Colocado por: RFernandesQue gasto tem com luz/agua/telefone?
Quem tem filhos ( 1/2 /3 filhos ) quanto gastam em média com eles?
Alimentação + resto compras para casa desde produtos higiene a detergentes,enfim compras de hipermercado
Roupa?
Encargos devido a deslocação (combustivel/seguros/transportes públicos)
Colocado por: FDNão se preocupe com as despesas normais, preocupe-se com as extraordinárias.
Normais
- Casa: prestação/renda, seguros, condomínio
- Serviços básicos: electricidade, água, gás, telefone, internet, televisão, telemóvel
- Alimentação e limpeza
- Impostos: IUC, IMI, IRS, taxa de saneamento
- Automóvel: inspecção, revisões, pneus, seguro, combustível
- Saúde: consultas, medicamentos, exames, seguro de saúde
- Educação: escola/creche/infantário, ATL/tempos livres, material escolar, livros, trabalhos
- Entretenimento: almoços/jantares/saídas, cinema, teatro, espectáculos, férias, passeios
- Pessoal: roupa, informação, beleza/higiene, mimos
Extraordinárias
- Casa: reparações, quotas de condomínio extra
- Serviços básicos: acertos
- Automóvel: reparações, aumento dos combustíveis
- Saúde: doenças
- Pequenos "luxos/devaneios"
Somos três em casa e gastamos metade do orçamento com educação/casa (quase na mesma proporção) e metade (quando não é mais) no resto.
Se diz 1.500€ cada um, chega para isto.
Se diz 1.500€ os dois, não chega para isto.
Não vivemos uma vida de luxo, nem nada que se pareça...
A chegada de um(a) filho(a) é um grande rombo no orçamento. ;)Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes
Colocado por: aleixomatos
Todos estes items têm uma variabilidade enorme!
Eu sei que tudo varia,apenas gostava de saber quais as vossos encargos para puder analisar e tirar as ingás conclusões.
Luz/Agua/Telefone: que uso faz de cada um?
Gastos com filhos: o preço da creche, por exemplo, é muito variável. depois há actividades extra, que podem ou não ter; depois há a saúde que depende muito de cada criança e de se visitar um médico pediatra ou o médico de família
Alimentação: como comes? comes como como? talvez não...
Compras de (hiper)mercado: marcas brancas ou outras? e se tiver um mercado local para frutas e legumes?
Roupa: C&A ou UCB?
Deslocações: carro próprio? transportes públicos? onde e por que distância?
Como pode ver não é fácilEstas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes
Colocado por: RFernandesEu vivo no norte,zona de barcelos.
Eu entendo a vosso posição,há uma serie de variantes que condicionam as custos. Como é que é no vosso caso?
Colocado por: RFernandesSe me diz que so com 3000 eur é que chega para viver normalmente,coitado de mim e de muitos outros!
Se diz 1.500€ cada um, chega para isto.
Se diz 1.500€ os dois, não chega para isto.
Colocado por: RFernandesClaro que cada um tem uma maneira diferente de viver a vida,uns preferem dar mais importância a certas coisas que outros.
Colocado por: RFernandesNão estou a perceber onde quer chegar...
Colocado por: RFernandesSendo eu jovem ...
Colocado por: RFernandesO meu rendimento mais o da minha namorada rondam os 1800 eur/mês. Se eu gastar 600 numa prestação de CA vou-me ver a rasca? Nao gosto de fazer as coisas so por fazer,tem que ser bem ponderado.
Colocado por: ribaupataSempre pode ajudar a controlar os gastos..
Colocado por: aleixomatos
Já se perguntaram porque se tem falado tanto em reabilitar o mercado de arrendamento? Eu compreendo muitas das razões que têm levado a que em Portugal o arrendamento seja visto como uma má opção, mas por outro lado, veja que a compra de uma casa limita, e muito, a flexibilidade de um jovem (ou casal) em 'perseguir' (geograficamente) um emprego. Não sei qual a vossa situação profissional, mas cada vez mais, é importante procurar o emprego, e o factor geografico deve ser o menos importante. E essa procura deve (sempre que possível) extender-se para fora do País.
Mas se essas hipóteses já foram ponderadas e a compra de habitação própria é a vossa opção (mesmo nesta altura), então aqui vai o meu caso:
Temos um filho e dentro de semanas espero entrar na minha casa nova (*), e temos estas despesas principais:
CH: 700€/mês (enquanto a Euribor não chega aos 4,5%)
Deslocações para trabalho: 200€
Alimentação trabalho: 150 - 200€ (2 pessoas, apenas inclui almoços durante semana de trabalho)
Compras casa (alimentação, higiene/limpeza, ...): 300€ - ??? (na verdade não sei estimar isto...)
Filho: 150€ (educação + cuidados básicos saúde)
Luz+Agua+Gas+Comunicações: 150 - 180€ (estimativa)
Como pode ver já estou nos 1650€ (mínimo), e ainda não inclui nada de:
- Impostos: IUC, IMI, IRS, taxa de saneamento
- Automóvel: inspecção, revisões, pneus, seguro, combustível
- Saúde: consultas, medicamentos, exames, seguro de saúde
- Entretenimento: almoços/jantares/saídas, cinema, teatro, espectáculos, férias, passeios
- Pessoal: roupa, informação, beleza/higiene, mimos
- Casa: reparações, quotas de condomínio extra
- Automóvel: reparações, aumento dos combustíveis
- Saúde: doenças
(*) Não sendo velho, também já não sou propriamente jovem, e considero estar numa posição professional suficientemente estável. Senão seria dificil justificar a compra de casa. No entanto, sei que não deixa de haver alguma probabilidade, mesmo que baixa, de ter que mudar de lugar de emprego. Ao comprar casa, decidimos aceitar esse risco, mas sempre com o conhecimento de que ele existe...Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes