Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ola!
    Estranho o que a G.N.R. lhe respondeu????? Tem polícia na sua zona? Amanhã mesmo vou falar com o Comissário da P.S.P. da minha zona, meu amigo pessoal! Irei questioná-lo acerca dessa informação estranha que as autoridades da G.N.R. lhe deram. Fique bem......se conseguir com esse ruído!
    Uchabi
    • HARC
    • 15 maio 2011 editado

# 22

Mais dados sobre a minha situação:
    A garagem onde isto acontece é fracção do meu prédio e propriedade do construtor...
    A entrada com logradouro para esta fracção é de uso exclusivo e (para mim) foi criada também com a intenção de camuflar o acesso a uma cave do prédio vizinho, onde o construtor tem o seu armazem...
    Desde 2003 que tenho tolerado o ruidos e vibrações causados por estes Sr.(s), em especial, de uma escavadora que habitualmente guardam neste logradouro... mas agora... esta foi a gota de àgua...

É curioso que, na semana em que foi proferida a decisão da camara (05/05/2011) e na semana anterior a essa, houve mesmo uma redução de actividade... inclusivamente, retiraram a escavadora do local... (coincidências!?!...)
    Mas, logo no dia em que recebi a carta da camara (09/05/2011), considerando improcedente a minha denuncia, voltaram à actividade pós-laboral... (+ coincidências!?!...)

No dia 10/05/2011, liguei para o numero do SEPNA e, como já disse, disseram-me para ligar para a GNR local... mas, a GNR local (V.N. Famalicão) respondeu que só podia apresentar denuncia depois das 22H... O guarda que me atendeu, até me disse que não sendo depois das 22H, "o vizinho até podia ter esta máquina a trabalhar no quarto dele" (dentro de casa) que para eles (GNR) era indiferente... quem deveria fiscalizar essa situação e no horario denunciado (19H-22H), tinha de ser a Camara Municipal...

Acho mesmo que neste país... e em situações destas... só conseguimos mesmo alguma coisa se temos €€€ e/ou se temos amigos em locais de destaque/poder...

pdavidmarques! desculpe... mas quem me dera ouvir o barulho de um piano... quim barreiros ou metallica aos berros... é k também eu tenho um rebento de 19meses em casa...

quando pensamos que estamos mal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  2.  # 23

hum antes piano que trombone como o que tenho aqui no predio :)
    mas claro chamar à atenção e se não chegar chamar a policia, à segunda ou terceira leva a infracção se não me engano...
    algum advogado que esclareça melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  3.  # 24

Caros, bom dia.
    Para que possam fazer uma reflexão sobre este assunto, já que cada um apresenta um parecer estritamente pessoal, aqui vos deixo algo sobre a legislação, que como sabem ou devem saber, prevalece para além das meras opiniões circunstanciais.
    Não se pode produzir barulho susceptível de incomodidade e "anormal" em qualquer horário!
    Apenas as medidas que a polícia pode aplicar é que são diferentes consoante o horário em que ocorram, mas nunca demitir-se das suas funções e autoridade para fazer observar a legislação sob pena de também incorrer em ilícito.
    -> se das 7h às 23h a polícia vai lá e diz para parar com o barulho mas não o obriga
    -> se das 23h às 7h a polícia vai lá e obriga a parar o barulho

Regulamento Geral de Ruído, Decreto-lei nº 9/2007 de 17 de Janeiro;
    A lei do ruído diz:
    Artº 3º, r) «Ruído de vizinhança» o ruído associado ao uso habitacional e às actividades que lhe são inerentes, produzido directamente por alguém ou por intermédio de outrem, por coisa à sua guarda ou animal colocado sob a sua responsabilidade, que, pela sua duração, repetição ou intensidade, seja susceptível de afectar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança;
    Artigo 24.o
    Ruído de vizinhança
    1—As autoridades policiais podem ordenar ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, a adopção das medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade.
    2—As autoridades policiais podem fixar ao produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas um prazo para fazer cessar a incomodidade.

Código Civil, artigos, 70º, 335º, 1346º;
    70º Direitos de personalidade. A lei protege os indivíduos contra qualquer ofensa ilícita ou ameaça de ofensa à sua personalidade física ou moral.
    335º,colisão de direitos,
    1346º;Emissão de fumo, produção de ruídos e factos semelhantes

Código do Processo Civil, artigo 1474º
    TUTELA DA PERSONALIDADE, DO NOME E DA CORRESPONDÊNCIA CONFIDENCIAL
    ARTIGO 1474.º
    (REQUERIMENTO)
    1. O pedido de providências destinadas a evitar a consumação de qualquer ameaça à personalidade física ou moral ou a atenuar os efeitos de ofensa já cometida será dirigido contra o autor da ameaça ou ofensa.
    2. O pedido de providências tendentes a impedir o uso prejudicial de nome idêntico ao do requerente será dirigido contra quem o usou ou pretende usar.
    3. O pedido de restituição ou destruição de carta missiva confidencial, cujo destinatário tenha falecido, será deduzido contra o detentor da carta.

Constituição da República, artigo 65º , nº 1.
    Habitação e urbanismo
    1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
    Cumptos, [email protected]
    Concordam com este comentário: bmxer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques, joaotorres, d_santos
    • dhc
    • 27 agosto 2011

# 25

Sem querer arranjar confusão e respondendo neutralmente a este "problema", é compreensível o seu ódio ao seu vizinho. Mas pense, o seu vizinho pode ser estudante de conservatório e talvez tenha de tocar muito para ter o sucesso que deseja. Já pensou que a sua bebé também pode incomodar os vizinhos durante a noite ao chorar ou assim?
    Com isto pretendo fazer ver que as coisas não se devem resolver com músicas do Quim Barreiros aos altos berros e com pontapés na parede...mas sim com dialogo. E o som do piano não é assim tão irritante...se a pessoa souber tocar como é óbvio. Cumprimentos.
  4.  # 26

Boas, vivi na figueira durante 1 ano e meio, prédio de 8 andares, só estava "completo" no verão, no resto do ano tinha uns vizinhos por cima que julgavam que eram donos do prédio inteiro...o "caramelo" devia tocar numa banda pop aos fds...ora gramava com baixo, ora com órgão...ela chegava a altas horas e antes de se deitar andava para lá de saltos altos e bater portas...ou seja, respeito, nunca tiveram, no verão quando lá estavam todos, já não se ouviam tanto. Eu tenho um problema, gosto pouco que gozem comigo...nem nunca sequer lhes disse nada, as pessoas tem consciência e olhos na cara, não têm é respeito por ninguém...encontrei uma solução, nos prédios a electricidade é trifásica, uma fase para cada x apartamentos...
    Concordam com este comentário: M.H.
  5.  # 27

Colocado por: dhc Mas pense, o seu vizinho pode ser estudante de conservatório...

Tive, durante muitos anos, uns vizinhos no apartamento por cima do meu que nunca ouvia.
    A filha tocava piano e... NUNCA ouvi o piano.
    Era um piano eléctrico, e ela usava sempre headphones!!!

Colocado por: rodrigo_gomes29gosto pouco que gozem comigo...nem nunca sequer lhes disse nada,

Os jovens filhos dos meus vizinhos da frente aproveitaram um dia em que os pais não estavam em casa para pôr o som da aparelhavam no máximo.
    Eu repito: «UM DIA»... porque nunca mais repetiram.
    É que eu também gosto pouco que gozem comigo, mas sou INCAPAZ de me ficar caladinho.
    Quase que arrombava a porta deles a murro e pontapé!!!

encontrei uma solução, nos prédios a electricidade é trifásica, uma fase para cada x apartamentos....

Hehehe! Não me diga que desligou a "fase" que o incomodava!
  6.  # 28

Colocado por: Luis K. W.
    Tive, durante muitos anos, uns vizinhos no apartamento por cima do meu que nunca ouvia.
    A filha tocava piano e... NUNCA ouvi o piano.
    Era um piano eléctrico, e ela usava sempre headphones!!!

Os jovens filhos dos meus vizinhos da frente aproveitaram um dia em que os pais não estavam em casa para pôr o som da aparelhavam no máximo.
    Eu repito: «UM DIA»... porque nunca mais repetiram.
    É que eu também gosto pouco que gozem comigo, mas sou INCAPAZ de me ficar caladinho.
    Quase que arrombava a porta deles a murro e pontapé!!!

Hehehe! Não me diga que desligou a "fase" que o incomodava!
    Você acertou em cheio...não sei se me percebe, mas nem toda a gente tem aquelas chaves de quadros...quadrada, triangular e aquela redonda com 2 saídas...sempre que eles se lembravam que era noite de fandango e abuso tinham de telefonar ao piquet da edp...ora a edp as primeiras vezes ainda veio rápido...depois começou a durar umas horas...Depois fez-se luz naquelas cabeças, a massa cinzenta funcionou e começaram-se a aperceber...até posso dizer que uma vez tive sorte em não ter sido apanhado...mas era difícil, o quadro era na porta traseira do prédio e sempre que havia movimento os detectores de infravermelhos actuavam e ligavam a iluminação...Posso-lhe garantir que funcionou perfeitamente. Eu gosto mais de resolver a coisa pela calada, tipo falsidade, porque à pessoas que são tão azeiteiras que nem vale a pena diálogo, é tempo perdido. Sabe que gato escaldado de água fria tem medo, os meus pais na rua onde viviam tinham problemas com um vizinho, mas iam vivendo todos sem conflitos, o dia que meteram a boca no trombone foi o descalabro, chegou várias vezes a vias de facto...o tribunal demorou quase 5 anos a dar razão aos meus pais!!! Depois houve equipas, porque em tribunal mais gente (vizinhos) se sentiram prejudicados, sem motivo para isso claro, mas como eram da família dos outros...tá a ver a história, não está? O Advogado, grande amigo meu já desde infância, comia lá em casa muitas vezes, era também quase filho, disse aos meus pais: Já ganharam, não já? Agora ponham-se a milhas e vendam isto porque esta gente não vale nada e agora é que a vida vos vai andar para trás a sério....Naquela a altura, baixou-se um pouco o valor da casa e vendeu-se bem porque as moradias na minha zona são muito caras e tem muita procura...foi o melhor que se fez, os meus pais estão no "céu". Tudo isto para dizer que o dialogo só funciona quando se sabe que as pessoas lá no fundo ainda sabem o que é a educação e o respeito mútuo...agora se tem problemas com um "dono do mundo" o melhor é fazer como eu, não fala, mas age.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok
  7.  # 29

Colocado por: HARCnão desvalorizando o incomodo do pdavidmarques... imaginem o k é viver com este ruido:

<a href="https://docs.google.com/leaf?id=0B-2EfoKjbsweMDc0NzVkNzAtZWI4MS00Y2ZkLWFhNzQtNmZkOTJmY2NmMjI4&hl=pt_PT&authkey=CLWx80I" rel="nofollow">https://docs.google.com/leaf?id=0B-2EfoKjbsweMDc0NzVkNzAtZWI4MS00Y2ZkLWFhNzQtNmZkOTJmY2NmMjI4&hl=pt_PT&authkey=CLWx80I</a>

... já denunciei à camara municipal... tiveram a lata de responder k o fiscal veio ao local e não verificou nenhuma actividade laboral, por isso consideraram improcedente a denuncia... sugeriram k em situações ocasionais contactasse as autoridades da minha zona... e, as autoridades (SEPNA; 808200520) diz k tenho k ligar à GNR da minha zona... a GNR da minha zona, não vem ao local porque não passa das 22H... e que por isso é dever/obrigação do fiscal da camara...

QUEM ME AJUDA??

Ora bem, actividade laboral, se está tudo em ordem...papeis, condições de trabalho e afins...

LIGUE PARA A ASAE...
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 30

Colocado por: dhcSem querer arranjar confusão e respondendo neutralmente a este "problema", é compreensível o seu ódio ao seu vizinho. Mas pense, o seu vizinho pode ser estudante de conservatório e talvez tenha de tocar muito para ter o sucesso que deseja. Já pensou que a sua bebé também pode incomodar os vizinhos durante a noite ao chorar ou assim?
    Com isto pretendo fazer ver que as coisas não se devem resolver com músicas do Quim Barreiros aos altos berros e com pontapés na parede...mas sim com dialogo. E o som do piano não é assim tão irritante...se a pessoa souber tocar como é óbvio. Cumprimentos.

Ora bem, essa do bébé chora e incomoda é um dos meus argumentos favoritos... no meu prédio um vizinho meu tb disse o mesmo (a minha bebe incomodava-o quando chorava) quando me queixei do barulho ensurdecedor que ele fazia ao arrastar as cadeiras do escritório (ilegal) onde trabalhava mesmo por cima do meu quarto até ás 4/5/6 da manhã.
    Pois bem a explicação é simples: a bébé chora porque é bébé... o vizinho faz barulho porque é uma besta.
    Sinceramente, existem pessoas tão energumenas neste nosso Portugal que deveriam ir todas viver para uma terra inóspita desprovida de todo e qualquer contacto com a restante civilização !!!!!!
    Concordam com este comentário: becas, hfviegas, jorgferr, two-rok
  9.  # 31

Mas pense, o seu vizinho pode ser estudante de conservatório
    já pensei toque no conservatorio, pense agora você um bocadinho imagine em vez de ser piano é baterista " mas pronto se for alguém que saiba tocar menos mal"
    Já pensou que a sua bebé também pode incomodar os vizinhos durante a noite ao chorar ou assim?
    julgo se não estou em erro e peço desculpa se estiver a dizer alguma asneira " acho que os apartamentos e afins têm como finalidade habitação e sendo para esse fim bebes é normal lá viverem e chorar também faz parte da vida já tocar piano as 21h ou mesmo aos domingos as 8h da matina ta-me cá a parecer que nem por isso"
    E o som do piano não é assim tão irritante.
    não por amor de deus eu quase nem o oiço é mesmo só para implicar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fialho
    • Mac
    • 30 agosto 2011

# 32

Ouvi um relato sobre uma situação idêntica em que o incomodado, primeiro conversou com o vizinho, depois decidiu ligar um programador horário à aparelhagem para, nas horas em que se pode ter musica ligada e ele não havia ninguém em casa, o programador lá se encarregava de dar retribuir a musica do vizinho, com um certo ganho de decibeis.
    Segundo consta resultou.
    Cumps
  10.  # 33

Olá.
    Quero só partilhar que o que o Mac contou eu também já testemunhei história semelhante.
    Alguém incomodado com o vizinho de cima a fazer barulho, deu-se ao trabalho que arranjar maneira de virar as colunas e encosta-las ao tecto usando um sistema qualquer e ligar o aparelho para que fizesse um barulho (musical) ensurdecedor estando a potência apontada o máximo possível para o vizinho de cima.
    Resultado: Funcionou após 2 dias.
    •  
      MartaD
    • 7 setembro 2011 editado

# 34

Colocado por: Joao Dias
    Pois bem a explicação é simples: a bébé chora porque é bébé... o vizinho faz barulho porque é uma besta.
    Sinceramente, existem pessoas tão energumenas neste nosso Portugal que deveriam ir todas viver para uma terra inóspita desprovida de todo e qualquer contacto com a restante civilização !!!!!!

Há bebés e bebés. Tenho uma bebé por baixo de mim que irrita mais do que um piano pois passa noites a chorar e dias a chorar. Parece que nem vão ter com ela, parece que nem lhe ligam nenhuma, pois nunca vi tal coisa na minha vida. Os bebés choram, claro. As crianças gritam e correm, claro. Os adultos discutem e atiram com cenas contra o chão, claro, claro...daqui a pouco vivemos na selva. É preciso controlar essas coisas todas e ter bom senso. Acalmar os bebés que choram, educar as crianças para não gritar nem correr em casa. E esses adultos, é bom que se separem depressa.
    Resumindo: A mim todos os barulhos me incomodam se passarem dos limites. Já tive um bebé que com toda a certeza não incomodou ninguém, mas é dos barulhos que mais me irritam. Já o piano é bem mais agradável :)) Bom senso para todos.
  11.  # 35

MartaD
    Ainda bem que teve um bebé calmo - óptimo para os vizinhos e sobretudo para si! Mas imagine que tem o azar de ter uma filha com terrores nocturnos, que grita (não é chorar, é gritar mesmo, como se a estivessem a espancar) durante quase uma hora, todos as noites - o que lhe faz?
    Tenho mesmo muita pena dos pais desse bebé. É que os há assim...e não significa que sejam negligenciados...
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves, Ema22, Joao Dias
  12.  # 36

Colocado por: becasMartaD
    Ainda bem que teve um bebé calmo - óptimo para os vizinhos e sobretudo para si! Mas imagine que tem o azar de ter uma filha com terrores nocturnos, que grita (não é chorar, é gritar mesmo, como se a estivessem a espancar) durante quase uma hora, todos as noites - o que lhe faz?
    Tenho mesmo muita pena dos pais desse bebé. É que os há assim...e não significa que sejam negligenciados...

Esta que mora por baixo de mim também grita. Nem 1 ano tem. Sempre gritou. Mas é dia e noite. Não me parece que sejam terrores nocturnos. Parece-me falta de atenção. No meu caso, se o meu sempre foi calminho foi porque tentava ver a toda a hora se ele precisava de alguma coisa (além de ter tido uma gravidez só a pensar no bebé). E hoje em dia com 6 anos, é calminho na mesma e está educado a não correr em casa, a não gritar e a não levar brinquedos para fora do quarto. Para mim, tudo uma questão de educação, preocupação e atenção.

Mas bem, só para dizer que o piano é o melhor dos males.
    •  
      MartaD
    • 7 setembro 2011 editado

# 37

p.s: Não é por ter barulhos destes (sendo os pais culpados ou não), que eu vou bater à porta para mandar calar o bebé. Posso reclamar com os meus botões mas não faço mais do que isso. Como também não reclamo se os cães dos vizinhos ladram. De mim sei eu, e eu teria vergonha se fizesse barulho (barulhos gerais, não estou a falar do bebé )para os vizinhos. Mas há gente que não tem vergonha nenhuma e continua na sua vida como se vivessem sozinhos. E mesmo assim, nunca mandei calar ninguém. Desde que os casos não rocem o exagero, tudo bem. Moro num prédio só tenho que me aguentar.
  13.  # 38

Conheço um músico profissional, que para não incomodar os vizinhos isolou o quarto onde toca com cortiça...e resultou.

É claro que estamos a falar de uma pessoa minimamente civilizada e não num "artista"

Já ouvi uma pessoa conhecida que teve um problema semelhante e como gosta de música da boa (metal), quando o outro tocava ele dava-lhe música! LOL

Aquilo era de Arch Enemy para cima...

Resultou!
  14.  # 39

Vou aproveitar o tópico, e expor a minha situação...
    Semelhante no incómodo causado... mas diferente na sua origem!

Adquiri recentemente um último andar de um prédio de 3 andares, onde grande parte das fracções estão desabitadas.
    O que se por um lado é bom... Por outro nem por isso! Pois se há menos gente a fazer barulho, também há menos para pressionar!

As garagens do prédio são individuais.
    Aproveitando-se disso, um dos vizinhos decidiu instalar uma máquina industrial!!
    Assim... em vez de fazer horas extra na fabrica... vem para casa continuar o trabalho!

Não posso dizer que o barulho seja ensurdecedor! Mas a vibração da máquina, provoca um zumbido irritante e bastante incomodativo!
    Todos os dias das 17.30 as 20h e ao Sábado a qualquer hora! (até parece que tem relógio de ponto!!!)

Não me parece que legalmente ele o possa fazer...
    Mas também... não sei onde me informar! Nem a quem me queixar...

Agradecia por isso a vossa ajuda!

Ps: é por estas e por outras que vou restaurar uma moradia "isolada"... Brevemente pedirei o vosso aconselhamento!
    • jma
    • 7 setembro 2011

# 40

fale com o homem... peça-lhe para colocar a máquina sobre apoios anti-vibráticos... é fácil e talvez barato

0.0227 seg. NEW