Tenho analisado diversas alternativas no que toca a construção e deparei-me com o conceito de casas modulares. Quando pensava em casas pré-fabricadas, pensava em casas de madeira ou tipo contentores... Mas há algumas empresas que apresentam propostas diferentes, com estruturas em aço galvanizado, acabamentos em diferentes materiais e revestimento exterior em pedra ou tijolos.
Srs. arquitectos, o que pensam sobre esta possibilidade? Quais são as principais condicionantes (licenças camarárias, condições climatérias e geográficas, etc)?
No fundo, o que pensam sobre este tipo de construção?
Eis duas empresas que encontrei na net com propostas interessantes, a primeira, por podermos enviar o nosso projecto ou o de um arquitecto nacional; a segunda, por podermos escolher os acabamentos e por serem casas mais modernas: http://www.modulares.planivis.pt/
Relativamente a licenciamentos ou comunicações prévias, os procedimentos são iguais aos de uma outra qualquer construção, aliás consultando um dos links referidos, no capitulo sobre prazo de entrega é referido o licenciamento das mesma. Quanto a outras condicionantes, apenas se poderá avaliar depois de se conhecer o tipo exacto de construção pretendida, no entanto as soluções apresentadas parecem-me muito boas, a dificuldade poderá ser a execução de uma construção, cuja organização de espaços e forma geométrica não seja compativel com os módulos existentes.
Acho que é uma realidade que veio para ficar. Já existem soluções em painéis de betão prefabricado, conheço inclusive um construtor que está a fazer um preço muito abaixo da concorrência! o resultado final é igual a uma qualquer outra moradia construída pelo método convencional.