Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!
    Estou com algumas dúvidas àcerca das mais valias de um imóvel, e peço desculpa se pergunto algo já antes respondido, mas a verdade é que tendo lido alguns tópicos e esclarecimentos sobre o tema, não consegui dissipar as minhas questões.
    Assim, gostaria de saber se as mais valias recaem sobre a diferença entre a compra e venda e onde(ou se) o valor matricial do imóvel entra nestas contas.
    Vou dar o meu exemplo, para que assim se torne mais fácil:
    Comprei um imóvel em 2004 por 90000 euros (efectuei crédito pelo mesmo valor);
    no ano de 2007 recebi uma carta das finanças para acerto do valor do IMT, pago pela aquisição da mesma (125000 euros)
    nesta altura paguei uma multa de 1160 euros para acertar os valores tributáveis;
    No ano de 2010 vendi o dito imóvel por 155000 Euros e adquiri um outro pelo valor de 120000 euros, sendo que apenas pedi empréstimo de 95000 euros;
    Na altura da "troca de casa" informaram-me que o valor válido para as mais valias era o patrimonial dado pelas finanças aquando da multa referida;

Qual não é o meu espanto quando sou deparada neste momento com uma situação desconfortável, em conversa com algumas pessoas da área, que me dizem que afinal, as mais valias são a diferença entra os 90000 euros e os 155000 euros.
    Poderiam esclarecer-me esta dúvida?
    Entretanto, gostaria também de saber se o valor da mais valia tem de ser aplicado de uma só vez ou pode ser faseado pelo periodo de 2 anos. E se for possível de que forma se aplica à declaração do IRS?
    Obrigada pelo site e pelo fórum, muito útil e importante.
  2.  # 2

Qual não é o meu espanto quando sou deparada neste momento com uma situação desconfortável, em conversa com algumas pessoas da área, que me dizem que afinal, as mais valias são a diferença entra os 90000 euros e os 155000 euros.
    exactamente as mais valias são feitas entre o valor da aquisição e da venda, ( a razão que muita gente quando vende até baixa o valor se receber uns € em papel nota ) mas julgo ( não tendo certezas ) que tem 2 anos para declarar, neste espaço de tempo se investir noutro imovel não necessita de o fazer,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: piri

0.0084 seg. NEW