Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Estou a construir e eis a primeira dor de cabeça a sério. O empreiteiro diz não ir cumprir as espessuras de isolamento porque - afirma - não teve acesso àquele documento aquando da orçamentação. Por exemplo por baixo da sanduiche quer colocar apenas 3cm em vez dos 10cm do projecto. O projectista ainda tentou chegar a um consenso com ele - 6cm - mas ele mostrou-se irredutivel chegando a ser indelicado. Já na caixa de ar apenas colocou 3cm em vez dos 5cm do projecto e na altura aquilo passou despercebido. No orçamento não fala em quaisquer espessuras...O meu problema é que tenho pressa em ver isto feito porque estou a viver de favor em casa de um familiar. Se não tivesse urgencia ele tinha ido à vida já ontem...Que fazer? Pago a diferença?
  2.  # 2

    Fez contrato de empreitada? Em que termos?
  3.  # 3

    é uma solução, agora a qualidade desse interveniente é que parece deixar muito a desejar.
  4.  # 4

    Afinal um projecto de execução pode não ser assim tão caro...
  5.  # 5

    Não fiz contrato de nada. Foi tudo de boca. Ele já construiu 3 casas para a familia e, enfim, facilitei. O curioso é que tirando este episodio o resto até agora correu tudo normal.
  6.  # 6

    O facto de não haver contratos associado ao facto de ele ter postos apenas 3cm nas caixas de ar e "aquilo ter passado despercebido" não parece que seja motivo para dizer que o resto correu tudo normal.
    Onde estava o director técnico nessa altura?
  7.  # 7

    E ainda há outra questão, é que vai precisar de um Certificado Energético que demonstre que estão cumpridos uma série de requisitos. Sem isso, não tem licença de utilização.
    • eu
    • 27 abril 2011

     # 8

    Mas que raio de contrato é que fez com o construtor que não especifica estas questões?

    Agora só lhe resta uma solução: pagar a diferença entre as espessuras...
    • eu
    • 27 abril 2011

     # 9

    Colocado por: AugstHillE ainda há outra questão, é que vai precisar de um Certificado Energético que demonstre que estão cumpridos uma série de requisitos. Sem isso, não tem licença de utilização.

    E com 3 cm pode não cumprir os requisitos mínimos...
  8.  # 10

    Obrigado.
  9.  # 11

    Mas mesmo que cumpra vai ter que refazer o projecto de termica. Tem a certeza que a questão do isolamento é a unica anomalia na obra?
    Se o construtor se deu ao trabalho de "fujir" naquilo que até é visivel e mais ou menos barato como será naquilo que fica enterrado e é de facto caro?
  10.  # 12

    Custa mais que a caixa de ar tenha 5 cm em vez de 3?
    ora se as paredes ficam mais para dentro, na pior das hipóteses gasta-se o mesmo tijolo e a mesma massa.

    Será que a caixa de ar ficou com uns 7cm e o que saiu foi o isolamento? ;)
  11.  # 13

    Se tem tanta urgência (e não quer que o senhor vá dar uma volta) a solução será mesmo pagar a diferença.
    Agora, como muito bem disseram acima, há que pedir responsabilidades a quem as tem nas costas. Porque se o Director Técnico é da empresa do empreiteiro, ainda há um Director de Fiscalização, que tem a obrigação de fazer cumprir com o projecto aprovado! Descubra quem é esse senhor, e juntamente com ele apurem responsabilidades.
    Isto porque se o orçamento não fala em espessuras, e PRINCIPALMENTE, não há um caderno de encargos nem condições técnicas (não falando do projecto de execução), então pode não conseguir argumentos para que o empreiteiro faça o que está previsto.
    Agora, o meu conselho é que não vá por essas espessuras de "caca", seja o que for que decidir. Não só compromete a classificação energética (pagando mais impostos por isso) como se adivinha uma dor de cabeça enorme. 3cm é manifestamente POUCO. Seja em paredes ou coberturas.
  12.  # 14

    Obrigado pelos conselhos. O empreiteiro acabou por colocar 6cm no telhado. Ainda não falei com ele mas, em principio, terei que os pagar à parte. Mesmo que ele diga que assume acabará por encabar esse valor noutro lado. Sinceramente só quero aquilo pronto e rapidamente. Abraço.
    •  
      FD
    • 28 abril 2011

     # 15

    Mais um study case para quem quer poupar nos projectos...
  13.  # 16

    Colocado por: antek.ruizObrigado pelos conselhos. O empreiteiro acabou por colocar 6cm no telhado. Ainda não falei com ele mas, em principio, terei que os pagar à parte. Mesmo que ele diga que assume acabará por encabar esse valor noutro lado. Sinceramente só quero aquilo pronto e rapidamente. Abraço.


    Lá se vai o dinheiro que daria para pagar o projecto de execução.

    Cmps
  14.  # 17

    acho que já perdi trabalhos por diferenças de 500 € no entanto em contra ponto já comparei projectos e em alguns já poupei em m2 500€ x 10 ou mais, ou seja vivo num misto de satisfação e angustia nesta profissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  15.  # 18

    antek.ruiz,

    Você está numa situação muito débil. Por um lado está com pressa na construção e o empreiteiro sabe disso e vai usar esse ponto a seu (dele) favor, por outro lado entregou a obra a um "amigo" da família perdendo assim capacidade de negociação, de exigir um trabalho bem executado e para finalizar nem se acautelou devidamente com um projecto de execução.

    Tem tudo o que é preciso para um desastre orçamental e um serviço mal executado.

    Desejo-lhe a maior das sortes.
    • sassa
    • 28 abril 2011 editado

     # 19

    antek.ruiz

    Realmente a sua posição é um pouco desconfortável, principalmente por não ter contrato e estar com pressa... Da parte do contrutor parece-me que agiu um pouco de má fé, porque em principio foi ele que levantou o projecto na câmara e deveria tê-lo "estudado"... Ao verificar que havia essas diferenças deveria chamá-lo à atenção...

    Se fosse comigo as ferramentas dele não passavama noite na obra, mandava-o embora na hora... Na minha obra e apesar de não ter projecto de execução, há dois critérios que não dispenso: para pisarem a obra têm de ter o contrato assinado e não contratei nada a amigos ou familiares (pedia-lhe orçamento para não ficarem chateados e entregava a outros), gosto de poder reclamar e exigir à vontade e com familiares ou amigos por vezes não é facil...

    No seu caso concreto e visto que não tem tempo a perder parece-me que vai ter de desembolsar mais uns euros...
  16.  # 20

    Colocado por: marco1acho que já perdi trabalhos por diferenças de 500 € no entanto em contra ponto já comparei projectos e em alguns já poupei em m2 500€ x 10 ou mais, ou seja vivo num misto de satisfação e angustia nesta profissão.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RC | ARQ



    Idem...
 
0.0132 seg. NEW