tenho um contrato edp com tarifa bi-horária semanal. Nunca fizemos a leitura e, sinceramente, sempre pagamos por transferência bancária e nunca verificamos a factura. Mas este mês resolvemos iniciar a leitura do contador e verificamos nas nossas facturas que temos guardadas (algumas de 2009, 2010 e todas de 2011) que o nosso consumo em vazio é sempre 0!!!!! Imagino que seja uma avaria no nosso contador (foi instalado em 2002), mas gostaríamos de resolver esta situação!
Sei que andamos a dormir nos últimos anos, mas será que alguém nos pode ajudar?
Pode-se realizar uma aferição independente ao contador. Como devemos proceder? Que empresas o fazem?
Alguma sugestão a nível legal para nos dar? Antes de contactar a EDP gostaríamos de estar preparados para não nos deixarmos enganar.
Aconteceu-me mais ou menos o mesmo há uns tempos. O contador não permitia visualizar a contagem do horário de vazio porque o botão que alternava a visualização das contagens não funcionava... Fui eu que dei pelo erro porque a facturação era sempre feita por estimativa.
Pedi a substituição do contador e depois recebi uma factura de 400€ ou coisa parecida, com o "acerto" de contas. Reclamei, com base na lei dos serviços públicos essenciais, em que nenhuma empresa que fornece esses serviços pode cobrar valores cujo consumo seja anterior em 6 meses ao da data da facturação. Paguei a factura dos 400€, como prova de boa fé. Depois, fiz a reclamação por email, recebi resposta umas semanas depois, pela mesma forma, a informarem-me que seria creditado um valor indevidamente cobrado. Fiz melhor as contas e vi que ainda não estavam bem do meu agrado. Reencaminhei o processo para a DECO, recebi uma resposta deles em como iriam pressionar a edp a repor a totalidade do valor reclamado. Semanas depois, recebo novamente uma comunicação da edp a dizer que me iriam creditar todo o valor reclamado.
Quando há avaria no contador bi-horário o que eles fazem é uma estimativa dos hábitos de consumo pré-avaria. Isto é, identifica-se que a avaria foi em, por exemplo Abril, somam-se todas as facturas antes de Abril e analisa-se qual a relação entre o consumo de vazio e fora de vazio. Imagine que os kWh consumidos são 40/60 (vazio/fora). Depois, aplica-se essa percentagem aos kWh das facturas com falha e procede-se aos respectivos acertos. Se tem o contador avariado, penso que no seu caso serão aplicadas percentagens/relações médias gerais. Seja o que for, é dinheiro em caixa. Avance devagar e, consoante os resultados, vá agravando as intervenções.