Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia:

    Eu desejo fazer um desenho sobre uma parede caiada.
    1- Pensei primeiro limpar a parede de qualquer escamação.
    2- Depois pensei usar um stencil.

    perguntas:
    A - Como devo preparar a parede?
    B- Tenho que voltar a pintar toda a superfície?
    C- Queria usar cal para fazer a pintura do desenho. Isso é possível?
    D- Não sendo possível como posso eu proceder para realizar um desenho sobre uma parede caiada? Que materiais utilizar?

    Agradeço a quem me responder pois tenho alguma urgência em ter esta informação.

    Maria
  2.  # 2

    Isto é um palpite.

    A - Como devo preparar a parede?
    B- Tenho que voltar a pintar toda a superfície?
    C- Queria usar cal para fazer a pintura do desenho. Isso é possível?
    D- Não sendo possível como posso eu proceder para realizar um desenho sobre uma parede caiada? Que materiais utilizar?

    A. raspar "tintas" soltas; aplicar fixador.
    B. depende do estado em que estiver. Mas não esqueça o fixador.
    C. suponho que sim.
    D. creio que, se aplicar fixador sobre a cal, pode usar qualquer tipo de tinta (tinta de água, tinta de esmalte sintética/acrílica).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria morais
  3.  # 3

    Pode fazer a sua propria tinta de cal ou comprar já feita.
    Neste caso não precisa de fixadores, nem mais nada, excepto sanear a superfície.

    Veja aqui se encontra o que lhe sugiro.
    http://www.google.pt/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=tinta+de+cal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria morais
  4.  # 4

    Obrigada Luis K.W. e Pedro Barradas

    Surgiram-me duas duvidas na sequencia das vossas respostas:

    A- se eu coloco fixador (que tipo de fixador seria?) este vai alterar a luminosidade da cal, isto é torna-la brilhante ou mais opaca?
    B- a pintura de cal com argila e cola parece-me uma solução muito interessante. Existira a possibilidade de efectuar esta tinta a branco, usando argila branca?
    A- utilização dos óleo de linhaça e cola dará à pintura um aspecto brilhante?
    C- vi também uma "receita" em espanhol onde aplicam latizador qual é o correspondente em português? e qual o aspecto final da pintura com esse latizador? http://www.utilisima.com/manualidades/4142-diseno-con-pintura-a-la-cal.html

    muito obrigada pela vossa rapidez e partilha de conhecimento
    Maria
  5.  # 5

    O fixador que o Luis fala.. penso que seja um primário selante... para poder pintar por cima da cal com outro tipo de tinta. Não é o que pretende.
    A cor branco, é a tinta de cal.

    O fixador utilizado em pinturas de cal, pode ser efectuado com hidroxido de calcio.
    O "caldo TRANSLUCIDO" resultante de quando apaga a pedra de cal, em agua ( para fazer tinta de cal)...CUIDADO NÃO SE QUEIME.
    A essa agua, pode também adicionar os pigmentos inorgâncios que queira.. fica com tinta de cal colorida. pode fazer as experiências que quiser.. umas cores vão-se comportar melhor que outras... também depende das proporções de pigmento.

    Aqui também se abordou o tema da pintura de cal:
    https://forumdacasa.com/discussion/12263/pergunta-para-arquitectos-eou-ribatejanos/
  6.  # 6

    Obrigada mais uma vez Pedro.

    Sim também me parece que o que quero é manter a utilização da cal.

    O meu receio vai na direcção da fluidez e transparência da cal. se por um lado é o que torna tão bonito o seu resultado final
    é também o que poderá inviabilizar esta ideia do stencil, pois por um lado vejo a tinta a escorrer "apagando" os limites do desenho (cobertos com fita de pintor),
    e por outro se quiser pintar com cal branca sobre cal pigmentada não imagino a quantidade de vezes que deveria pintar para que a parede deixasse de ter cor e passasse a branco.
    Por isso a ideia de colocar a cola e a argila e o óleo de linhaça fazem-me pensar que essa mistura será mais grossa e que agarre sem escorrer.
    estou certa? Nesse sentido faria a mesma mistura sem pigmentar e obteria um branco mais espesso para cobrir barras pintadas por exemplo.

    O meu problema esta sempre na conservação dos limites de cores diferentes para obter desenhos, creio que isso é que dificulta o que eu quero. Além da falta de experiência na pintura a cal.

    Obrigada também por adicionar a discussão anterior,

    Maria
  7.  # 7

    Tem de testar as dosagens... muito espesso, vai fazer a pintura de cal "rachar".
    Na pintura a cal, tem de pensar como se estivesse a utilizar aguarelas. Utilize as transparências e a variações de tonalidade...
    Mas é possivel utilizar stencil e fita de pintor. a tinta não tem de estar aguada ao ponto de escorrer...
    boa bricolagem/ experiência.

    PS: Eu não me metia com colas e oleos de linhaça... ainda acaba a picar a parede para repor nas condições anteriores... ;)
  8.  # 8

    OK! Creio haver entendido: Então o que eu tenho que usar é simplesmente pintura a cal com pigmentos sobre paredes já caiadas. Com uma textura tal que por um lado não pingue e que por outro não rache. Tal como imagino que se faça nos listas das portas e das janelas.

    Já agora e não querendo massacrar o Pedro,
    Alguém pode ajudar com a proporção "tipo" para essa cal mais espessa imagino que possa variar consoante a superfície a aplicar, mas deve haver um intermédio), e o custo dessa mistura por metro quadrado de superfície acabada com o numero de passagens de tinta ditas comuns?

    Obrigada mais uma vez.

    Maria
  9.  # 9

    custo... isso é ao preço da uva mijona.
    compra as pedras de cal ( numa drogaria.... no alentejo não é dificil)
    Agua.
    compra saquetas de pigmento para tinta ( qq drogaria tem)
    também pode utilizar terra, peneirada e devidamente "pulverizada" (pode pulverizá-la num almofariz de pedra)
 
0.0157 seg. NEW