Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!!

    À cerca de uma semana mudei-me para uma moradia, que acabei de adquirir.

    Foram feitos os primeiros "Testes" à casa, tendo encontrado o primeiro chumbo...

    O Exaustor não consegue retirar os cheiros da cozinha, após algumas análises pensamos ser da tubagem de exaustão que é de 110mm com duas curvas a 90º até ao final.
    Alguns testes foram feitos com a janela aberta, não notei diferenças significativas.
    o Exaustor em questão é o Teka Modelo: DT 90, que segundo me informaram é um dos melhores da Teka.

    Qual a vossa opinião sobre o assunto? qual será a solução mais fácil e rápida?

    Cumps,

    S.O.
  2.  # 2

    Nao sei a que cheiros se refere, mas há alguns que não há exaustor que lhes valha....
  3.  # 3

    viva!!

    falo de cheiros a refogado e fritos pela casa até ao hall dos quartos no 1º andar.
    Entretanto pensei numa possibilidade que é fazer um buraco na parede onde está o exaustor e o tubo sair logo ali directamente, assim poderia usar tubo de 150mm e não obstruir a saida.

    Que dizem?
  4.  # 4

    Se a sua cozinha tiver 16m2, e um pé-direito de 2,60m isso dá 41,6m3.
    O Texa DT90 tem uma extracção de 1200m3/hora. Isto é, na velocidade máxima, consegue quase 30 renovações de ar por hora!
    Se isso não conseguir extrair os cheiros, é porque o cheiro é demasiado intenso.

    Para um extractor funcionar bem, TEM DE haver entrada de ar novo. Devia haver uma significativa diferença quando abre uma janela...

    Essas 2 curvas de 90º é que.... Não é possível transformá-las em 2 curvas de 135º ?

    Já agora: é cheiro de cozinhados ou de comida queimada?
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Devia haver uma significativa diferença quando abre uma janela...


    Para pior, porque com a janela aberta, o ar entra pela janela e sai pelo exaustor, se fechar a janela o ar que está dentro de casa (que tem o cheiro) é que sai pelo exaustor.

    Ou o problema está nas curvas, ou na secção da conduta que devia ser 150mm (consultei a ficha técnica), ou então está tudo a funcionar bem, porque alguns cozinhados tem um cheiro tão intenso, que não há exaustor que lhe valha. Uma sardinhada feita na minha varanda nota-se dentro de casa no dia seguinte...ok, pronto exagerei um bocadinho.
  6.  # 6

    Isso não tem grande ciência, o problema está nas curvas... uma é muito, duas é demais...
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Devia haver uma significativa diferença quando abre uma janela...

    Colocado por: Picareta
    Para pior, porque com a janela aberta, o ar entra pela janela e sai pelo exaustor, se fechar a janela o ar que está dentro de casa (que tem o cheiro) é que sai pelo exaustor.

    E, com as janelas fechadas, esse ar que está dentro da casa e sai, é substituído por quê?
    Pelo vácuo?
    :-))

    Para o exaustor, o facto de abrir uma janela é o mesmo que, num carro numa estrada plana, estar a conduzir em 5.ª velocidade. Se mantiver as janelas fechadas, é como se estiver a conduzir em 1.ª.
    Ou, se preferir, se as janelas estiverem todas fechadas é como se quisesse tirar o ar de uma garrafa. Lembre-se que o que se pretende é renovar o ar.

    Ou o problema está nas curvas, ou na secção da conduta que devia ser 150mm (consultei a ficha técnica), ou então está tudo a funcionar bem, porque alguns cozinhados tem um cheiro tão intenso, que não há exaustor que lhe valha. Uma sardinhada feita na minha varanda nota-se dentro de casa no dia seguinte...ok, pronto exagerei um bocadinho.

    Concordo.
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.E, com as janelas fechadas, esse ar que está dentro da casa e sai, é substituído por quê?
    Pelo vácuo?


    Felizmente que as frinchas das portas e janelas deixam entrar ar suficiente, mas caso seja necessário abrir uma janela, é preferível abri uma lá ao fundo da casa.

    Colocado por: Milo0pÀ cerca de uma semana mudei-me para uma moradia, que acabei de adquirir.


    Está na garantia. Obrigue o vendedor a reparar o problema (curvas e secção do tubo)
  9.  # 9

    Bom dia.

    Ainda tenho a minha moradia em fase de obra mas também tenho duas curvas de quase 90º.
    Porque é que isso é razão para problemas?
    Vivi quase 5 anos num apartamento que também tinha essas mesmas curvas e nunca tive qualquer problema.

    Pelo pouco que sei só há duas hipóteses: ou temos a saída de exaustão alinhada com o exaustor ou então teremos sempre duas curvas. Como não tenho a saída alinhada... tenho duas curvas.

    Será que isso é razão para vir a ter problemas?
  10.  # 10

    Colocado por: MikeMelgaPorque é que isso é razão para problemas?

    É como andar a 100 à hora numa estrada cheia de curvas...mas há quem consiga.
  11.  # 11

    Viva!!!!

    Pelo que estive a investigar os exaustores modernos têm um "caudal" muito grande, assim a secção da tubagem deverá ser no mínimo de 120mm (150mm ideal) e evitar-se curvas a 90º, usando-se duas de 45º se assim for possível.

    Em relação ao meu exaustor este foi testado hoje de manhã sem estar a tubagem conectada, ou seja a mandar o ar para o tecto da cozinha, a diferença no trabalhar do exaustor é enorme.... com a tubagem ligada parece estar estrangulado e penso existirem alguns retornos por causa do ar a bater na 1ª curva de 90º.

    Em relação ao "Caudal" de ar aspirado aumentou tb, a velocidade 1 passou a aspirar quase tanto como a velocidade 2........ etc

    A maneira mais fácil (já que tenho tudo pronto a habitar), é fazer-se um furo de 150mm na parede onde está "pendurado" e exaustor, passar um Tubo Spiro para o exterior e conectar o exaustor ao Spiro por um anelado, Já que a parede liga directamente para o exterior da casa, não perturbando o aspecto ou outros.
    O tubo sairia da exaustor a direito uns 50 a 60 cm, e faria uma curva a 90º directamente para o exterior usando tubo de 150mm.

    Que me dizem desta solução?

    S.O.
  12.  # 12

    Parece-me bem... mas. vai com o tempo sujar a parede exterior. pode haver retorno dos fumos de extracção devido ao vento...
    Coloque sempre o tubo "horizontal" com uma inclinação superior a 3%, no sentido de escoamento dos fumos.
  13.  # 13

    Colocado por: Milo0pevitar-se curvas a 90º, usando-se duas de 45º se assim for possível.


    Colocado por: Milo0pe faria uma curva a 90º directamente para o exterior


    Mas você dá uma no cravo e outra na ferradura? Porque é que não coloca duas curva de 45º em vez de uma de 90?
  14.  # 14

    Colocado por: Milo0pQue me dizem desta solução?


    E isso é legal?

    Foi-me dito que toda a exaustão tem que sair pela cobertura e ficar pelo menos 1 metro acima da mesma.
  15.  # 15

    Colocado por: MikeMelgaE isso é legal?

    Foi-me dito que toda a exaustão tem que sair pela cobertura e ficar pelo menos 1 metro acima da mesma.

    Não.. e é 50cm acima do ponto mais alto do telhado ;)
    Mas também não estamos a falar da realidade do RGEU de 1954... onde grande parte dos fumos eram gerados por chaminés sem qq tipo de filtros, e com aparelhos de queima a lenha e gás ( portanto com produtos resultantes de combustão)
  16.  # 16

    Colocado por: Picareta ...é preferível abri uma lá ao fundo da casa.
    Ok...
    Janela "do fundo da casa" ou janela da cozinha, acho que vai dar ao mesmo.
    Mas abrir a janela "lá do fundo da casa" obriga a ter as portas de toda a casa abertas até essa janela lá do fundo da casa.
    Sei de uns apartamentos que, quando fechavam a porta da cozinha, a extracção era tão forte que até fazia o «vento» assobiar nas portas interiores!

    Colocado por: MikeMelga...também tenho duas curvas de quase 90º.
    Porque é que isso é razão para problemas?
    Porque aumenta a perda de carga (ou, visto de outra forma, o atrito).

    Colocado por: Picareta Mas você dá uma no cravo e outra na ferradura? Porque é que não coloca duas curva de 45º em vez de uma de 90?

    Estão a explicar-se mal , e repito o que já escrevi lá em cima.

    NÃO É : em vez de uma de 90º colocar duas de 45º.

    É : em vez de DUAS curvas de 90º colocar duas de 135º.
    Desta forma, o troço que agora está na horizontal ficará inclinado (a 45º).
    Ou então fazer tudo com tubo flexível de forma a fazer o caminho mais rectílineo (com menos ângulos) possível.
  17.  # 17

    Segue em anexo un desenho.... ou tentativa LOL ;) , do que estou a pensar fazer...

    Aguardo comentários.
      SKMBT_C22011050316420.jpg
  18.  # 18

    Onde é que está o isolamento térmico da parede exterior?
  19.  # 19

    Viva!!

    Ora bem, existe ETICS nessa parede, em relação a ser bloco de 20 estou a usar "Palavras" do construtor pode ser que se "descubra" outra coisa ao furar.

    Mais algumas sugestões?

    S.O.
  20.  # 20

    A mim parece-me bem, mas um remendo é sempre um remendo.

    Andam por aí uns arquitectos que vão ficar invejosos com o seu desenho : ))
 
0.0168 seg. NEW