Colocado por: PortugalCaro Rfernandes
Conheço casais com vencimentos liquidos de 1800 euros, com casa própria (550 euros de empréstimo da casa)
Com dois filhos a estudar...
Com dois carros
E conseguem sobreviver...
Agora não fazem uma vida dispendiosa... não fazem férias, e poupam-se a muitos luxos. Isto na zona do distrito de Braga. No inicio de vida fizeram um grande esforço de poupança e só assim conseguiram o que tem.
MAS atenção se os filhos tiverem em idade de ir para a Universidade a história é outra... não chega esse valor.Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes
Colocado por: Alice GonçalvesEu consigo viver com menos de 2.000€/mês , somos 5, casal + 3 filhos (11 /11 / 8 anos)Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes
Colocado por: RFernandesEntendo o que me diz aleixomatos.. tanto eu como ela temos emprego,estamos efectivos,a empresa onde trabalhamos está em boas condiçoes financeiras..
Temos terreno para construção,fica a +/- 8 km do local de emprego,podemos ir almoçar todos os dias a casa,não ha portagens nem SCUTS,não temos creditos para automoveis. O meu fez 4 anos agora em março e o dela 3,são relativamente novos e sem previsão de troca.
Colocado por: RFernandestemos hipotese de morar na casa quer dos pais dela,quer dos meus.
Colocado por: RFernandesEu mesmo estarei disposto a abdicar de muitas coisas em prol de uma habitação própia.. è claro que como todos os outros gosto de ferias,carros,passeios,etc..
Colocado por: aleixomatos
Parece que tem aí boas condições. Assumo que o terreno tenha viabilidade de construção. Acho que vale a pena um primeiro contacto com os bancos para ter uma ideia das condições do CH (custos iniciais, custos mensais, seguros, e principalmente estudar o valor da prestação com subida da euribor, sendo taxa variável).
Nesta fase os bancos têm vindo a subir os spreads, mas talvez valha a pena, caso consiga falar com alguém da área e de confiança, tentar perceber se os bancos poderão suster um pouco essa subida agora que o acordo financeiro para Portugal dará aos bancos um pouco mais de oxigénio. Essa é a minha leitura pessoal, mas não sou da área económico-financeira.
Se puder, durante algum tempo, poderá ser uma solução que vos poderia permitir amealhar (mais) algum para que depois o investimento na contrução vos ficasse mais barato. Vejam a diferença no valor final a pagar por um empréstimo de 100000€ contra 150000€, por exemplo. Além de que se puderem entrar com uma boa fatia do investimento a vossa negociação com os bancos (spread por exemplo) fica muito facilitada. Mas isso de morar com os pais pode ser bom ou mau, e é uma escolha muito pessoal :)
Colocado por: aleixomatos
Pois, é fácil pensar assim, mas....
Diz que é jovem; durante quanto tempo acha que consegue abdicar dessas pequenas distrações? Claro que pode sempre ficar por perto, passar 2-3 dias de descanso, até porque as férias não são só o Algarve, mas esses pequenos 'mimos' ajudam a quebrar a monotonia e ajudam muito numa relação.
E depois virão os filhos e asseguro-lhe que, não sendo impossível fazer tudo isso com filhos - muito pelo contrário, até pode ser muito bom - é um pouco mais difícil e as opções ficam mais reduzidas, pelo menos enquanto são mais pequenos.
Apenas alguns comentários mais gerais... não para o fazer desistir de nada. Felicidades!
Colocado por: RFernandesSe correr tudo como está previsto só iremos necessitar de empréstimo por volta dos 65% do valor total.
Colocado por: RFernandesEm relação ao morar com os pais em muito que se lhe diga =) é de todo a nossa ultima opção,não por má relação,mas por uma série de factores que deve entender.
Colocado por: RFernandes
Fico contente por ler o seu testemunho =)
Colocado por: suissase ainda junta 500 €\mes