Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos! Novata tá claro!

    Andei a vandalizar uma mesa de cabeceira com uma trincha e um rolinho (aquilo ficou sinistro com 500 demão e mesmo assim...) e como vou arrancar agora para o guarda-fatos, pensei que se calhar era melhor pedir uma ajudinha aos profissionais.

    Aquilo é gigante. Tenho de lixar porque tem verniz com 50 anos. Decapante?? Primário??

    Decidi que com spray era mais fácil e ficava lisinho e com bom aspecto. É assim? e não vai escorrer? Onde é que compro a pistola. Queria branco mate.

    Alguém ajuda?
    Many thanks
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Maia
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

     # 2

    Colocado por: vavafigÉ assim? e não vai escorrer?

    Não escorre se não aplicar demasiada tinta...
    Se é para bricolagem, compre a pistola onde for mais barato - nos classificados é capaz de encontrar algumas usadas a bom preço.
  2.  # 3

    Obrigada, mas e decapante e primário e essas coisas?
    Não?
    •  
      FD
    • 27 abril 2011 editado

     # 4

    Isso já é areia a mais para a minha caminete... (não sei)
  3.  # 5

    Colocado por: vavafigOlá a todos! Novata tá claro!

    Andei a vandalizar uma mesa de cabeceira com uma trincha e um rolinho (aquilo ficou sinistro com 500 demão e mesmo assim...) e como vou arrancar agora para o guarda-fatos, pensei que se calhar era melhor pedir uma ajudinha aos profissionais.

    Aquilo é gigante. Tenho de lixar porque tem verniz com 50 anos. Decapante?? Primário??

    Decidi que com spray era mais fácil e ficava lisinho e com bom aspecto. É assim? e não vai escorrer? Onde é que compro a pistola. Queria branco mate.

    Alguém ajuda?
    Many thanks


    (1º: Hoje não sou profissional; tenho muita experiência - as madeiras foram a minha primeira "profissão", tinha eu não mais que 12 anos... e os primeiros amores...)

    2º A primeira coisa que é necessário saber para que possa ajudá-la é o tipo de verniz que foi utilizado originalmente - se é que se trata de verniz como pensa...
    Ora, como diz que a coisa tem para cima de 500 anos, trata-se sem dúvida de uma peça do séc. XIX / primeira metade do do séc. XX. :)
    Se assim for, o mais provável é tratar-se do chamado polimento francês (uma coisa de grande qualidade, embora frágil, e que muito pouca gente ainda sabe fazer); é goma laca dissolvida em álcool dada à boneca, e uma porradona de etececteras para os quais já ninguém tem paciência…, fácil de remover com raspador e palha-de-aço fina...
    Contudo, o polimento francês pode muito bem ter sido “restaurado” com tapa-poros, ou qualquer outra coisa do género... (muito frequente - algumas pessoas "decidem" e não há volta a dar - ehehehehehe...)

    (Tentei-me a ajudá-la porque achei muita graça à maneira como se exprime, repito. Mas... só assim, pelo que diz é quase missão impossível... Ponha aqui uma fotografia. Voltarei a tentar, prometo.)

    Seja como for, evite o uso de decapantes a não ser que se trate de um verniz de poliuretano (muito pouco provável)
  4.  # 6

    (Aposto que a esta hora já ela está de pistola na mão e o gato refugiado debaixo da mesa de cabeceira com o pelo colado à tinta da dita cuja)
  5.  # 7

    Hahahahahaha!!

    Pois é minha amiga, nem te conto, e nem te digo, a confusão reinante na casa da praia... ui! Tenho grande apetência para tornar tudo "muito mais apetitoso" e quando a trupe se reúne para o merecido descanso de fim de semana, heis que surge uma loira gigante, de trincha e decapante, vestida numas jardineira do tipo "Mama Mia" com ideias peregrinas de remodelações intermináveis (e indetermináveis) que vão tornar a singela casa e seus diversos mobiliários numa espécie de chalet francês digno de albergar alguém importante, como por exemplo, a troika!!
    Pois era realmente assim que me imaginava, de pistola na mão, a dar uma de “grafiteira”, atacando sem dó o guarda fatos gigante, cheio de verniz francês, de séculos nunca antes vistos, e que da minha árvore genealógica, muito provavelmente já ninguém se lembra.
    Acabadinha de assassinar a mesa de cabeceira, e o gato já cheio de tinta na bigodaça, vou pôr pés ao caminho e comprar toda uma panóplia de sprays e tintas apropriadas ao acontecimento.
    Hoje não consigo postar a foto do desgraçado, a casa está lá longe e eu aqui enterrada num escritório, já só consigo imaginar a delicia de ver o gigante escuro e atarracado, com uma luz incandescente, proveniente de 3 demão (não mais porque pode estragar a pintura toda) de branco mate pistolado. Juro que vou fazer um bom trabalho, sob pena do móvel ancião ir fazer companhia à mesa de cabeceira, no contentor que se enche a cada fim de semana, de experiências, no mínimo, com má aparência.
    Obrigada amiga.
    Vava
  6.  # 8

    Já agora, o que se pode fazer a uma mancha de vela vermelha que ficou "esquecida" em cima do aparador?

    Esfreguei com um bocadinho de Cif e, a custo, a mancha da vela lá saíu. Mas depois em vez dessa mancha vermelha, fiquei com uma mancha esbranquiçada que não consigo agora disfarçar.

    Já passei várias vezes com óleo Pronto e fica na mesma.

    Alguma sugestão?

    Obrigado.
  7.  # 9

    Goliver:

    Nesse caso é armar-se de lixa e spray, e cobrir tudo de novo com verniz ou tinta.
  8.  # 10

    Colocado por: goliverJá agora, o que se pode fazer a uma mancha de vela vermelha que ficou "esquecida" em cima do aparador?

    Alguma sugestão?

    Obrigado.


    Experimente colocar papel de cozinha e passe com o vapor do ferro de engomar em cima.

    Se não tivesse retirado a cera funcionava, agora só a mancha ... só exprimentando

    Experimente e não se esqueça de partilhar
  9.  # 11

    Alguma sugestão?

    Sem saber o tipo de acabamento do móvel não se pode ir além de palpites... (no que se refere à tentativa de reposição do aspecto original)
    Da próxima vez não use qualquer produto de limpeza para retirar pingos de cera ou parafina. O procedimento mais seguro e mais prático ainda é a unha ou uma lâmina de x-acto desmontada e quase paralela à superfície. Sem fazer força, fazem-se alguns movimentos laterais e já está.
  10.  # 12

    dutilleul, não eram pingos de cera ou parafina. Era mesmo uma mancha que ficou marcada na superficie do aparador devido ao excessivo tempo que uma vela de cor vermelha ficou ali "esquecida". O aparador é de madeira de freixo natural.

    vavafig, não me parece que vá arriscar um aparador inteiro dessa maneira por causa de uma mancha :)

    C3R3J0, acho que me vou ficar por colocar uma espécie de "corredor" em cima do aparador para esconder a mancha. Tenho receio que esse truque também deixe marcas devido à elevada temperatura do vapor do ferro de engomar.

    Obrigado pelas dicas.
 
0.0142 seg. NEW