Colocado por: LaymanNo meu entender ... o projecto de construção ... é isso mesmo... um projectoemconstrução ... não é algo definitivo ou acabado. Apesar de não pôr em causa as competências e o importante (indispensável) papel do arquitecto, mal do cliente que seguisse "à letra" as orientações do arquitecto....
O projecto do arquitecto ou do gabinete de engenharia ou arquitectura é um ... projecto de trabalho.... os arquitectos n sabem tudo ... uma coisa é a teoria... outra coisa é a prática. Se fosse a colocar todos os materiais q constam no projecto... ia à falência ... aliás nem empréstimo conseguiria
O meu arquitecto, por acaso (aliás, n se pode dizer q é por acaso, pq na realidade foi por escolha da minha irmã), é o meu cunhado (e julgo q estou a ser imparcial, ao afirmar q é o arquitecto mais conceituado da nossa praça). Sabe Deus as discussões e as voltas q demos para chegarmos a um projecto final. Agora, ele próprio admite q os meus contributos foram fundamentais e q ajudaram a tornar o projecto bastante melhor. Toda a gente - com bom senso e 2 palmos de testa e comgrandes interesses em jogo- pode dar um contributo.
Quando eu lhe peço uma opinião do tipo "o que achas se eu fizer isto" ou "o q achas se optarmos pela solução A ou solução B em vez da solução T ou solução Z" ele próprio diz q não sabe ou não tem a certeza e q o melhor é falar com os "práticos"
Por analogia, se cada vez q fosse a um médico comprasse todos os remédios que receita ou cumprisse à letra as suas recomendações .... havia de ser lindo.... isso sim...
Dito isto, que outras boas opções tenho (c nível de eficácia e eficiência semelhantes) além do ETICS??? Pode ou não uma bolada forte danificar um parede ETICS? N me parece uma questão tão irrelevante e não posso simplesmente dar um pontapé com a bola contra a parede de um vizinho com este sistema para descobrir. Poder, até podia, mas, se calhar, a seguir seria eu o pontapeado. Obrigado pelo contributo.
Eu até sei o resultado de uma bolada numa parede ETICS, mas como você se revelou arrogante e ignorante com o seu comentário, não leva nada! :)
Mande mais postais!
hehehehehehe
Colocado por: Rui :)mas como você se revelou arrogante e ignorante com o seu comentário, não leva nada! :)
Colocado por: LaymanApesar de não pôr em causa as competências e o importante (indispensável) papel do arquitecto
Colocado por: Anonimo16062021utilização de uma armadura reforçada nessas zonas ajuda muito,com resistência ao choque (10J).na vez da utilização de uma armadura normal de resistência ao choque (3J)
Colocado por: LaymanO q é "10J" ou "3J"?
Colocado por: Laymané o meu cunhado (e julgo q estou a ser imparcial, ao afirmar q é o arquitecto mais conceituado da nossa praça)
Colocado por: FDÉ o Siza?
Colocado por: 1255E o projecto? Pode-se conhecer?
Colocado por: Layman12 posts ... e ainda ninguém me disse se ... com ETICS normal ou comum .... uma forte bolada pode ou não danificar ou deixar marca visível nas paredes.