Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Peço desculpa pela minha insistência neste ponto, mas estou numa fase da construção que me tenho de decidir.
    No meu projecto de especialidades tenho indicado 3cm de Wallmate + caixa de ar. Quando reparei neste ponto, falei com Eng. Responsável e com o empreiteiro.
    o Empreiteiro falou se fosse para colocar + de 5 cm de Wallmate, seria melhor pensar na opção de Cortiça.

    Falamos os três e chegamos a algumas opções válidas:

    Colocar 4cm de Wallmate + caixa de ar;
    Colocar 4/5 Cm de cortiça + caixa de ar;
    Colocar 4cm de Cortiça + lã de rocha e a caixa de ar ser diminuta (ou quase inexistente).

    As duas ultimas opções são mais caras, mas neste momento quero é construir de um modo sustentado e que me traga vantagens a nível de conforto futuro.

    Peço-vos que me ajudem com as vossas experiências/opiniões.

    OPINEM ....Sff...
  2.  # 2

    basta a 1ª opção se for bem executada na minha opinião.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1basta a 1ª opção se for bem executada na minha opinião.


    Quando refere bem executada, é efectuar bem o tratamento de todas as pontes térmicas?

    Obrigado marco1 ;)
  4.  # 4

    correcto e não só, por exemplo o xps não ficar a "flutuar" na caixa de ar e ser bem encostado á parede interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  5.  # 5

    Se a ideia é construir de modo sustentado e com conforto, penso que a cortiça bate o XPS... ;-)
  6.  # 6

    Colocado por: lobitoSe a ideia é construirde modo sustentadoe com conforto, penso que a cortiça bate o XPS... ;-)


    Posso questionar o pq da sua afirmação?

    Iria para a opção 2 ou 3?

    Obrigado
  7.  # 7

    Ninguém tem opiniões para partilhar???
  8.  # 8

    Se o projecto aponta para 3 cm (?) ao colocar 4 está já a melhorar as condições de projecto. Aumentar a espessura do isolamento nunca é prejudicial, acho a caixa de ar útil e não usaria 2 materiais (ou 2 camadas do mesmo material): na prática a aplicação é mais simples e menos sujeita a erros com uma camada só.

    Mais 2 apontamentos:

    - Então o empreiteiro é que dá "palpites" sobre esse assunto?
    - Esta discussão está atrasada, devia ter sido feita durante a elaboração do projecto. Se alterar agora a espessura das paredes como vai conjugar com a espessura dos pilares e vigas? Resolver em cima do joelho dá geralmente mau resultado.

    José Cardoso
    • lobito
    • 29 abril 2011 editado

     # 9

    Colocado por: nhenriques

    Posso questionar o pq da sua afirmação?

    Iria para a opção 2 ou 3?

    Obrigado


    Boa pergunta, que me fez ir procurar provas. É particularmente difícil porque os testes são aparentemente feitos de acordo com normas diferentes, etc. Mas acabei de encontrar isto, que diz o contrário do que eu disse:

    Finally, LCA may bring some surprises to the building envelope industry. As shown in
    several previous examples, the actual results of a formal LCA may turn preconceived
    ideas about environmental benefit around. Looking at some of the first detailed product
    declarations from Europe, the surprises may already be evident. In a recent LCA study of
    building insulation, EPS and XPS exhibited a lower environmental impact than either
    cork or mineral fiber. The key in this LCA study appears to be a weight or mass
    advantage of plastics compared to natural materials. The “carbon footprint” of all
    organic products (whether extracted from oil or obtained from plants) tends to be directly
    related to the mass of the product required to perform a specific function. In the case of
    the current study, although the environmental impact of a kilogram of polystyrene may be
    greater than the impact of a kilogram of cork, the kilogram of polystyrene when expanded covers such a greater surface area and provides such a higher overall thermal
    value that the “natural” product has the higher environmental impact.

    Ou seja,resumidamente, 1kg de XPS produziria muito mais efeito do que 1kg de cortiça.

    Por outro lado, isto parece-me um bocado teórico, embora "teoricamente" faça sentido.

    Portanto, se calhar é mesmo uma questão de religião... (a minha mandou-me pôr cortiça, e o resultado é bom; claro que não sei se seria melhor, ou igualmente bom, se tivesse posto XPS).
  9.  # 10

    Colocado por: j cardosoSe o projecto aponta para 3 cm (?) ao colocar 4 está já a melhorar as condições de projecto. Aumentar a espessura do isolamento nunca é prejudicial, acho a caixa de ar útil e não usaria 2 materiais (ou 2 camadas do mesmo material): na prática a aplicação é mais simples e menos sujeita a erros com uma camada só.

    Mais 2 apontamentos:

    - Então o empreiteiro é que dá "palpites" sobre esse assunto?
    - Esta discussão está atrasada, devia ter sido feita durante a elaboração do projecto. Se alterar agora a espessura das paredes como vai conjugar com a espessura dos pilares e vigas? Resolver em cima do joelho dá geralmente mau resultado.

    José Cardoso


    Boa tarde,

    Desde já obrigado pelo seu comentário....

    Penso que o empreiteiro tb pode dar palpites sobre o assunto, pois a experiencia de construção tb conta, não é só ter o canudo na mão, ou estarei enganado?
    As vezes as melhores soluções encontram-se com a conjugação de várias experiencias e saberes.....mas isto é a minha opinião!
    Concordo consigo em relação á discussão estar atrasada, mas como quem não sabe é quem não vê... e é este o meu caso...como não sou da area certas coisas passaram-me e só agora começei a tomar "tacto" a esses aspectos.

    Em relação aos pilares penso que com a dimensão de 25*25cm. Penso que a espessura da parede não irá ser muito alterada....
  10.  # 11

    Colocado por: nhenriquesPenso que o empreiteiro tb pode dar palpites sobre o assunto, pois a experiencia de construção tb conta, não é só ter o canudo na mão, ou estarei enganado?


    Acho que não percebeu o alcance do comentário do j cardoso...

    não é que haja problema em o empreiteiro dar palpites, o problema é que o engenheiro que fez o projecto de termica (ou foi copy paste?) deixou espaço a palpites! 3cm de XPS parece-me pouco (afinal tenho projectado 5cm de ETICs, morando em Lisboa)...

    por mim, por tudo o tenho lido neste forum (e só por isso) investia numa boa camada de XPS que é, afinal, aquilo que os nossos empreiteiros estão mais acostumados a usar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  11.  # 12

    Colocado por: nhenriquesColocar 4cm de Cortiça + lã de rocha e a caixa de ar ser diminuta (ou quase inexistente).


    Já agora penso que (cuidado que a minha opinião vale uma azeitona no almoço do forum!) caixa de ar ou é bem feita (com drenos ou ventilação) ou é um mito e o máximo que consegue é acumular humidade à face exterior
  12.  # 13

    Boa noite,

    Pelos vistos o pessoal aqui no forum anda muito caladinho ....:P

    Tenho novidades em relação ás opções em cima referidas:

    -> 2ª opção, custa mais 5€m2 do que o Wallmate
    -> 2ª opção, custa mais 7€m2 do que o Wallmate

    Opinem por favor...ajudem com a vossa opinião!
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021
    Por vezes vale mais...


    Anonimo16062021, pq diz isso? acha que a minha questão é "totalmente fora"???
  14.  # 15

    Por acaso Sr. Anonimo16062021, não me recordo de qual a sua opinião...mas se quiser dizer-me qual a sua opinião para fazer o isolamento com parede dupla...será bem vinda e ficarei agradecido.

    Obrigado!
  15.  # 16

    Digam da vossa "justiça" sobre este método de aplicação do isolamento:
      P4281221.jpg
  16.  # 17

    Em que material e como vai ser construida a parede interior?
  17.  # 18

    a parede interior seria construida em tijolo de 15(3 buracos)?
    O que achas desta opções?
  18.  # 19

    Anonimo16062021, este sistema foi sugerido pelo engeheiro responsável e o constructor tb ficaram de acordo. Esses situações que refere podem acontecer...mas como não sou entendido na área não lhe sei responder.


    Colocado por: Anonimo16062021nhenriques,como pensa resolver as pontes térmicas das ombreiras,padieiras e peitoris das janelas?


    pode ser mais explicito?não conheço bem os nomes técnicos que utilizam.....

    Obrigado pela sua opinião.
  19.  # 20

    Obrigado pela sua opinião.

    O que me foi referido pelo engenheiro é que como entre o pano exterior e a manta de lã de rocha está o aglomerarado de cortiça, era muito improvável a condensação chegar à manta (eu sei que as vezes as coisas na relalidade são diferentes).

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,


    Como vai ter cx de ar acautele a drenagem das eventuais condensações.

    No revestimento da parede exterior opte por soluções que lhe garantam uma boa impermeabilização. Se a água/humidade "penetrar" na fachada e chegar à lã de rocha será mau...

    Cumprimentos.



    Quais as soluções para garantir uma boa impermeabilização no revestimento da parede exterior?

    Cumprimentos.
 
0.0230 seg. NEW