Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Problemas de ruído/vibração vindos de construção do vizinho colada à minha casa

Há cerca de 2 anos comprámos uma vivenda num sitio muito calmo e quando fomos para lá morar apercebemo-nos de um barulho de trepidação em dois dos quartos de dormir. O vizinho do lado tem, para além da casa, uma construção no jardim colada à nossa casa, que viemos a saber albergar uma piscina com uma bomba de aquecimento de água, da qual provinha essa trepidação. Demos conta do problema ao vizinho, na sequência do que o mesmo diminuiu ligeiramente, não desapareceu, com a agravante de a referida bomba de aquecimento ser colocada a funcionar durante a noite, quando a electricidade é mais barata, provocando um zumbido durante toda a noite que, num sítio de si silencioso, impede qualquer descanso.
    Dada a facilidade com que o som se propaga através da nossa parede e olhando de fora para a construção ficamos com a ideia de que a mesma tenha sido feita aproveitando a parede da nossa casa bem como os respectivos alicerces. Ficámos na dúvida se a referida construção nestas condições, poderá alguma vez ter sido licenciada, porque vim a saber que ela é posterior à construção da casa. Também ouvimos nos quartos o barulho da TV aumentado pelo eco produzido no recinto e um barulho de motor ou de bomba da parte de fora deste que se ouve num dos quartos quando abrimos a janela e uma maquina qualquer esta a trabalhar no jardim ao lado.

Será que o vizinho pode construir usando a nossa parede? Devemos tentar saber junto da Câmara se a construção foi autorizada conforme está? Uma pessoa da vizinhança disse-nos que esta obra foi feita sem licença. Quais são as consequencias se fizermos uma queixa na Câmara? Não sabemos o que havemos de fazer para tentar resolver a situação da forma mais acertada pelo que agradecemos toda a ajuda possível.
  2.  # 2

A consequência? Arranja um amigo para toda a vida.
    •  
      FD
    • 2 maio 2011

# 3

Colocado por: casanossaDevemos tentar saber junto da Câmara se a construção foi autorizada conforme está? Uma pessoa da vizinhança disse-nos que esta obra foi feita sem licença. Quais são as consequencias se fizermos uma queixa na Câmara? Não sabemos o que havemos de fazer para tentar resolver a situação da forma mais acertada pelo que agradecemos toda a ajuda possível.

Não há abertura do vizinho para continuar a resolver o problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casanossa
  3.  # 4

Boa noite,

obrigada pela sua pergunta. O vizinho mandou por borrachas por baixo da bomba e isso deu para baixar a trepidação mas não desapareceu. Quando lhe dissemos que ainda havia problemas ele disse que os ruídos estavam de acordo com as normas da U E. As borrachas foram colocadas pelos técnicos que lhe fizeram a piscina e ele disse que esta e a solução que usam em fabricas de pão/padarias em prédios. Claro que nos não percebemos nada destas coisas e só sabemos o que ouvimos. Ele agora tem filhos pequeninos mas daqui a uns anos com 3 filhos a crescer mais os amigos dos filhos na piscina mais musica e o barulho não vai ser só de maquinas. E como e uma piscina aquecida e dentro dum recinto pode ser usada o ano inteiro a qualquer hora. Claro que nos também não queremos fazer inimigos mas depois de dois anos a tentar acostumar a esta situação concluimos que temos que fazer alguma coisa.
  4.  # 5

o mais provavel é ele ter aproveitado a vossa parede e daí o barulho estar a transmitir-se à vossa estrutura, mas gastando pouco dinheiro chama um pedreiro ou se for curioso faz o próprio um buraco pequeno na vossa parede para ver se do outro lado está uma parede encostada ou dá logo direito para a casa da piscina do vizinho, se estiver uma parede pouco há a fazer a não ser tapar de novo o buraco, agora se houver aproveitamento a coisa pode piar mais fino para o seu vizinho.

cumps
  5.  # 6

Colocado por: casanossaDevemos tentar saber junto da Câmara se a construção foi autorizada conforme está?
    Vá à Câmara e peça para consultar o projecto aprovado da casa do seu vizinho.

Não pense que está a cometer alguma ilegalidade. Se as coisas estão arquivadas em organismos públicos (o seu registo civil de nascimento/casamento, o seu registo predial de aquisição da casa, o seu registo, etc.) é precisamente para poderem ser consultadas por qualquer pessoa.

Quais são as consequencias se fizermos uma queixa na Câmara?

Qual fazer queixa na Câmara ?!?
    Você quer arranjar um inimigo ou resolver o problema ?!? :-))

Se aquilo não estiver aprovado, terá um bom argumento para «convencer» o seu vizinho a MELHORAR o isolamento.
    E como bom vizinho, poderá sugerir-lhe:
    - Forrar a parede e tecto do local onde estão as máquinas com cortiça, no mínimo com 4CM de espessura (para isolar o ruído aéreo).
    - Colocar juntas anti-trepidação em todas as tubagens ligadas à bomba que faz circular a água (para isolar as trepidações).

Lembre-se que, como você vive num local muito calmo, é um local com pouco "ruído de fundo". Por isso, qualquer ruidinho - sobretudo durante a noite - se ouve com muito maior intensidade. O isolamento acústico poderá não anular completamente o ruído da bomba de água, mas poderá atenuá-lo bastante.
    •  
      FD
    • 6 maio 2011

# 7

Colocado por: casanossamas depois de dois anos a tentar acostumar a esta situação concluimos que temos que fazer alguma coisa.

Já é tempo suficiente.
    O problema nestes casos é quantificar o barulho. Eu, por exemplo, ouço qualquer porcaria e começo logo a stressar se é algo contínuo. Mas, já vi que há pessoas que, mesmo ouvindo, não ficam em nada incomodadas.
    O correcto seria, à noite, medir o som e ver se o mesmo ultrapassa os limites impostos pela lei.
    Claro que isto tem um custo mas, penso que, se tiver razão, pode incluir esse custo numa indemnização a pedir ao seu vizinho.
    Pesquise no Google por empresas de avaliação acústica, visite as páginas, procure o contacto e telefone, coloque o problema e veja a abertura dessas empresas que prestam esse serviço para o ajudar.
    Se fizer a medição e tiver razão, apresente ao seu vizinho os resultados. Peça-lhe para resolver o problema a bem. Se ele não o quiser resolver a bem, coloque uma acção num Julgado de Paz.
    Se não tiver razão, paciência...
  6.  # 8

Obrigada a todos pelos conselhos e sugestões dadas.
    Senhor Luis KW e possível eu ir a Câmara Municipal e dizer que quero consultar as licenças de construção do meu vizinho? Não tenho que dar uma razão? ou fazer um pedido oficial por escrito o qual ainda demora tempos a ser respondido?
    Se de facto a Câmara me der acesso a informação posso ficar a saber como isto foi construído. Embora a pessoa que me disse que a construção foi feita sem licença seja familiar chegado da pessoa que construiu o recinto pegado a minha casa.
    Se a minha parede estiver a ser usada pelo vizinho (tenho quase a certeza que este e o caso de tal maneira se houve o barulho da musica e o eco) quer isto dizer que ele passa a ser proprietario da minha parede por 50%?
    O que me irrita nesta historia e o facto das pessoas gastarem quantias avultadas numa construção ilegal e os outros ao lado com construção legal terem que aceitar os incómodos gerados pela situação ilegal. Para ficar com tanto jardim quanto possível o vizinho construiu o recinto o mais longe possível da sua casa colado a minha casa pelo que ele não tem incómodos com barulho ou trepidação.
    Obrigada a todos por esta oportunidade de trocar ideias.
  7.  # 9

Colocado por: casanossaSenhor Luis KW e possível eu ir a Câmara Municipal e dizer que quero consultar as licenças de construção do meu vizinho? Não tenho que dar uma razão? .

1. SIM. É precisamente para poderem ser consultados que os PROJECTOS são arquivados num edifício PÚBLICO.
    2. NÃO. Basta dizer que "lhe apetece" cuscar.

Se a minha parede estiver a ser usada pelo vizinho (tenho quase a certeza que este e o caso de tal maneira se houve o barulho da musica e o eco) quer isto dizer que ele passa a ser proprietario da minha parede por 50%?.
    Claro que não.
    O que é seu (e está dentro do seu terreno), é seu.
  8.  # 10

Muito obrigada a todos pela ajuda dada. Quando tiver tempo irei a Câmara para consultar as licenças do vizinho.

0.0181 seg. NEW