Tenho um pequeno canteiro de jardim na parte de fora de uma janela do meu apartamento que foi há pouco tempo vazado porque houve uma fuga que se tornou em humidade no tecto do vizinho.
Acontece que a altura dele é de aproximadamente 1.4 mts por 1.8 de comprimento e cerca de 40 cms de largura e não queria cobrir aquilo tudo com terra até acima.
Um trabalhador do condomínio que lá andou a arranjar aquilo sugeriu enxer aquilo de entulho até à altura suficiente para plantar e fazer um buraco pro canteiro do vizinho, opção que tá fora questão.
Existe possibilidade de criar um fundo falso que não impossibilite a drenagem dirigida a um buraco no fundo que serve para escoar águas?
Que tal fazer com uma placa de madeira com uns furos com uma estrutura a apoiar até à altura desejada?
Vou fazer uma visita às lojas e estudar entre leca e esferovite. Tenho pouco menos de 1m3 para subir e uns 40cms de largura que vão ser reduzidos para 35cm. Vou deixar uma margem e pôr lá umas pedrinhas à volta, acho que assim também evito humidade constante encostada à parede... embora a parede paralela é revestida por azulejo.
Obrigado pelas sugestões, depois de uma medida a sério e não a olho só preciso de subir a superfície 60cms e deixo 20cms para terra, tenho 40cms de largura e 140cms de comprimento.
Uma área de 35cm3. Agora vou ter é que encaixar na perfeição para não haver fugas de terra.
Boas tardes, vou começar este projecto com a argila expandida (leca).
Tenho uma pequena questão que penso que devo preocupar-me. No fundo deste compartimento tem um buraco com o tamanho de um punho médio fechado que serve essencialmente para escoar águas. Como vou encher de leca não devo antes colocar uma espécie de filtro para não se escapar o material por lá e\ou para assegurar a drenagem por ali?
Depois de ter procurado onde poderia comprar 350Litros de leca a preços não proíbitivos para este efeito, saí derrotado. Até casca de pinheiro saía mais barato mas temia que cedesse com a humidade.
Então engendrei uma forma de subir o fundo. Empilhei alguns blocos de cimento em espinha e coloquei sobre estes algumas camadas de placa de esferovite com uma rede sobre esta e resolvi o assunto.
Agora só falta saber se a esferovite resiste ao inverno com as chuvas a alagarem a terra toda.