Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PortugalCaro Rfernandes

Conheço casais com vencimentos liquidos de 1800 euros, com casa própria (550 euros de empréstimo da casa)
    Com dois filhos a estudar...
    Com dois carros
    E conseguem sobreviver...

Agora não fazem uma vida dispendiosa... não fazem férias, e poupam-se a muitos luxos. Isto na zona do distrito de Braga. No inicio de vida fizeram um grande esforço de poupança e só assim conseguiram o que tem.

MAS atenção se os filhos tiverem em idade de ir para a Universidade a história é outra... não chega esse valor.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes

Obrigado pela participação Portugal.

Eu mesmo estarei disposto a abdicar de muitas coisas em prol de uma habitação própia.. è claro que como todos os outros gosto de ferias,carros,passeios,etc.. mas também não morro se nao os tiver. Quanto mais cedo pagar a casa mais aliviado fico.
  2.  # 22

Colocado por: Alice GonçalvesEu consigo viver com menos de 2.000€/mês , somos 5, casal + 3 filhos (11 /11 / 8 anos)

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes

Fico contente por ler o seu testemunho =)
  3.  # 23

Colocado por: RFernandesEntendo o que me diz aleixomatos.. tanto eu como ela temos emprego,estamos efectivos,a empresa onde trabalhamos está em boas condiçoes financeiras..
    Temos terreno para construção,fica a +/- 8 km do local de emprego,podemos ir almoçar todos os dias a casa,não ha portagens nem SCUTS,não temos creditos para automoveis. O meu fez 4 anos agora em março e o dela 3,são relativamente novos e sem previsão de troca.

Parece que tem aí boas condições. Assumo que o terreno tenha viabilidade de construção. Acho que vale a pena um primeiro contacto com os bancos para ter uma ideia das condições do CH (custos iniciais, custos mensais, seguros, e principalmente estudar o valor da prestação com subida da euribor, sendo taxa variável).
    Nesta fase os bancos têm vindo a subir os spreads, mas talvez valha a pena, caso consiga falar com alguém da área e de confiança, tentar perceber se os bancos poderão suster um pouco essa subida agora que o acordo financeiro para Portugal dará aos bancos um pouco mais de oxigénio. Essa é a minha leitura pessoal, mas não sou da área económico-financeira.

Colocado por: RFernandestemos hipotese de morar na casa quer dos pais dela,quer dos meus.

Se puder, durante algum tempo, poderá ser uma solução que vos poderia permitir amealhar (mais) algum para que depois o investimento na contrução vos ficasse mais barato. Vejam a diferença no valor final a pagar por um empréstimo de 100000€ contra 150000€, por exemplo. Além de que se puderem entrar com uma boa fatia do investimento a vossa negociação com os bancos (spread por exemplo) fica muito facilitada. Mas isso de morar com os pais pode ser bom ou mau, e é uma escolha muito pessoal :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  4.  # 24

Colocado por: RFernandesEu mesmo estarei disposto a abdicar de muitas coisas em prol de uma habitação própia.. è claro que como todos os outros gosto de ferias,carros,passeios,etc..

Pois, é fácil pensar assim, mas....
    Diz que é jovem; durante quanto tempo acha que consegue abdicar dessas pequenas distrações? Claro que pode sempre ficar por perto, passar 2-3 dias de descanso, até porque as férias não são só o Algarve, mas esses pequenos 'mimos' ajudam a quebrar a monotonia e ajudam muito numa relação.

E depois virão os filhos e asseguro-lhe que, não sendo impossível fazer tudo isso com filhos - muito pelo contrário, até pode ser muito bom - é um pouco mais difícil e as opções ficam mais reduzidas, pelo menos enquanto são mais pequenos.

Apenas alguns comentários mais gerais... não para o fazer desistir de nada. Felicidades!
  5.  # 25

Colocado por: aleixomatos

Parece que tem aí boas condições. Assumo que o terreno tenha viabilidade de construção. Acho que vale a pena um primeiro contacto com os bancos para ter uma ideia das condições do CH (custos iniciais, custos mensais, seguros, e principalmente estudar o valor da prestação com subida da euribor, sendo taxa variável).
    Nesta fase os bancos têm vindo a subir os spreads, mas talvez valha a pena, caso consiga falar com alguém da área e de confiança, tentar perceber se os bancos poderão suster um pouco essa subida agora que o acordo financeiro para Portugal dará aos bancos um pouco mais de oxigénio. Essa é a minha leitura pessoal, mas não sou da área económico-financeira.

Se puder, durante algum tempo, poderá ser uma solução que vos poderia permitir amealhar (mais) algum para que depois o investimento na contrução vos ficasse mais barato. Vejam a diferença no valor final a pagar por um empréstimo de 100000€ contra 150000€, por exemplo. Além de que se puderem entrar com uma boa fatia do investimento a vossa negociação com os bancos (spread por exemplo) fica muito facilitada. Mas isso de morar com os pais pode ser bom ou mau, e é uma escolha muito pessoal :)

A nivel de condições é como diz,nao temos tudo a ajudar mas uma boa parte =) Já verificamos que é possivel construir no terreno,indicaram que é possivel construir uma casa com 200 mts e terrea.
    Neste momento está ser elaborado o projeto,ainda numa fase muito embrionária. Depois de termos uma ideia de custo da obra e antes de avnçarmos com o projeto para a camera,iremos primeiro falar com os bancos a ver qual será a reacção deles,tal como aconselhou.
    Se correr tudo como está previsto só iremos necessitar de empréstimo por volta dos 65% do valor total.
    Em relação ao morar com os pais em muito que se lhe diga =) é de todo a nossa ultima opção,não por má relação,mas por uma série de factores que deve entender.

Colocado por: aleixomatos

Pois, é fácil pensar assim, mas....
    Diz que é jovem; durante quanto tempo acha que consegue abdicar dessas pequenas distrações? Claro que pode sempre ficar por perto, passar 2-3 dias de descanso, até porque as férias não são só o Algarve, mas esses pequenos 'mimos' ajudam a quebrar a monotonia e ajudam muito numa relação.

E depois virão os filhos e asseguro-lhe que, não sendo impossível fazer tudo isso com filhos - muito pelo contrário, até pode ser muito bom - é um pouco mais difícil e as opções ficam mais reduzidas, pelo menos enquanto são mais pequenos.

Apenas alguns comentários mais gerais... não para o fazer desistir de nada. Felicidades!

Entendo o que diz e dou-lhe razão. É claro que a ideia não será passar toda a vida sem sair de casa,esperamos e vamos fazer com que seja possivel dar umas ´´voltinhas´´ para desanuviar. Mas claro que nada tipo as que se aproximam de 3 semnas no outro lado do mundo =)

Obrigado por tudo!
  6.  # 26

As nossas necessidades estão todas trocadas talvez por falta de hábitos dos nossos pais.... não tivemos quem nos aconselha-se das melhores decisões.

Aos 20 anos (ou antes) o sonho de qualquer pessoa é um bom carro, eles nem pensam em casa... Uma casa trás por acréscimo mts gastos e mexe bastante na economia... ajuda mts categorias profissionais (isso é óptimo!). O carro apenas ajuda os alemães e outros.

Comprar casa recorrendo apenas ao crédito está mal... deve-se ter pelo menos 40% ou 50% do valor e o vencimento de um ano para fundo de maneio. É a minha opinião... Os juros que pagamos podiam ser uma boa velhice... a moda inglesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos, RFernandes
  7.  # 27

Colocado por: RFernandesSe correr tudo como está previsto só iremos necessitar de empréstimo por volta dos 65% do valor total.

Se assim é, pode ser uma boa opção. Não se esqueça de considerar as alterações recentes, nomeadamente a subida já anunciada do IMI, a eliminação dos beneficios fiscais, e a diminuição dos rendimentos derivada da subida de impostos.

Colocado por: RFernandesEm relação ao morar com os pais em muito que se lhe diga =) é de todo a nossa ultima opção,não por má relação,mas por uma série de factores que deve entender.

Ai como entendo...
  8.  # 28

Eu comprei casa nova este mês mais a minha namorada (26 anos cada um de nos), e as contas que fizemos foi 1 de nós poder pagar todas as despesas e ordenado do outro para guardar algum, lazer, entre outras coisas (apesar da efetivos). Acho que depender do outro para pagamento de despesas obrigatorias de uma casa propria é muito risco . Nosso orçamento mensal é de 2000+-, e filhos temos planos daqui a 1\2 anos, mas ja vamos preparando. Posto isto, vai dar para ter ainda uma vida normal de jovens (férias, viagem, etc). Basicamente acho que se resume a isso, contar apenas com 1 pessoa para pagar tudo (falando de pagamentos obrigatorios depois de ter a casa propria).
  9.  # 29

Colocado por: RFernandes

Fico contente por ler o seu testemunho =)

Não sou muito dada a contabilizar os gastos com os meus filhos!
    Se pensasse nisso, nunca os tinha tido.

Isto das contas é muito subjectivo, eu por exemplo com 30€ compro ténis para os 3, compro na Dechatlon da marca deles, são porreiros, não deitam cheiro e fazem o inverno todo( ainda agora dei uns da minha filha quase novos), mas já comprei da Geox e gastava 150€ ( deixei de comprar pois fazendo o balanço preço/qualidade a dechatlon ganha).
    Para alguns 30€ nem para 1 par dá quanto + para 3.

Dei-lhe o exemplo dos ténis mas como em tudo na vida parte das n/opções e escolhas.
    Eu diria que com 1.500€/mês, pagando uma renda de 300€ , sobram 1.200€ dá perfeitamente para 3 pessoas, mas lá está, na minha forma de ver/viver, para si não sei se dá!

Com algum tempo poderei fazer um apanhado de gastos e colocar .

Alice
  10.  # 30

e ainda junta 500 €\mes
  11.  # 31

Colocado por: suissase ainda junta 500 €\mes

Acho quase impossivel, mas haverá quem junte concerteza:)
  12.  # 32

Obrigado a todos pelo contributo,já começo a ´´ver´´ um bocado como as coisas são e a maneira de muita gente pensar. Eu que nunca tive muito que me preocupar com contas e agora dar este passo gigante faz-me um bocado de espécie lol =) è claro que o futuro é incerto,que temos que arriscar mas sim como minimo de bases possiveis. Nao me queria ver numa situação em que nao me seria possivel pagar as contas e ter que abdicar da casa.

Cumprimentos e bom fim de semana para todos

0.0239 seg. NEW