Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 9 junho 2011 editado

     # 61

    Colocado por: m.carvalhoDiga-me um coisa, já colocou em toda a casa ou apenas mandou vir essas duas para referência?

    Mandei vir 5 lâmpadas de 6W e uma de 9 W.

    O local onde deu para tirar conclusões foi no Hall do 1º andar: substituí as três lâmpadas de halogéneo de 50W por 3 lâmpadas LED de 6W e dá para notar bem a diferença de luminosidade, a favor das lâmpadas de halogéneo.

    Mas em termos de gastos energéticos, passei de 150 W para 18 W! E a iluminação é mais que suficiente para as necessidades!

    Se tiver tempo, vou colocar lado a lado estas lâmpadas com uma de halogéneo e tiro umas fotos.
  1.  # 62

    Colocado por: euSe tiver tempo, vou colocar lado a lado estas lâmpadas com uma de halogéneo e tiro umas fotos.

    Isso é que era...
    Mas deve regular a maquina fotográfica, para ambas as fotos com: a mesma velocidade de obturação, abertura de diafragma e ISO.
    • eu
    • 9 junho 2011

     # 63

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é que era...
    Mas deve regular a maquina fotográfica, para ambas as fotos com: a mesma velocidade de obturação, abertura de diafragma e ISO.

    Farei melhor que isso. Tiro apenas uma foto com os três modelos de lâmpada ligados ao mesmo tempo. Está prometido para quando tiver tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.carvalho
  2.  # 64

    Isso é que era "eu", fico a aguardar :)
    • eu
    • 10 junho 2011 editado

     # 65

    Como o prometido é devido, cá está a foto.



    Da esquerda para a direita: halogéneo 50W, LED 9W, LED 6W

    Devo referir que a imagem não dá para fazer uma comparação muito rigorosa, pois a lâmpada LED de 9W (a do meio), é mais comprida e a parede apanha assim menos luz... vou tentar comparar de outra forma e já cá ponho o resultado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
    • eu
    • 10 junho 2011 editado

     # 66

    Estas fotos foram tiradas nas mesmas condições, com a máquina em modo manual e parâmetros fixos (equilíbrio de brancos, abertura, ISO e tempo de exposição).

    Halogéneo 50W:


    LED 9W


    LED 6W



    Nas fotos podem constatar aquilo que já aqui escrevi:
    -Os LEDs de 9W têm praticamente o mesmo fluxo luminoso que as lâmpadas de halogéneo, mas este modelo concentra muito a luz no centro;
    -Os LEDs de 6W dão menos luz que a lâmpada de halogéneo, mas mais bem espalhada que os LEDs de 9W;
    -As lâmpadas de halogéneo são muito mais quentes e com uma superior restituição de cor;

    A minha conclusão: em termos de qualidade/quantidade de luz, estes LEDs são inferiores às vulgares lâmpadas de halogéneo. No entanto, a diferença de consumo de energia é BRUTAL e penso que começa a valer a pena investir neste tipo de LEDs, pelo menos a este preço...
    Concordam com este comentário: NMSantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, aleixomatos, dutilleul, DEUSCronio
  3.  # 67

    Caro eu, o facto de ter utilizado o Led de branco quente acaba por condicionar o resultado da análise quando compara com o halogénio.

    O que quero dizer é que se tivesse utilizado o Led de branco frio, ou até neutral, o resultado era muito idêntico à do halogénio. E em minha opinião, até prefiro o tipo de luz e tonalidade do Led em relação à do halogénio.

    Por outro lado, uma fotografia nunca é a forma ideal de comparar estas coisas. Eu tb tirei fotos e notei diferenças consideráveis quando via em foto e qd via ao vivo.
  4.  # 68

    O Led Quente (Warm) é o que mais próximo se encontra da luz de halogéneo. O Neutral fica no meio e o Frio (Cold) é mais semelhante a tonalidade de lâmpadas florescentes.
    A escolha entre o branco "puro" e o branco "quente" depende do local onde a iluminação vai ser aplicada e dos gostos de cada um.


    Infelizmente os LEDs ainda não conseguem imitar "adequadamente" as lâmpadas de halogéneo. o tom costuma fugir sempre um pouco para verde, amarelo ou até outros tons. Para alem disto, é difícil garantir que dois LEDs têm a mesma tonalidade. Em sistemas feitos com múltiplos LEDs pode-se notar essas diferenças entre eles.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 10 junho 2011 editado

     # 69

    Colocado por: goliverO que quero dizer é que se tivesse utilizado o Led de branco frio, ou até neutral, o resultado era muito idêntico à do halogénio

    Idêntico em quê? Em potência luminosa? Se se está a referir às lâmpadas LED de 9W, acredito... Mas em termos de restituição de cor, não há milagres, o halogéneo é muito superior...

    Colocado por: goliverPor outro lado, uma fotografia nunca é a forma ideal de comparar estas coisas.

    Sim, sem dúvida. Mas pelo menos dá para ter uma ideia. E olhe que aquelas 3 fotos que deixei aqui dão uma ideia muito correcta das diferenças entre os três tipos de lâmpadas...
  5.  # 70

    Colocado por: PiafinhoO Led Quente (Warm) é o que mais próximo se encontra da luz de halogéneo. O Neutral fica no meio e o Frio (Cold) é mais semelhante a tonalidade de lâmpadas florescentes.
    A escolha entre o branco "puro" e o branco "quente" depende do local onde a iluminação vai ser aplicada e dos gostos de cada um.


    Infelizmente os LEDs ainda não conseguem imitar "adequadamente" as lâmpadas de halogéneo. o tom costuma fugir sempre um pouco para verde, amarelo ou até outros tons. Para alem disto, é difícil garantir que dois LEDs têm a mesma tonalidade. Em sistemas feitos com múltiplos LEDs pode-se notar essas diferenças entre eles.
    Discordam deste comentário:goliver


    Não concordo com o que diz. Falando por experência própria, os Leds branco "quente" que experimentei eram bastante diferentes do halogénio. Aliás, a foto atrás apresentada é uma cópia quase fiel das diferenças que notei entre um e outro. Já o Led branco "frio" era muito idêntico ao halogénio. Em relação à comparação que faz com as lampâdas fluorescentes, concordo com o que diz desde que esteja a comparar Led branco "frio" com fluorescente branco "frio" tb, pois tb as há em branco "quente".

    Eu instalei leds em toda a casa, desde hall, corredores, wc's, cozinha e sala e não reparo em tonalidades verdes ou amarelas e nem sequer que existam diferentes tonalidades entre dois leds, antes pelo contrário, existe uma uniformidade de fluxo e tom de luz.
  6.  # 71

    Colocado por: eu
    Idêntico em quê? Em potência luminosa? Se se está a referir às lâmpadas LED de 9W, acredito... Mas em termos de restituição de cor, não há milagres, o halogéneo é muito superior...


    Sim, sem dúvida. Mas pelo menos dá para ter uma ideia. E olhe que aquelas 3 fotos que deixei aqui dão uma ideia muito correcta das diferenças entre os três tipos de lâmpadas...


    De facto, essa é a grande vantagem do halogénio: a restituição de côr. No entanto, em mha opinião e pelo que me apercebo da experiência que tenho na cozinha e wc's, onde tenho fitas de Leds branco frio, não sei se o olho humano se apercebe dessa diferença. Pelo menos, nas wc's estava habituado aos focos de halogénio e acho mais confortável os Leds.

    A foto que colocou é muito idêntica às que eu tirei quando estava a fazer as minhas experiências com os Leds. Mas se tivesse os Leds em branco frio, a comparação com o halogénio ia ser bastante idêntica. Aquilo que eu notei é que os Leds em branco quente não me parecem a melhor escolha quando comparados com os branco frio.
  7.  # 72

    É preciso ter atenção que são lampadas com origem luminosa diferente.

    É igualmente inválido fazer essas análises simplistas comparando incandescentes com fluorescentes tubolares e todos sabem qual é o resultado.


    Quanto à cor da luz o gosto é particular a cada um, branco frio ou branco quente...é indiferente discutir isso, são gostos.

    O que não se cinge aos gostos é de facto a luminosidade (sem contar com as diferenças de percepção à cor para diferentes tipos de olhos, dai invalidar também um pouco as fotografias). Não é potência da lampada que dita a luminosidade mas sim o fluxo luminoso ou a eficiência+potência.

    Já disse várias vezes que por uma lampada de LED/LEDs ser de 1W/3W/6W/9W que diz qual é a luminosa e qual é que se equipara a uma de halogéneo de 40W/50W etc.
    Discutir isto sem ter atenção à luminosidade absoluta ou eficiência+potência é a mesma coisa que discutir política ou religião, não se chega a lado nenhum.

    A publicidade enganosa que compara 6W de uma Lampada de LEDs com 50W de uma lampada de halogéneo é para ser ignorada.

    Podem fazer os testes que quiserem com fotos mas isso tudo depende dos modelos porque cada modelo tem a sua eficiência, não só considerando o LED mas também a sua alimentação, quer seja uma lampada de 220V com transformador embutido, quer seja de +-12V com transformador exterior.

    Se querem de facto efectuar testes e comparações, vejam o fluxo luminoso(lm) (ou potência(w) x eficiência(lm/w) = lm ), assim podem comparar diferentes modelos de diferentes marcas e diferentes tipos de lampada.

    Mas uma coisa é certa, a eficiência das lampadas LED é de longe superior à das lampadas de Halogéneo.
    O que vai contrabalançar aqui é de facto o preço de ambas.

    Eu aconselho que se for uma casa nova e o orçamento permitir uma "regalia" então apostem nas BOAS lampadas de LEDs, especialmente se gostam de iluminação (não são LEDs dos chineses..., LEDs dos chineses só se for uma casa que não seja nova e a pessoa queira experimentar iluminação LED, mas vai ficar provavelmente desiludida devido à qualidade).
    Ao contrário se a casa não for nova, ou for nova mas com orçamento já muito ultrapassado e não vai ter muito uso de iluminação então não vale a pena o investimento.

    Não se esqueçam de ver as eficiências das lampadas de LEDs, elas variam entre 30lm/w até 120lm/w, portanto temos que as melhores têm 4x mais eficiência do que as mais fracas. Com isto digo que nas mais fracas não compensa o investimento, e nas melhores são muito caras mas pode compensar.
    Concordam com este comentário: riscas
  8.  # 73

    Há uns meses atrás, tive oportunidade de referir que os Leds de 9W que adquiri na eSmart são equivalentes, em fluxo luminoso, a uma lâmpada de halogénio de 50W. Neste caso, a publicidade não é enganosa, é mesmo muito idêntica à realidade.
    • eu
    • 11 junho 2011

     # 74

    Colocado por: goliverHá uns meses atrás, tive oportunidade de referir que os Leds de 9W que adquiri na eSmart são equivalentes, em fluxo luminoso, a uma lâmpada de halogénio de 50W. Neste caso, a publicidade não é enganosa, é mesmo muito idêntica à realidade.

    Eu confirmo.
  9.  # 75

    Então pronto, se comprovou está comprovado.
    Pelo menos para esse items de comparação, essa lampada de LEDs e essa lampada de halogéneo.
    A partir dai pode então partir para outros items que podem ser melhores ou piores consoante o orçamento disponível e investimento compatível.
  10.  # 76

    Onde vocês compraram os leds e a que preços? cumprimentos
  11.  # 77

    www.esmart.de

    Como obtive desconto de quantidade, ficou mais barato do que o preço de catálogo. Se não me falha a memória, os Leds 9W ficaram-me por 14,5 Eur cada unidade.
    • cent
    • 14 junho 2011

     # 78

    sabem se um transformador de lampadas de halogeneo de 12v da para ser um transformador para uma tira de led`s de 5m?
  12.  # 79

    Boa tarde,

    Hoje aconteceu-me uma coisa bastante estranha que não sei muito bem como resolver.

    Comprei apartamento recentemente e na fase de acabamentos pedi ao eletricista para instalar um dimmer para controlar os focos da sala. Entretanto comprei uns LEDs GU10 "dimmable" (Dimmable only with a standard (Triac Low wattage) Wall dimmer, para ser mais exactos) e quando chegaram fui experimenta-los. O eletricista deixou 1 lâmpada de halogéneo para experimentar o dimmer (num circuito de 3 focos) e eu liguei nos outros dois os LEDs. Eu sei que não se deveria ligar no mesmo circuito os LEDs com as lâmpadas de halogéneo mas o que é certo é que tudo funcionou direitinho.

    Entretanto, andei ocupado com outras coisas e hoje resolvi meter o terceiro LED, substituindo a lâmpada de halogéneo e para minha surpresa, quando tento variar a intensidade de luz pouco consigo fazer, inclusive entre os 50 e os 75% a luz "pisca".

    Será problema do dimmer que tenho instalado? (Efapel Regulador Comutador de Luz Electrónico de 320W)

    E como é que funcionava bem quando tinha lá a lâmpada de halogéneo?

    Obrigado,
    • eu
    • 20 junho 2011

     # 80

    Colocado por: DrachenEntretanto, andei ocupado com outras coisas e hoje resolvi meter o terceiro LED, substituindo a lâmpada de halogéneo e para minha surpresa, quando tento variar a intensidade de luz pouco consigo fazer, inclusive entre os 50 e os 75% a luz "pisca".

    Será problema do dimmer que tenho instalado? (Efapel Regulador Comutador de Luz Electrónico de 320W)

    E como é que funcionava bem quando tinha lá a lâmpada de halogéneo?


    Isso é normal.

    Os dimmers de TRIAC, de uma forma que leigos possam entender, o que fazem é pulsar a energia eléctrica, desligando e ligando várias vezes por segundo e variando os períodos de on e off. Em lâmpadas de halogéneo este piscar não se nota porque a lâmpada não tem tempo de arrefecer no período off e continua a emitir luz. Já os LEDs são muito sensíveis e mal se corta a energia, eles deixam imediatamente de dar luz.

    Por isso, os LEDs para serem dimmable, precisam de um condensador para armazenar alguma energia para evitar o piscar. Se calhar, esses LED têm é um condensador de capacidade insuficiente...
    Concordam com este comentário: NMSantos, AlFer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Drachen
 
0.0412 seg. NEW