O meu nome é Fernando Silva e moro em Sobrado Valongo - Porto. Depois de ler a informação contida no forum e não ter encontrado uma resposta às minhas dúvidas, quero desde já dar-lhes os parabéns pela qualidade demonstrada , bem como pela ajuda prestada aos diversos utilizadores que, assim como eu, têm dúvidas.
O meu pedido de ajuda deve-se á instalação de um recuperador de calor da marca Solzaima, modelo Sirus, efectuada por uma empresa de renome. A escolha deste recuperador deveu-se principalmente ao preço do mesmo, que sei que a qualidade não é a melhor, mas esperava que a qualidade na instalação fosse superior ao que realmente aconteceu. A instalação foi feita com o isolamento do recuperador com manta de lã de rocha revestida a alumínio, mas não na totalidade, e o tubo de exaustão foi totalmente coberto com manta de lã de rocha sem qualquer isolamento de alumínio. A colocação do recuperador foi efectuada na parede que divide a sala da cozinha com a abertura de um buraco do tamanho do recuperador, ficando este à face da parede da sala e será criada uma lareira em gesso cartonado na zona da cozinha.
O que fiz até agora para melhorar a suposta instalação, que para mim não passa de um assentamento de um recuperador num bloco de cimento, foi a retirada da lã de rocha do tubo de exaustão e estou a considerar também em retirar as placas que cobrem o recuperador, pois as mesmas estão cortadas e com lã de rocha visível na zona da sala.
A minha dúvida reside na protecção da parede da sala de forma a que a mesma não estale com o calor. A ideia que me deram foi a de aparafusar uma placa de gesso à parede de forma a que fosse feito o isolamento da mesma. Será que chega? No topo do recuperador não preciso de proteger com algum tipo de isolamento de forma a que a parede não estale?
A segunda dúvida está na construção da hotte, pois a mesma estando na cozinha a minha ideia seria revestir a mesma com azulejos. Será que o posso fazer, sendo que a parede da corete na zona da cozinha levará placa dupla aparafusada um na outra? tenho que por algum tipo de isolamento nas parede de forma a evitar que os azulejos estalem com o calor? No topo do recuperador, agora na zona da cozinha, tenho que por algum tipo de isolamento para evitar o calor directo nos azulejos ou basta-me deixa uma folga de 4/5 cm ao recuperador? (este recuperador tem um aro em Inox de 10 cm que tapa essas folgas)
Na hotte irei colocar duas grelhas na parte inferior do recuperador, bem como, 2 na parte superior para descompressão.
Agradeço desde já a ajuda prestada nesta situação e peço desculpa pelo texto tão longo.