Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom tarde
    Sou engenheiro civil estagiário a estou a trabalhar numa Câmara Municipal, e de momento deparo-me com um processo em mãos ao qual não consigo dar um informação coerente. Em causa está a abertura de um acesso automóvel ilegal para uma rotunda, tendo sido já a pessoa em causa noticiada com um auto de contra-ordenação, essa rotunda encontra-se na rede rodoviária municipal. Do meu ponto de vista a abertura deste acesso não é viável no que diz respeito à fluidez e segurança na circulação rodoviária. Gostaria de ouvir algumas opiniões para conseguir informar o requerente deste processo. Obrigado
  2.  # 2

    Caro joão. tem como é obvio toda a razão. Tem de indeferir esse acesso rodoviário. ou então para o mesmo existir deverá garantir as mesmas condições que os arruamentos servidos pela rotunda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_EC
  3.  # 3

    acho estranho a camara não ter suporte juridico para um caso destes, ou até o proprio regulamento camarario não ser explicito no que concerne ao acesso da propriedade privada á via publica.
  4.  # 4

    É verdade, a Camara não possui qualquer regulamento que faça referência a esse aspecto. Contudo existe o Decreto-Lei n.º222/98 no qual o artigo 14.º diz que as estradas de doiminio municipal deverão ser regulamantadas por diploma próprio, diploma esse que nao existe. Por isso é complicado para mim dar uma informação a este processo sem ter em que me basear em termos de lei.
  5.  # 5

    No PDM da camara não fala lá na servidão rodoviária?
  6.  # 6

    tambem não, o PDM em causa é de 1994 e encontra-se em fase de revisão desde 2003, estando por isso em vigor o de 1994.
  7.  # 7

    E se o terreno só tiver acesso através da rotunda?
  8.  # 8

    não é o caso. Na altura do requerimento foi proposta uma solução viavel ao Sr. mas este nao quis e realizou as obras ao seu agrado.
  9.  # 9

    Colocado por: joao_ECBom tarde