Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu Deck IPE está escuro devido em parte ao óleo teca (e lixo...).
    Agora estou a pensar em limpá-lo devidamente e ía colocar de novo óleo teca.
    No entanto aconselharam-me a colocar um impregnante aquoso.

    Gostaria que partilhassem as vossas experiências.
    Impregnante aquoso é melhor do que óleo teca?
    protege mais?
    dura mais?
    suja-se menos?
    a madeira não escurece?
  2.  # 2

    Já agora, quantos anos tem esse deck com óleo?
    Limpar o deck só com água e escovar com escova de cerdas duras ( nunca escova de arame ), no sentido do veio. Depois deixe secar e se as msdeiras apresentam um aspecto muito ressequido, então é necessário levar outro tratamento a óleo de Teca.
    Os produtos aquosos neste tipo de madeira muito duras e com solicitações diversas ao caminhar não são tão aconselhadas. Quanto mais hidratar melhor, neste caso óleo, muito óleo. Atenção que tem que deixar que a madeira absorva, pois senão é queda na certa.

    Ases
  3.  # 3

    O deck tem vai fazer este verão 4 anos.
    Contudo no 1º Verão não levou óleo (foi um erro, pois tive à espera que o carpinteiro viesse acabar a instalação do deck)
    A madeira, mesmo sem a lavar com escova de cerdas duras, apresenta um aspecto ressequido.
    Eu costumo preparar a madeira para o tratamento de óleo, lavando-a com máquina de pressão e um detergente. Será aconselhável utilizar antes uma escova de cerdas duras?
  4.  # 4

    Mais ninguém consegue partilhar as suas experiências?
  5.  # 5

    Tenho o mesmo problema.
    Todo o ano aplico óleo de teca (CIN), todo o ano tenho que limpar com máquina de alta pressão e cada vez está mais manchado. Especialmente junto dos arbustos.
    Vou experimentar uma dica que vi na net... 1 l de lixívia + 3 lts de água + 1/4 l detergente de loiça.
    Aplica-se com trincha, deixa actuar durante 15 minutos e lava-se com jacto de água.
    Vamos ver se resulta.
  6.  # 6

    Colocado por: jfsmoreiraImpregnante aquoso é melhor do que óleo teca?

    Sim. Já raspei decks em que estavam completamente escuros devido ao óleo teka, e não era por falta de manutenção já que todos os anos os clientes aplicavam o óleo.

    Colocado por: jfsmoreiraprotege mais?

    Sim, hidrata a madeira e não forma película como acontece com o óleo teka.

    Colocado por: jfsmoreiradura mais?

    Depende da exposição solar, se estiver muito exposto é conveniente a aplicação anual. Mas nota-se quando a madeira precisa de hidratação.

    Colocado por: jfsmoreirasuja-se menos?

    Nisso deve ser equivalente, mas nada que uma mangueirada não resolva.

    Colocado por: jfsmoreiraa madeira não escurece?

    Escurece, mas nada comparável ao óleo teka.

    Penso que foi a si que enviei o email a ajudar. Com a máquina de pressão conseguiu remover a parte escura?

    Cump.
    Lucilio
  7.  # 7

    Sim, consegui, mas demorou muito tempo. Se quiser fazer o mesmo a todo o deck, tenho trabalho para 1 mês!!!!!
    Uma vez falaram-me num ácido oxi...qualquer coisa... mas acho k vou experimentar a receita do malsilva45...
    Em relação ao impregnante , pedem-me bastante + dinheirop k o óleo. e se eu achava o oleo teca caro.....então o impregnante.... upa upa
  8.  # 8

    Olá jfsmoreira,
    Cuidado com a experiência. Eu só a vou fazer na próxima semana. Comece por uma pequena área.
    Qual o preço do impregnante aquoso?
    Também me recomendaram o óleo da Hempel, mas o preço dobra o da CIN.
    Parece-me que a melhor maneira de ver qual a melhor solução é aplicar vários produtos em simultâneo, em áreas bem definidas e aguardar até ao próximo ano.
    Dá trabalho, mas é a melhor maneira de tirar conclusões.
    Para fazer um bom trabalho é necessário limpar bem o deck antes da aplicação de qualquer produto, como você diz é trabalho para um mês.
    Para limpar eu uso máquina de alta pressão (karcher) com um acessório próprio para limpar pisos (t-racer).
    Cump
  9.  # 9

    A mim recomendara-me o da Pecol.
    O preço é cerca de 50% mais caro que o óleo TECA da CIN.
    Mas eu no óleo, só aplico 1 camada.
    E o vendedor do impregnante diz que tenho de aplicar 2 camadas. Apesar de só ter de deitar 1 vez por ano. (Com o óleo, TEORICAMENTE teria de deitar 2 vezes por ano, mas agora só aplico na primavera.... o $$$ não cai do céu)
    Este ano vou continuar a deitar óleo... já o tinha comprado e vou aplicá-lo.
    Costumo lavar com a máquina de pressão (tb da karsher) e com a ponteira normal ... Não conheço o t-racer... vou pesquisar... qt custa?

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: malsilva45
  10.  # 10

    Já experimentaram NET_TROL e a seguir D.1 e D.2.
    Não sei os preços, mas com o andar da carruagem de todos os anos limpar o pau, só fazendo experiências.
    Mais 3 produtos , um para limpar, outro para tratar e o outro para ser mais durável.

    Ases
    Estas pessoas agradeceram este comentário: malsilva45
  11.  # 11

    Olá jfsm,
    Todos os produtos para tratamento da madeira são caros.
    Este ano vou fazer uma parte com CIN e outra com Hempel (2xpreço da CIN), em qualquer dos casos 2 demãos.
    O t-racer custa cerca de 80€ e só encontrei no representante. Há outro equivalente, por um 1/3 do preço, mas não sei se é compatível.
    O t-racer é bom, mas, devido à forma circular, nos cantos e junto das paredes não limpa, é necessário recorrer à laça de leque.
    Cump.
  12.  # 12

    Qualquer dia a limpeza é com jacto de areia. Já faltou mais.
    Sabe que a limpeza a jacto de água não pode ultrapassar os 80 bar, e seguir a direcção do veio durante a limpeza, utilizando sempre um feixe de água largo. Nunca um bico do tipo " dirtblaster ", pode danificar o deck.

    Ases
  13.  # 13

    Como é que pode danificar o deck? Fazer-lhe um buraco?

    É muito difícil "limpar" o deck, embora eu sei que a maior asneira foi minha, pois:
    1º Esteve quase um ano sem qualquer tipo de tratamento, pois estava sempre à espera que o carpinteiro o viesse terminar
    2º Mais do que uma vez, apliquei o óleo em época de polens, e apesar de ter lavado o deck antes, quando ía aplicar o
    oleo o deck estava novamente com pólen, e era do tipo "bota para cima"

    Mas a questão é:
    Como o recuperar?
    Existe quem defenda a raspagem/lixa. E existem aqueles que desaconselham tal operação, aconselhando antes o uso de químicos que claream a madeira.
    Quem está correcto?

    E tratamento?
    Óleo Teca ou impregnante?
    O que e certo é que as marcas que têm ambos os produtos, direccionam o óleo teca para os móveis e têm um produto específico para o deck. Então porque é que "normalmente" se aplica "sempre" o óleo teca?
  14.  # 14

    Também tem o oleodeck da BIOFA.
    Vai fazer um ano desde a sua aplicação. está como quando foi oleado?!. è caro, tem uma rendabilidade elevadissima. para já estou satisfeito com a durabilidade. vamos ver.
    Pode seguir aqui nesta discussão.. do que lhe falo:
    https://forumdacasa.com/discussion/9381/1/quase-escandalizada-com-orcamento-para-deck-composito/
  15.  # 15

    Colocado por: jfsmoreiraExiste quem defenda a raspagem/lixa.

    Não é caso de defender ou não, é o caso de ser inevitável em algumas situações. Já lhe comprovei com fotos.

    Colocado por: jfsmoreiraE existem aqueles que desaconselham tal operação, aconselhando antes o uso de químicos que claream a madeira.

    Não acredito que esse químicos façam clarear a madeira. Para devolver a cor original da madeira só raspando, mas fica caro e será a única solução.

    Colocado por: jfsmoreiraO que e certo é que as marcas que têm ambos os produtos, direccionam o óleo teca para os móveis e têm um produto específico para o deck. Então porque é que "normalmente" se aplica "sempre" o óleo teca?

    Se calhar por desconhecimento, ou porque em determinadas marcas conceituadas não comercializam impregante aquoso. Chega a uma loja e marca conceituada e diz que necessita de um produto para o deck...só teem o óleo teka e dizem que é o mais indicado.

    Para mim óleo teka nem pensar. Que fica mais barato que outros produtos, pode ficar, mas ficará bem mais caro no futuro, com o tempo o deck ficará cinzento escuro quase preto, parecendo velho. Falam muito bem no óleo da Biofa, já vi aplicado, gostei do aspecto, mas não tenho conhecimento a nível de comportamento. Sei também que é bem caro...mas sei que é um produto com qualidade.

    Cump.
    Lucílio
  16.  # 16

    Aqui está o comportamento do óleo teka. Todos os anos o jardineiro da cliente aplicava o óleo. A solução foi raspagem integral, com muitas dores de costas (todos os dias) e bronzeamento à mistura. :-)

  17.  # 17

    e se em vez de raspar, lixar com uma máquinas de lixar de rolos?
  18.  # 18

    Também tenho lá em casa uma empreitada do género e também andava com ideias de me aconselhar aqui no fórum.

    Uma casinha (3,60x3,60) de madeira daquelas do AKi no meu terraço.

    No AKi recomendaram um produto xelofénico, não comprei o da gama Bondex, comprei outro que lá tinham que era um pouco mais em conta, mas devia ser bom pois ao aplicar não era capaz de andar sem a mascara, tinha um cheiro muito poderoso, e para dar a seguir recomendaram Bondex Intempérie (duas demãos).

    Assim fiz, dei uma demão do "xelofene" e uma de Bondex com a casa desmontada para tratar todas as superficies que depois ficam escondidas, e no fim de montar a casa dei a 2ª demão de bondex.

    A duração deste bondex era 2 anos, digo era porque já me descuidei e já fez 2 anos à uns 2 ou 3 mesitos. Em certos sítios também tem umas manchas acizentadas.
  19.  # 19

    Caríssimos amigos.
    Toda essa trabalheira e gastos seriam desnecessários , se usassem deck compósito.
    Mais caro?. Talvez não. Seria um investimento a longo prazo. Não teriam estes problemas de certeza.
    Concordam com este comentário: malsilva45
  20.  # 20

    Se necessitarem de mais algumas informações sobre deck compósito, podem contactarem-me para [email protected]
    Obrigado
 
0.0215 seg. NEW