Iniciar sessão ou registar-se
    • barrt
    • 27 abril 2011 editado

# 1

Bom Dia a todos

Eu tenho tido alguns problemas com um apartamento que comprei novo, e claro que toda gente tenta tirar o corpo fora quando se exige a garantia.
    Ás vezes os argumentos dos responsáveis chegam a ser ridiculos, no entanto não vos quero maçar com esta situação e á medida que as coisas se forem desenvolvendo, se necessitar de ajuda, vou pedindo por aqui.
    No entanto no meio desta situação ocorreu-me que antes de comprar o apartamento eu consultei no google o nome das empresas envolvidas, a ver se existiam reclamações, e se tal acontece-se colocava de lado a hipotese de comprar a essas empresas.
    Por essa mesma razão acorreu-me, porque é que um forum destes não têm uma secção só dedicada á divulgação dessas mesmas empresas, empresas ou construtores ou promotores que á partida não são confiaveis, e talvez até associadas a essas empresas algumas reclamações, para se perceber a postura deles perante o cliente, quando lhes é exigido por exemplo o direito de garantia,.
    Penso que esse seria um topico de interesse relevante, caso se consiga com apareça nos 1ºs resultados do google quando pesquisado no google, e poderia vir a ser também um ponto de encontro de reclamações, ou até poderia servir de incentivo á empresa em questão para resolver algumas situações, de forma a não perder clientes.

Penso que precisamos urgentemente de algo do genero, se é que ainda não existe.

Fica a sugestão

Agradeço a vossa atenção

José Sousa
  1.  # 2

Penso que ESTE forum não é o local indicado.

Já existe um portal dedicado a QUEIXAS.
    http://www.queixas.co.pt/
  2.  # 3

Estou a acordo com o barrt.
    Se neste fórum é o local indicado para podermos obter construtores recomendados, porque não servem também para obtermos dados sobre os construtores não recomendados?
    Já tinha pensado nisso, uma espécie de lista negra, mas a nível nacional, já que tive/tenho o mesmo problema com a empresa construtora do meu apartamento, inclusive existe um processo judicial em curso.
  3.  # 4

Bom dia,

Talvez fosse mais interessante alargar a ideia, para um portal com a tal lista de construtores e pormotores, e outras profissões satélite, mas ao invés de ser apenas uma lista dos "não confiáveis", ter também os "confiáveis".

Talvez utilizando um sistema semelhante ao que este forum tem de agradecimentos, ou "like"/"dislike" como nas redes sociais.
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

# 5

A ideia é interessante, como também o é uma lista de caloteiros, aldrabões e outros que mais.
    Mas, esbarra num problema: credibilidade e direito ao bom nome.

Quantos não são os casos de vendedores aldrabões e mentirosos que, depois, se vem a descobrir que não eram bem assim?
    Aqui no Fórum da Casa de vez em quando aparecem queixas sobre isto e sobre aquilo.
    Mas, enquanto a entidade visada é perfeitamente identificada, quem faz a queixa muitas das vezes não se identifica, não apresenta factos e só faz considerações.
    Considerações que por vezes são injustas, desproporcionais e desconhecedoras de alguma realidade.

As reclamações deveriam funcionar mais ou menos como na justiça: fazem-se as regras que na prática podem deixar escapar 5 ladrões para não se prender 1 inocente.

Dito isto, volto a reforçar o que em tempos disse: qualquer reclamação é bem vinda a ser aqui colocada desde que suportada por FACTOS comprováveis.
    Considerações pessoais devem-se restringir à experiência percepcionada e não devem ser extrapoladas para "chamar nomes" e outras coisas subjectivas.

A elaboração de uma lista é algo que peca por falta de exactidão e que pode levar a injustiças.

Por isso:
    - relatos individuais e identificados com factos comprováveis, SIM
    - listas anónimas sem sustentação factual e com considerações pessoais vagas e subjectivas, NÃO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, raulschone, Piafinho
    • shc
    • 27 abril 2011

# 6

posso imprimir em pdf a lista de caloteiros e por aqui???? lolo era a vontade que tinha mas em breve em cima do balcão vai começar a estar para quem quiser ver os meninos que andam nos Audi Q7 e outros tantos que dissem que não têm dinheiro para pagar mas que pagam 10 mil euros para ir caçar para Espanha e afins verem que isto tem de começar a ser gerido á lei da bala.
    • shc
    • 27 abril 2011

# 7

quanto á questão da lista de caloteiros e maus construtores, acho que cada região devia ter uma entidade organizada de cada ramo de negócios onde se apresentava provas que 1 empresa não pagava e todos desse ramo não faziam mais nenhum trabalho a essa empresa enquanto não pagasse o que deve, e depois era só trocar informações caso viesse outra empresa de fora para fazer trabalhos á empresa que deve aos da região e não paga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  4.  # 8

boa tarde
    Esta-se a perder o ponto da questão, os profissionais que anunciam no forum e são contactados pelo forum, como por exemplo eu já andei á procura de uma empresa aqui, que tivesse algum tipo de feedback positivo, para vir cá fazer um orçamento para obras, no entanto não achei.
    Acho que o João Pedro Nunes fez uma boa sugestão com os likes e dislikes, não sei qual o objectivo deste forum, mas não me parece que seja defender os profissionais, mas informar e talvez desta forma defender o cliente final, ou o particular e o leigo.
    E com isto ninguem viola o direito ao bom nome, porque só têm direito ao bom nome quem zela por ele, 2º haveria sempre a oportunidade da empresa responder, e até o forum enviar mail automaticamente para empresa(caso esta tenha) a informar da queixa.. resumindo quanto á legalidade desta situação, depende da linguagem e forma como fosse feita.
    Respondendo ao Sr Pedro Barradas, Sr Pedro, é um facto que existe o http://www.queixas.co.pt/, no entanto este site e muito generalizado, e nós aqui sugeriamos uma coisa mais orientada para a questão da construção.

Para o Forum isto poderia ser benefico, aumentando desta forma a projecção, e se a coisa for bem feita, aumentar a credebilidade também, ou mesmo vir a ser um forum de referência (que de certa forma já o é), no que toca na escolha de profissionais.

Já agora fica mais uma sugestão, não reparei se têm mas parece que não, acho que faltam ai uns manuais em uma secção, para oa mais curiosos, do genero como assentar azulejo, ou defeitos comuns em casas ou topicos mais gerais que permitam uma consulta rápita e objectiva da informação pretendida.
    eu senti falta disso aqui.

Obrigado a todos espero não vos maçar com este assunto, e agradeço aos criadores do forum pelo excelente trabalho que têm vindo desenvolver :)

Atentamente

José Sousa
  5.  # 9

Caro Barrt

Gostaria imenso de poder concordar consigo, visto que algumas ideias suas agradam-me bastante, mas uma lista assim teria de ser gerida por uma entidade idónia que verificasse o fundamento da questão. Por exemplo.

A Empresa onde trabalho efectuou desde a 10 anos para cá reabilitações em cerca de 6 a 7 edificios numa determinada rua de Benfica. Num desses, por sinal um dos mais recentes (terminado em 2008) uma senhora que habitava num ultimo andar denegrio de tal modo o nosso trabalho que perdemos o concurso para outros dois edificios na mesma rua, isto antes de ter existido uma reclamação verbal sequer.
    Quando o administrador do edificio em causa nos contactou com uma peritagem da segurador fomos ao local examinar. Os defeitos apontados eram em zonas que embora orçamentadas não foram aceites pela administração, logo não foram executados, um dos problemas apontados até era uma fissura no edificio do lado.

Com isto quero dizer que:

Se não existir uma entidade que fiscalize essas reclamações corremos o risco de qualquer pessoa, seja com que tipo de intenções for, falsear essa mesma lista.

Já não falando na questão de poder criar n users e denegrir os meus concorrentes.

Agora gostei bastante da sua ideia da secção para bricoleiros (eu proprio adoro bricolage), mas com uma pesquisa mais profunda pelo forum vai notar que quem tenta colocar aqui fotos do seu trabalha algumas vezes até acaba insultado.
  6.  # 10

Também não concordo com a descriminação.
    Pela minha experiência, já tive empreiteiros que numas obras portaram-se bem e noutras nem por isso...
    Por vezes o resultado final depende do pessoal em obra, como o encarregado, director técnico, etc.
    Se utilizasse este espaço para nomear as empresas problemáticas, estaria sujeito a um processo criminal...

Cmps
  7.  # 11

Bom dia,

O comentáriodo FD faz todo o sentido, convém respeitar todas as entidades profissionais, e não fazer julgamentos em praça pública, existe um elevado risco destes julgamentos serem injustos...

O que me parece interessante é fazer algo como o que foi sugerido, mas apenas sobre entidades que aceitem previamente estar sujeitos a essa avaliação por parte dos clientes.

Aproveito para corrigir o barrt, é José, não João... ;)

0.0172 seg. NEW