são 01:30 da madrugada e tive uma inundação...aliás...tenho uma inundação no último piso da minha casa.
Moramos num prédio, no último piso, e hoje, depois deste temporal subi ao sotão (habitável e aproveitado) que por acaso é o nosso quarto e vi o chão completamente alagado.
Inicialmente pensei que tivesse entrado água por umas telhas de vidro que temos para iluminar a área, no entanto, verifiquei que o teto e a cama estavam secos. Comecei a apanhar água com a esfregona, uns 3 baldes e tranquila desci e fui tratar de outras coisas. Eis senão quando, passados uns 10m entro no quarto de vestir, por onde subimos para o sotão (quarto) e depao-me com o chão com uma poça! Bom, aí percebi que alguma coisa de errado se passava.
Resultado: tinha o sotão que parecia uma piscina, e estava a começar a escorrer pela parede para baixo.
Bom, imaginam não é? Pânico!
Apanhar água, o meu marido partiu uma parede de pladur no sotão para ver se havia alguma telha partida (não há) e deparamo-nos com uma quantidade de lixo incrível por detrás do pladur...desde pneus, dossiers...etc.,...bom, perdi a cabeça e por volta da meia-noite liguei ao construcyor ( comprámos a casa há 1 ano).
O homem é acessível e não tem demonstrado má vontade no que tem sido necessário, mas isto é demais! Quanto a esse assunto ao que parece ele vai limpar tudo no sotão e deixar a coisa como deve, mas a grande questão é com a inundação!
Chamámos os bombeiros para nos darem uma orientação sobre o que fazer, visto que não aparenta parar de chover. Disseram-nos que o problema é o algeroz que está entupido, não sobem ao telhado com este tempo e há que responsabilizar o condominio. Bom, até aí já calculávamos que seria o que tinhamos a fazer, mas isso levanta várias questões que tenho cá para mim, vão derivar em problemas para nós.
1ª pergunta - se o seguro apurar que o algeroz está realmente entupido, vai negar responsabilidade visto que a manutenção e limpeza do mesmo é responsabilidade do condominio, certo? 2ª pergunta - o nosso seguro de fracção cobrirá alguma coisa dos danos causados nestas circunstâncias ou fará o mesmo diagnóstico que o seguro do condomínio? 3ª pergunta - sendo um condominio com administração "tacanha e velha"( e desculpem, não estou a faltar ao respeito a ninguém, mas é mesmo isso) e não tendo o condominio um tostão furado em conta bancária, como é que consigo responsabilizar o condomínio por aproximadamente 40m2 de chão estragado? Mesmo que deixemos de pagar condominio, a €10/mês nem quando morrer terei pago o estrago. 4ª pergunta - aguém tem uma varinha mágica ou uma lampada de aladino?
Alguém tem sugestões, estou a precisar ouvir vozes lúcidas por favor. Obrigada.
Entretanto, os bombeiros aconselharam a não fazer nada e rezar para que pare de chover. Amanhã vamos ligar a uma pessoa a ver se vem desentupir o algeroz. Vamos também falar com a administração do condomínio.
1. A responsabilidade é do condomínio. 2. Poderá tentar, depende muito da cobertura do seguro. Consulte as coberturas e condições. 3. Se for pagar a uma empresa para fazer a gestão do condomínio, que pelo valor que refere não deve ser muito grande, conte com uma prestação a dobrar os 10€. Tente chegar a um acordo, nunca verbal, faça tudo preto no branco e que fique escrito em acta. 4. A varinha é para quem acredita no pai natal .... e com esta idade ... ja começo a ter dúvidas de minha propria existencia.
5. Antes de limparem o algeroz, fale com a administração. 6. Tire fotos do antes e do depois da limpeza do algeroz. 7. Tire fotos das partes estragadas na sua fracção e sotão e tudo quanto ache oportuno e que possa servir de prova do ocorrido.
Bom, desculpem a demora em vir contar como estão as coisas...
Já recebemos os peritos da nossa companhia e o processo começou...reunião de condominio, todos terão que accionar as apólices, e vamos ver no que dá.
Vou dando notícias de como resolvemos a situação, por enquanto ainda estou na fase de enviar cartas aos proprietários das 3 habitações arrendaddas do prédio e marcar reunião.