela da suite estar virada para a zona de entrada.
    • eu
    • 26 abril 2011

# 16

Colocado por: Layman12 posts ... e ainda ninguém me disse se ... com ETICS normal ou comum .... uma forte bolada pode ou não danificar ou deixar marca visível nas paredes.

Danificar, não danifica nada. Quanto a deixar marca (uma ligeira depressão), só se for uma bola muito pesada e chutada com MUITA força.
  12.  # 17

layman,

eu sou apologista do etics, no entanto o mesmo tem dois problemas (pelo menos é a minha experiência):
    1. resistência mecânica, varia bastante consoante a marca, mas a maioria é fraca. não querendo fazer publicidade, o melhor que vi até hoje (em EPS) foi o da alsecco.
    2. constou-me que, eu não tive oportunidade de confirmar, não deverão ser utilizadas cores fortes sob pena de aquecer em demasia o EPS e começarem a surgir fissuras.
  13.  # 18

Provavelmente o que vai aquecer mais é mesmo o reboco delgado armado. A alvenaria está protegida pelo material isolante, assim como a estrutura.
    As cores claras são sempre aconselhadas, incluindo e sobre tudo na cobertura.
    Não sei como será a sua cobertura, mas no caso de ter platibanda, pondere a hipótese de no interior desta também por isolamento para evitar que a face traseira da platibanda dilate mais que a dianteira e assim evitar fissurações na zona da cobertura.
    São estes pormenores que fazem a diferença. As zonas correntes raramente apresentam problemas.
    Para diminuir a possibilidade de fissuração pode sempre fazer umas juntas de dilatação, e por exemplo esconde-las por trás dos tubos de queda caso estejam em local propicio.
    Quanto à bolada a resposta é sim. Agora se os "putos" têm uma bola e força capaz para tal, isso já não sei XD
    Pense assim, num choque a energia vai-se dissipar pela maneira "mais acessível", isto é, vai deformar as superfícies de choque mas incidir sobretudo naquelas que têm maior elasticidade porque são mais facilmente deformáveis. Quanto menor a pressão na bola menos hipóteses há, quanto maior for a bola menos hipóteses há, quanto menor for a força menos hipóteses há.
  14.  # 19

cumpre-me acrescentar que o sistema é especialmente delicado quanto a cargas pontuais, i.e. quanto menor for a área do objecto que incide sobre o sistema etics( por exemplo um objecto pontiagudo, como uma caneta, um prego, o salto de um sapato...), maior a probabilidade de acontecerem estragos, mas se a superfície do objecto for relativamente grande julgo que a probabilidade de acontecerem estragos se reduz (não a 100%).
    • eu
    • 11 agosto 2011

# 20

Nos últimos meses, o meu ETICS já sobreviveu a duas crianças, um cão, muita futebolada e até a bicicletas. Não se preocupem que o sistema é muito mais resistente do que parece...

0.0225 seg. NEW