Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Não sei se já existe algum tópico do género,mas pela minha pesquisa nao encontrei. Aqui vai...

Muitos de nós ( incluindo eu) sonham um dia em ter casa própria,constituir familia e vemo-nos obrigados a contrair um empréstimo. Muito se fala aqui de prestações,seguros,etc..mas além disso há muitos mais encargos mensais a ter em consideração.

Sendo eu jovem e nunca ter partilhado uma vida a dois,há certos custos que nao consigo idealizar mas que quero ter em conta no futuro. Não é so dizer,eh pá eu e minha mulher ganhamos 1500 eur/mes temos uma prestação de 600 eur ainda sobra dinheiro para vivermos...depois dá barracada! lol

Todas as contas são poucas quando nos vamos comprometer para o resto da vida com um credito. Dito isto e penso que será do interesse de muita gente,tentar ter uma ideia de quanto gastamos mensalmente além da prestação da casa.

Que gasto tem com luz/agua/telefone?
    Quem tem filhos ( 1/2 /3 filhos ) quanto gastam em média com eles?
    Alimentação + resto compras para casa desde produtos higiene a detergentes,enfim compras de hipermercado
    Roupa?
    Encargos devido a deslocação (combustivel/seguros/transportes públicos)

Espero que contribuam com a vossa experiencia,no meu caso ( e espero que para outros também ) será uma grande ajuda para poder idealizar uma vida futura agradavel!

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 5 maio 2011

# 2

Não se preocupe com as despesas normais, preocupe-se com as extraordinárias.

Normais
    - Casa: prestação/renda, seguros, condomínio
    - Serviços básicos: electricidade, água, gás, telefone, internet, televisão, telemóvel
    - Alimentação e limpeza
    - Impostos: IUC, IMI, IRS, taxa de saneamento
    - Automóvel: inspecção, revisões, pneus, seguro, combustível
    - Saúde: consultas, medicamentos, exames, seguro de saúde
    - Educação: escola/creche/infantário, ATL/tempos livres, material escolar, livros, trabalhos
    - Entretenimento: almoços/jantares/saídas, cinema, teatro, espectáculos, férias, passeios
    - Pessoal: roupa, informação, beleza/higiene, mimos

Extraordinárias
    - Casa: reparações, quotas de condomínio extra
    - Serviços básicos: acertos
    - Automóvel: reparações, aumento dos combustíveis
    - Saúde: doenças
    - Pequenos "luxos/devaneios"

Somos três em casa e gastamos metade do orçamento com educação/casa (quase na mesma proporção) e metade (quando não é mais) no resto.
    Se diz 1.500€ cada um, chega para isto.
    Se diz 1.500€ os dois, não chega para isto.

Não vivemos uma vida de luxo, nem nada que se pareça...
    A chegada de um(a) filho(a) é um grande rombo no orçamento. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  2.  # 3

Colocado por: RFernandesQue gasto tem com luz/agua/telefone?
    Quem tem filhos ( 1/2 /3 filhos ) quanto gastam em média com eles?
    Alimentação + resto compras para casa desde produtos higiene a detergentes,enfim compras de hipermercado
    Roupa?
    Encargos devido a deslocação (combustivel/seguros/transportes públicos)

Todos estes items têm uma variabilidade enorme!

Luz/Agua/Telefone: que uso faz de cada um?

Gastos com filhos: o preço da creche, por exemplo, é muito variável. depois há actividades extra, que podem ou não ter; depois há a saúde que depende muito de cada criança e de se visitar um médico pediatra ou o médico de família

Alimentação: como comes? comes como como? talvez não...

Compras de (hiper)mercado: marcas brancas ou outras? e se tiver um mercado local para frutas e legumes?

Roupa: C&A ou UCB?

Deslocações: carro próprio? transportes públicos? onde e por que distância?

Como pode ver não é fácil
  3.  # 4

Colocado por: FDNão se preocupe com as despesas normais, preocupe-se com as extraordinárias.

Normais
    - Casa: prestação/renda, seguros, condomínio
    - Serviços básicos: electricidade, água, gás, telefone, internet, televisão, telemóvel
    - Alimentação e limpeza
    - Educação: escola/creche/infantário, ATL/tempos livres, material escolar, livros, trabalhos
    - Entretenimento: almoços/jantares/saídas, cinema, teatro, espectáculos, férias, passeios

Extraordinárias
    - Serviços básicos: acertos
    - Pequenos "luxos/devaneios"

Somos três em casa e gastamos metade do orçamento com educação/casa (quase na mesma proporção) e metade (quando não é mais) no resto.

Não vivemos uma vida de luxo, nem nada que se pareça...
    A chegada de um(a) filho(a) é um grande rombo no orçamento. ;)

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:RFernandes

Tem razão no que diz,mas acho que me devo preocupar com todos os encargos. Se me diz que so com 3000 eur é que chega para viver normalmente,coitado de mim e de muitos outros!
    Claro que cada um tem uma maneira diferente de viver a vida,uns preferem dar mais importância a certas coisas que outros.
    O meu rendimento mais o da minha namorada rondam os 1800 eur/mês. Se eu gastar 600 numa prestação de CA vou-me ver a rasca? Nao gosto de fazer as coisas so por fazer,tem que ser bem ponderado.

Cumps
  4.  # 5

Colocado por: aleixomatos

Todos estes items têm uma variabilidade enorme!

Eu sei que tudo varia,apenas gostava de saber quais as vossos encargos para puder analisar e tirar as ingás conclusões.

Luz/Agua/Telefone: que uso faz de cada um?

Gastos com filhos: o preço da creche, por exemplo, é muito variável. depois há actividades extra, que podem ou não ter; depois há a saúde que depende muito de cada criança e de se visitar um médico pediatra ou o médico de família

Alimentação: como comes? comes como como? talvez não...

Compras de (hiper)mercado: marcas brancas ou outras? e se tiver um mercado local para frutas e legumes?

Roupa: C&A ou UCB?

Deslocações: carro próprio? transportes públicos? onde e por que distância?

Como pode ver não é fácil

5.  # 6

Tudo depende do estilo de vida que se tem.
    1800 euros tanto dá para viver folgadamente como dá para andar à rasca. Depende.

Há pessoas que gostam de andar sempre com carro novo e que o trocam a cada 4/5 anos sempre a pagar prestação. outros gostam de ter todas as novidades tecnológicas, telefones, computadores, etc...
    Portanto, tudo depende.
  6.  # 7

Constato também que há uma diferença enorme, em muitas coisas, entre viver em Lisboa e viver no interior. Provavelmente também haverá outros custos específicos da "interioridade" que ainda não contabilizei.
  7.  # 8

Muito importante é saber para quanto lhe vai a prestação com uma Euribor a 4.5% por exemplo.
  8.  # 9

Eu vivo no norte,zona de barcelos.

Eu entendo a vosso posição,há uma serie de variantes que condicionam as custos. Como é que é no vosso caso?
  9.  # 10

Colocado por: RFernandesEu vivo no norte,zona de barcelos.

Eu entendo a vosso posição,há uma serie de variantes que condicionam as custos. Como é que é no vosso caso?

Acho que na nossa zona conseguimos viver por bem menos que todo o resto do pessoal que frequenta o fórum. Em Lisboa está fora de hipótese...
    •  
      FD
    • 5 maio 2011

# 11

Colocado por: RFernandesSe me diz que so com 3000 eur é que chega para viver normalmente,coitado de mim e de muitos outros!

Não foi isso que eu disse... ora, leia lá bem com olhos de ver:

Colocado por: RFernandesClaro que cada um tem uma maneira diferente de viver a vida,uns preferem dar mais importância a certas coisas que outros.

Sim, por exemplo, o peso da escola da minha filha no orçamento é... substancial.
    Por outro lado, os dois carros da família têm 9 e 12 anos e não está prevista a troca...
  10.  # 12

Não foi isso que eu disse... ora, leia lá bem com olhos de ver:

Não estou a perceber onde quer chegar...
    •  
      FD
    • 5 maio 2011 editado

# 13

Colocado por: RFernandesNão estou a perceber onde quer chegar...

Como não quero dizer exactamente quanto é, apenas lhe queria transmitir que, naquelas condições, menos de 1500€, pelo menos para nós, não chega.
  11.  # 14

Caro Rfernandes

Conheço casais com vencimentos liquidos de 1800 euros, com casa própria (550 euros de empréstimo da casa)
    Com dois filhos a estudar...
    Com dois carros
    E conseguem sobreviver...

Agora não fazem uma vida dispendiosa... não fazem férias, e poupam-se a muitos luxos. Isto na zona do distrito de Braga. No inicio de vida fizeram um grande esforço de poupança e só assim conseguiram o que tem.

MAS atenção se os filhos tiverem em idade de ir para a Universidade a história é outra... não chega esse valor.
  12.  # 15

Eu consigo viver com menos de 2.000€/mês , somos 5, casal + 3 filhos (11 /11 / 8 anos)
  13.  # 16

Colocado por: RFernandesSendo eu jovem ...

Colocado por: RFernandesO meu rendimento mais o da minha namorada rondam os 1800 eur/mês. Se eu gastar 600 numa prestação de CA vou-me ver a rasca? Nao gosto de fazer as coisas so por fazer,tem que ser bem ponderado.

Já se perguntaram porque se tem falado tanto em reabilitar o mercado de arrendamento? Eu compreendo muitas das razões que têm levado a que em Portugal o arrendamento seja visto como uma má opção, mas por outro lado, veja que a compra de uma casa limita, e muito, a flexibilidade de um jovem (ou casal) em 'perseguir' (geograficamente) um emprego. Não sei qual a vossa situação profissional, mas cada vez mais, é importante procurar o emprego, e o factor geografico deve ser o menos importante. E essa procura deve (sempre que possível) extender-se para fora do País.

Mas se essas hipóteses já foram ponderadas e a compra de habitação própria é a vossa opção (mesmo nesta altura), então aqui vai o meu caso:

Temos um filho e dentro de semanas espero entrar na minha casa nova (*), e temos estas despesas principais:

CH: 700€/mês (enquanto a Euribor não chega aos 4,5%)
    Deslocações para trabalho: 200€
    Alimentação trabalho: 150 - 200€ (2 pessoas, apenas inclui almoços durante semana de trabalho)
    Compras casa (alimentação, higiene/limpeza, ...): 300€ - ??? (na verdade não sei estimar isto...)
    Filho: 150€ (educação + cuidados básicos saúde)
    Luz+Agua+Gas+Comunicações: 150 - 180€ (estimativa)

Como pode ver já estou nos 1650€ (mínimo), e ainda não inclui nada de:

(*) Não sendo velho, também já não sou propriamente jovem, e considero estar numa posição professional suficientemente estável. Senão seria dificil justificar a compra de casa. No entanto, sei que não deixa de haver alguma probabilidade, mesmo que baixa, de ter que mudar de lugar de emprego. Ao comprar casa, decidimos aceitar esse risco, mas sempre com o conhecimento de que ele existe...
  14.  # 17

Sempre pode ajudar a controlar os gastos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos, RFernandes
  15.  # 18

Colocado por: ribaupataSempre pode ajudar a controlar os gastos..

E parece-me ótimo para fazer estimativas... lembre-se apenas de acrescentar uma boa 'almofada' para imprevistos (10-15%?). Não se tornando necessário, é sempre um bom valor para investir.
  16.  # 19

Feliz aquele que nada tem. Não tem que se preocupar em manter, quanto mais em adquirir.
    Não podemos ser mais papistas que o Papa, teremos é que fazer ajustes nas outras despesas, daquelas que neste momento são um luxo para alguns e uma miragem para outros.
    E quanto mais apertar o cerco, mais será um luxo fumar, beber a bica, entre outras coisas simples e normais para o Português comum.
    A crise chegou, alguns choram, mas outros ganham ao vender os lenços.

Ases
  17.  # 20

Colocado por: aleixomatos

Já se perguntaram porque se tem falado tanto em reabilitar o mercado de arrendamento? Eu compreendo muitas das razões que têm levado a que em Portugal o arrendamento seja visto como uma má opção, mas por outro lado, veja que a compra de uma casa limita, e muito, a flexibilidade de um jovem (ou casal) em 'perseguir' (geograficamente) um emprego. Não sei qual a vossa situação profissional, mas cada vez mais, é importante procurar o emprego, e o factor geografico deve ser o menos importante. E essa procura deve (sempre que possível) extender-se para fora do País.

Mas se essas hipóteses já foram ponderadas e a compra de habitação própria é a vossa opção (mesmo nesta altura), então aqui vai o meu caso:

Temos um filho e dentro de semanas espero entrar na minha casa nova (*), e temos estas despesas principais:

CH: 700€/mês (enquanto a Euribor não chega aos 4,5%)
    Deslocações para trabalho: 200€
    Alimentação trabalho: 150 - 200€ (2 pessoas, apenas inclui almoços durante semana de trabalho)
    Compras casa (alimentação, higiene/limpeza, ...): 300€ - ??? (na verdade não sei estimar isto...)
    Filho: 150€ (educação + cuidados básicos saúde)
    Luz+Agua+Gas+Comunicações: 150 - 180€ (estimativa)

Como pode ver já estou nos 1650€ (mínimo), e ainda não inclui nada de:

(*) Não sendo velho, também já não sou propriamente jovem, e considero estar numa posição professional suficientemente estável. Senão seria dificil justificar a compra de casa. No entanto, sei que não deixa de haver alguma probabilidade, mesmo que baixa, de ter que mudar de lugar de emprego. Ao comprar casa, decidimos aceitar esse risco, mas sempre com o conhecimento de que ele existe...

Entendo o que me diz aleixomatos.. tanto eu como ela temos emprego,estamos efectivos,a empresa onde trabalhamos está em boas condiçoes financeiras..
    Temos terreno para construção,fica a +/- 8 km do local de emprego,podemos ir almoçar todos os dias a casa,não ha portagens nem SCUTS,não temos creditos para automoveis. O meu fez 4 anos agora em março e o dela 3,são relativamente novos e sem previsão de troca.

Em relação ao arrendar,nao entra nos nossos planos. Se por ventura as coisas nao forem de encontro ao que esperamos temos hipotese de morar na casa quer dos pais dela,quer dos meus. Ambas tem um andar a mais independente. Se puder prefiro pagar 500 por um CA do que estar a pagar 300 por uma coisa que não é minha. Só que tenh que ponderar bem custo futuros que me possam estar a passar ao lado ou a serem minimizados.

0.0209 seg. NEW