Estou com algumas dúvidas relativamente à instalação dos painéis solares. Tenho algumas limitações orçamentais e estava a pensar colocar um sistema termossifão com 2 painéis (2+2 m2) e depósito de 300 l (solius - 2,600 euros). Gostaria de saber se posso optar por esta solução atendendo ás especificidades do meu RCCTE que passo a transcrever:
"O sistema de preparação de AQS considerado foi um sistema centralizado de águas quentes sanitárias, com apoio de painéis solares, numa área de cerca de 6 m2 e 1 depósito acumulador de águas quentes com 250lt e um esquentador a gás natural com pelo menos 100mm de isolamento térmico. A energia anual obtida é de 2355 KWh."
Tem de pedir ao projectista que faça as contas. Parece-me que o que tem aí é um T5. Logo, precisa de 6m² de painel. A não ser que os 4m² que vai colocar forneçam mais energia que 6m² de colector padrão, e mantenha a casa acima da Classe C.
Peça ao seu projectista da térmica para fazer uma simulação com esse painel e depósito. Ele é o único que pode saber se pode substituir ou não o que ele preconizou no projecto. Ele é que tem os dados da sua moradia.