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  1.  # 1

    Olá a Todos,

    Eu e o meu namorado acabámos de assinar um contrato de arrendamento (como Inquilinos) ontem, e assim gostaríamos de partilhar a nossa primeira experiência com arrendamentos, pois pensamos que seria útil para outros que queiram fazer o mesmo.

    O processo de arrendamento foi tratado através de uma imobiliária. Após uma visita ao apartamento, entregámos os documentos necessários (dos inquilinos e dos fiadores) à imobiliaria para verem se éramos inquilinos ideais para o arrendamento (BIs, declaração IRS e os últimos recibos de vencimento). Quando decidiram avançar com o processo, antes do dia da assinatura do contrato, foram-nos enviado a minuta do contrato para verificarmos se estava tudo bem, que no entanto teve que ser alterado pois certos pontos eram um pouco ambíguos para nós. Só no dia do contrato é que conhecemos o Senhorio, e no entanto correu tudo bem, e assinámos o contrato.

    No entanto, durante o processo, tivemos algumas pequenas complicações, pois a pessoa que representava a imobiliária fez tudo um pouco acima da hora, e ainda por cima tinha-nos pedido para lhe entregar um cheque no valor de uma renda antes do dia da assinatura do contrato, dizendo que nos ia devolver esse cheque no próprio dia de assinatura do contrato. Por sorte não conseguimos arranjar o tal cheque a tempo (pediu-nos no final do dia para lhe entregar o cheque no dia seguinte, quando já estamos num fim de semana), pois em seguida tivemos alguns stresses com algumas cláusulas do contrato. A minuta do contrato foi-nos enviada 2 dias antes do dia de assinatura do contrato (no final do dia), e isso causou-nos algum stresse pois era muito acima da hora e era pouco tempo para verificarmos tudo ao pormenor. Pedimos ajuda a conhecidos e no final contactámos a profissional da imobiliária para efectuar algumas alterações na minuta, pois não concordámos com algumas cláusulas. Depois de alguma confusão, apenas na noite do dia seguinte (o dia antes da assinatura do contrato) conseguimos ver a nova versão da minuta, o qual finalmente achámos aceitável.
    No entanto, o que mais nos chocou foi que para além da dificuldade em esclarecer as nossas dúvidas com essa profissional, antes de termos recebido a nova versão da minuta, ela também nos tinha sugerido para que mesmo que a minuta não esteja satisfatória para nós, que fossemos assinar o contrato no dia seguinte na mesma, porque tinha receio que o Senhorio mude de ideias (e a culpa nem sequer era do Senhorio, pois ficámos a conhecer que o Senhorio é bastante simpático)! Claro que negámos logo essa possibilidade, pois não aceitaríamos ir lá sem antes aceitar todos os termos da minuta (e na altura pensámos que ainda bem que não entregámos nenhum cheque antes, pois pensámos que essa profissional poderia não ter preocupado tanto com as nossas condições uma vez obtido o dinheiro)!

    Mas o que interessa é que no final correu tudo bem. :) O processo foi um pouco stressante para nós, pois foi tudo tratado muito em cima da hora, mas aprendemos muito e conseguimos um bom contrato e um bom arrendamento.


    Pensamos que as lições mais importantes que queremos partilhar convosco são:

    - NUNCA passem dinheiro a não ser no dia de assinatura do contrato e apenas quando estão satisfeitos com as condições;

    - esclarecem todas as dúvidas e condições, não apenas por boca mas também no contrato - tudo o que não tiver especificada no contrato é regida pela lei, mas o que está especificado no contrato é o que está especificado no contrato;

    - nunca assinem o contrato até estiver mesmo tudo esclarecido e acharem que as condições sejam mesmo boas para ambas as partes;

    - a boa fé nem sempre garante que tudo o que esteja acordado por boca seja cumprido, sendo melhor que algumas condições sejam especificados no contrato, para evitar futuros desentendimentos;

    - é necessário esclarecer nomeadamente quem deve ser responsável pelas obras/reparações por causa dos danos causados pelo uso indevido e/ou desgaste natural do que quer que seja da casa, o valor da renda, os prazos (duração do contrato, condições de rescisão do contrato, entre outros), quem paga que despesas (luz, água, gás, internet, entre outros), entre outros;

    - por uma questão de bom senso, esclareçam todos os pormenores com o Senhorio logo no ínicio, como por exemplo se vão mudar de fechadura ou se podem fazer certas obras na casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    •  
      FD
    • 2 maio 2011

     # 2

    E nunca mas nunca cedam a pressões, facilitismos, simpatias e artimanhas de vendedores - eles querem é um compromisso e a partir daí, quase que se desligam de todo o processo.
    O objectivo do vendedor é sempre mas, sempre, conseguir fechar uma venda, seja como for e com ou sem prejuízo de quem quer que seja.
    • eu
    • 2 maio 2011

     # 3

    Colocado por: FDO objectivo do vendedor é sempre mas, sempre, conseguir fechar uma venda, seja como for e com ou sem prejuízo de quem quer que seja.

    Exactamente!
 
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