Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes! tenho uma duvida nao sei se a alguem que me podera ajudar.... é so seguinte o meu pai tem uma colmeias num terreno dele na qual fica a 100m de um caminho publico e com terrenos de vizinhos a pegar, estao la desde o ano passado numca houve problemas mas este ano parece que andam a dar xatices aos vizinhos ou sejam levam pikadelas e ja reclamam a duvida é se sabem a quantos metros tera que estar a colmeias afastadas do caminho e dos terrenos dos vizinhos?!!! cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: gotchaBoas tardes! tenho uma duvida nao sei se a alguem que me podera ajudar.... é so seguinte o meu pai tem uma colmeias num terreno dele na qual fica a 100m de um caminho publico e com terrenos de vizinhos a pegar, estao la desde o ano passado numca houve problemas mas este ano parece que andam a dar xatices aos vizinhos ou sejam levam pikadelas e ja reclamam a duvida é se sabem a quantos metros tera que estar a colmeias afastadas do caminho e dos terrenos dos vizinhos?!!! cumprimentos

Estarei atento ao tópico porque eu enquadro-me na situação dos vizinhos do seu pai.. ;)
  3.  # 3

Decreto-Lei n.º 37/2000 de 14 de Março
    Artigo 5.º Localização e implantação
    1 - Os apiários não podem ser implantados a menos de 100 m da via pública ou qualquer edificação em utilização.
    2 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os caminhos rurais e agrícolas, bem como as edificações destinadas à actividade apícola do apicultor detentor do apiário.

Creio que ainda não foi revogada esta legislação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B., Toinalmeida
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaDecreto-Lei n.º 37/2000 de 14 de Março
    1 - Os apiários não podem ser implantados a menos de 100 m da via pública ou qualquer edificação em utilização.
    2 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os caminhos rurais e agrícolas, bem como as edificações destinadas à actividade apícola do apicultor detentor do apiário.

Muito obrigado zedasilva! A quem compete a fiscalização? GNR?
  5.  # 5

Artigo 7.º - Fiscalização
    Compete à DGV e às DRA assegurar a fiscalização do cumprimento das normas constantes do presente diploma, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  6.  # 6

Colocado por: zedasilvaArtigo 7.º - Fiscalização
    Compete à DGV e às DRA assegurar a fiscalização do cumprimento das normas constantes do presente diploma, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.

Eh pah, isto é que é profissionalismo nas respostas! Mais rápido é impossível!
  7.  # 7

Atenção que não tenho a certeza se esta legislação ainda se encontra em vigor. O melhor será sempre consultar uma associação de apicultores da zona.
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaDecreto-Lei n.º 37/2000 de 14 de Março

Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.

Aqui fica a alteração mais recente (2005)

Localização dos apiários
    Artigo 5.o
    Implantação dos apiários
    1—Os apiários devem estar implantados a mais de:
    a) 50 m da via pública;
    b) 100 m de qualquer edificação em utilização.
    2—Exceptuam-se do disposto no número anterior
    os caminhos rurais e agrícolas, bem como as edificações
    destinadas à actividade apícola do apicultor detentor
    do apiário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toinalmeida
  9.  # 9

Muito obrigado sr. ze da silva! entao sr. Rui que se passa consigo!? o meu pai tem outro apiario sem humanos em redor por varios km´s mas decidiu fazer uns testes e no ano passado mudou algumas pa outro terreno na qual ao inicio algumas pessoas falaram mas numca ouve "ataques" ou coisa do genero so falaram porque o pessoal das aldeias falam por tudo, ate aqui tudo bem! este ano o meu pai diz k andam mesmo bravas e um senhor de um terreno vizinho ja foi pikado... se continuarem a queixarem-se apesar de tarem bem afastadas teremos de as mudar pois nao keremos xatices com nimguem! vamos la ver se elas acalmam lol cumprimentos
  10.  # 10

Colocado por: gotchaMuito obrigado sr. ze da silva! entao sr. Rui que se passa consigo!? o meu pai tem outro apiario sem humanos em redor por varios km´s mas decidiu fazer uns testes e no ano passado mudou algumas pa outro terreno na qual ao inicio algumas pessoas falaram mas numca ouve "ataques" ou coisa do genero so falaram porque o pessoal das aldeias falam por tudo, ate aqui tudo bem! este ano o meu pai diz k andam mesmo bravas e um senhor de um terreno vizinho ja foi pikado... se continuarem a queixarem-se apesar de tarem bem afastadas teremos de as mudar pois nao keremos xatices com nimguem! vamos la ver se elas acalmam lol cumprimentos

Meu caro gotcha, comigo não se passa nada de especial, para ser mais especifico, passa-se com o pessoal que anda a trabalhar para mim. Um deles foi picado por uma abelha na sexta-feira passada e ficou o fim de semana com um olho fechado. Outros 2 foram picadas na semana passada também, sendo um deles picado por 3 abelhas vezes na mesma altura. As colmeias do meu vizinho ficam a cerca de 25 metros da obra que estou a fazer e como já estou a ver não vai ser fácil andar por lá..

Eu não tenho nada contra as abelhas nem contra o proprietário, só não gosto é que elas andem a picar o pessoal todo.. ;)
  11.  # 11

Pois entendo! ser picado é desagradável mas passa.... mas quem é alergico!!! e´que pode ser perigoso! olhe para julho é altura de mel peça um frasco ao apicultor por danos aos seus empregados heheh! cumprimentos
  12.  # 12

Caro gotcha

Há cerca de um ano, dado que era fim da tarde, pareceu-me que as abelhas estavam calmas, fui aos cortiços sem protecção.
    Houve uma abelha que me ferrou numa orelha. Ao espremer a ponta da orelha até parece que ainda estou a sentir o aroma a mel.
    Inflamou.
    Recusei-me a tomar anti-inflamatórios.
    Andei uns dias com grande inchaço.
    Simultaneamente desapareceu-me uma espécie de formigueiro e adormecimento que sentia nas pernas quando me sentava.
    Não defendo, nem espero voltar a ser picado, mas que me fez bem, lá isso não posso dizer que não.
    Quero agradecer ao zedasilva e ao Rui A.B. as informações.
    Há um forum das abelhas muito útil que é :

www.forum.as-abelhas.com

0.0137 seg. NEW