Iniciar sessão ou registar-se
    • fmlft
    • 30 abril 2011 editado

     # 1

    Boa tarde,

    tenho um contrato edp com tarifa bi-horária semanal. Nunca fizemos a leitura e, sinceramente, sempre pagamos por transferência bancária e nunca verificamos a factura.
    Mas este mês resolvemos iniciar a leitura do contador e verificamos nas nossas facturas que temos guardadas (algumas de 2009, 2010 e todas de 2011) que o nosso consumo em vazio é sempre 0!!!!! Imagino que seja uma avaria no nosso contador (foi instalado em 2002), mas gostaríamos de resolver esta situação!

    Sei que andamos a dormir nos últimos anos, mas será que alguém nos pode ajudar?

    Pode-se realizar uma aferição independente ao contador. Como devemos proceder? Que empresas o fazem?

    Alguma sugestão a nível legal para nos dar? Antes de contactar a EDP gostaríamos de estar preparados para não nos deixarmos enganar.

    Se alguém nos puder ajudar, agradecemos imenso.
    •  
      FD
    • 2 maio 2011

     # 2

    Aconteceu-me mais ou menos o mesmo há uns tempos.
    O contador não permitia visualizar a contagem do horário de vazio porque o botão que alternava a visualização das contagens não funcionava...
    Fui eu que dei pelo erro porque a facturação era sempre feita por estimativa.

    Pedi a substituição do contador e depois recebi uma factura de 400€ ou coisa parecida, com o "acerto" de contas.
    Reclamei, com base na lei dos serviços públicos essenciais, em que nenhuma empresa que fornece esses serviços pode cobrar valores cujo consumo seja anterior em 6 meses ao da data da facturação.
    Paguei a factura dos 400€, como prova de boa fé.
    Depois, fiz a reclamação por email, recebi resposta umas semanas depois, pela mesma forma, a informarem-me que seria creditado um valor indevidamente cobrado.
    Fiz melhor as contas e vi que ainda não estavam bem do meu agrado.
    Reencaminhei o processo para a DECO, recebi uma resposta deles em como iriam pressionar a edp a repor a totalidade do valor reclamado.
    Semanas depois, recebo novamente uma comunicação da edp a dizer que me iriam creditar todo o valor reclamado.

    Quando há avaria no contador bi-horário o que eles fazem é uma estimativa dos hábitos de consumo pré-avaria.
    Isto é, identifica-se que a avaria foi em, por exemplo Abril, somam-se todas as facturas antes de Abril e analisa-se qual a relação entre o consumo de vazio e fora de vazio. Imagine que os kWh consumidos são 40/60 (vazio/fora).
    Depois, aplica-se essa percentagem aos kWh das facturas com falha e procede-se aos respectivos acertos.
    Se tem o contador avariado, penso que no seu caso serão aplicadas percentagens/relações médias gerais. Seja o que for, é dinheiro em caixa.
    Avance devagar e, consoante os resultados, vá agravando as intervenções.

    A lei dos serviços públicos essenciais: http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=327155
    Concordam com este comentário: master_chief
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
 
0.0093 seg. NEW