Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Alguem me pode ajudar a encontrar lampadas economizadoras para substituir spots de halogénio capazes de funcionar com dimmer?

Só encontrei estas mas não funcionam com dimmer. http://www.megaman.cc/global/products/product.php?p=182

Na mesma página existe um modelo BR1411d, mas não é importado pelo distribuidor português.

Alguem sabe onde posso encontrar uma lâmpada semelhante? e barata lol!
    • Jonh
    • 30 setembro 2008

# 2

Boa pergunta, também procuro umas economizadoras que sejam idênticas às de halogeneo, inclusivé no tamanho, mesmo que não sirvam para o sistema dimmer...
  2.  # 3

O que vocês querem sei eu lol

eu não sei é se a luz emitida será suficiente... e se será compatível com dimmer :/
    • Jonh
    • 30 setembro 2008

# 4

...quanto à luz emitida, como é para aplicar por exemplo em tectos falsos com vários pontos de luz seguidos penso que nao haverá problema, apesar de nao ser eficaz tao bom como as de halogeneo...

Essas lâmpadas já sao comercializadas em qualquer ponto de venda em Portugal?
  3.  # 5

Por ex. no AKI, sei que há em GU10 220v. E nas outras casas de bricolage também penso que sejam possíveis de encontrar!
    • Mac
    • 1 outubro 2008

# 6

Colocado por: Jonh...quanto à luz emitida, como é para aplicar por exemplo em tectos falsos com vários pontos de luz seguidos penso que nao haverá problema, apesar de nao ser eficaz tao bom como as de halogeneo...

Essas lâmpadas já sao comercializadas em qualquer ponto de venda em Portugal?

MEGAMAN® Portugal
    Company: Nordisul
    Address: Estrada de Polima, Km 0.6, Santo Domingos de Rana, Portugual
    Tel. no.: (35) 121 445 8390
    Fax no.: (35) 121 445 8399
    Email: [email protected]

http://www.megaman.cc/global/worldwideagent.php?wid=17&l=en
  4.  # 7

O link que eu enviei não é compativel com dimmer e custa 29,50 cada lampada http://www.megaman.cc/global/products/product.php?p=182
    Já falei com a nordisul, e obtive estas informações, na aki e na izi tem lampadas destas mas quem lá trabalha não sabe se podem ser usadas com dimmer ou não.

Se alguem souber de um concorrente da nordisul...
  5.  # 8

Quanto à luz emitida, para quem estiver ineressado existem tres níveis de potência 7w 9w e 11w, que correpondem a lampadas de halogénio de 25w 36w e 50w respectivamente.
  6.  # 9

Bem.......

As lâmpadas se forem directas 230v interessa se são dimáveis ou não, mas caso n sejam, ou seja, necessitem de um trabasformador (que ´o ideal), compra um Transf. Electronico, Dimmable, e deixa de haver problema com a lâmpada.

Essas lâmpadas são uma excelente escolha.

Caso precisem de ajuda na aquisição das mesmas posso remeter-vos um distribuidor da nossa fábrica de iluminação que certamente lhe fará um excelente preço (muito abaixo do designado).

[email protected] ou [email protected]

Cumprimentos e disponham.
  7.  # 10

É só para esclarecer o seguinte: Qualquer que seja o "DIMER", não funciona correctamente com lâmpadas fluorescentes. Creio que é deste tipo de lâmpadas que o meu amigo Bruno se refer. Se acaso se trata de lâmpadas de halogêneo, já o caso muda de figura,porque são cargas resistivas. Alguêm falou em balastro electrôninico...Seja electrônico ou tradicional ,o balastro apenas serve para baixar a tensão de 220V para 12V. No mercado até há bem pouco ,havia dificuldade em encontrar essses pequenos holofotes com lâmpadas de halogênio a 220V, nesse caso recorria-se ás de 12V com balastro. De hoje em dia já se encontra com facilidade e uma gama muito grande desse tipo de lâmpadas , tanto a 220V, como a 12V.
  8.  # 11

o que é um downlight e dimmer?alguém me pode esclarecer ?é que ando a ver focos de encastrar no chão e o termo downlight parece-me precisamente o que pretendo
    cumprimentos ao pessoal
    sergio
    • Davidr
    • 19 junho 2009 editado

# 12

Penso que o que estará a procurar nesse caso não seja downlights mas sim uplights.

Um Downlight é basicamente um ponto de luz composto por um aro e respectiva ligação a uma lâmpada. No caso dos downlights é para emitir luz de cima para baixo. Como é o caso das luzes embutidas tipicamente de halogéneo.

Um Dimmer é um transformador que está ligado à(s) lampâda(s) e que permite através de um "botão de regulação de intensidade" (e assumindo que as lâmpadas permitem funcionar correctamente em modo de "dimmer" ou "dimmable") baixar ou aumentar a intensidade da luz emitida.

inground-uplights.jpg

Exemplo
  9.  # 13

Boas,
    Permitam-se uma pequena correcção. Um Dimmer não é um transformador, mas sim um aparelho que permite a regulação da intensidade da luz, que pode estar ligado a um transformador, que obrigatoriamente terá de ser Dimável, ou não. Se a lâmpada for directa, com suporte GU-10 e for dimável, não leva trabsfomador.

Se o downlight tiver um balastro de sistema Dali, ou outro que seja tipo este ou o Touch and Dim, tb não é necessário levar dimmer.. apenas é necessário colocar na aparelhagem um botão de pressão, que fará a regulação da luz por toque de "pressão".

Vejam aqui um exemplo dum transformador dimável e de um dimmer (o dimmer é a imagem mais pequena.
      Combinacion-TrafoRegul.jpg
  10.  # 14

Raquel, obrigado pelo esclarecimento e nomeadamente pela correcção.

Já agora olhando para o exemplo que apresentou para o transformador não consigo ver qual a amperagem do mesmo.

Pelo que tenho lido, e caso queira usar leds (MR16), a maioria necessita de pelo menos 350ma. Comprei umas lâmpadas de leds no entanto o transformador existente em minha casa apenas apresenta 280ma. Acredito que funcione (e logo à tarde tiro as dúvidas porque as lâmpadas chegaram agora por correio) no entanto penso que uma amperagem inferior (pois as lâmpadas de halogéneo 50W que estão neste momento instaladas não devem precisar de mais amperagem) reduzirá o tempo de vida das lâmpadas de leds (no meu caso 50.000h).

Onde poderei comprar "led drivers" (transformadores 12v) para estas minhas lâmpadas XPTO que tenham pelo menos 350ma cá em PT? e qual o custo aceitável para os mesmos?
    • Davidr
    • 19 junho 2009 editado

# 15

Bem, acabei de instalar as duas lâmpadas (destas) por substituição de duas lâmpadas GU5.3 (MR16) de 50W cada.

Posso dizer que as lampâdas de leds não cobrem a total luminozidade emitida por lâmpadas de halogéneo de 50W mas tal como diz no site são equivalentes a lâmpadas de 35~40W. Em termos de ângulo do raio (38º) penso que serve perfeitamente mas fico algo curioso para ver como ficarão lâmpadas de leds com uma ângulo de raio de 120º...

Estou a utilizar o transformador (penso que se chama balastro) de origem das lâmpadas de halogéneo (apenas 270ma e devia ser acho eu 350ma) e tb me pergunto se usar um tranformador adequado irá produzir resultados diferentes...melhores ainda.

Em termos de temperatura da luz, é ligeiramente mais quente do que as de halogéneo mas pouco. É perfeitamente adequada como "temperatura" de substituição.

Fico a aguardar por assim dizer... a aguardar a vossa opinião.
  11.  # 16

Boas,

Se as lâmpadas são de 4w, como vi na ficha técnica, os transformadores terão de ser com um minimo de 500mA ou 750mA. Os de 350 são para Leds de 3w.
    Quantos transformadores necessita?
    Cumprimentos,
    • Davidr
    • 19 junho 2009 editado

# 17

5 de 750ma ja para antever situações futuras de lâmpadas com 6/7W.

Precisava no entanto de saber o custo aproximado destes equipamentos.

PS - E já agora obrigado! [email protected]
    • Davidr
    • 19 junho 2009 editado

# 18

Bem... isto está a virar no mínimo hobbie e penso que ainda vai virar vício. Já me estou a ver a "chatear" amigos e família para lhes mudar os sistemas de iluminação.

Encontrei e queria partilhar aqui no forum uma lâmpada e consequentemente um site de uma loja online.

O preço é super puxadote mas... os vícios são assim.

MR16 GX5.3 12v 5W Nichia Warm White 430 Lumen 120º

Vista LateralVista Frontal

- 430 Lumen é perfeitamente comparável com uma lâmpada de halogéneo de +50W.
    - 120º de dispersão do raio de luz é o máximo que alguma vez vi
    - A Nichia é reconhecidamente a empresa número 1 em tecnologia LED (dá alguma confiança)

PS - Isto dos lumens é muito bonito mas aviso que já tenho lido em alguns sites que por vezes os lumens publicitados são atingidos apenas em laboratório e que chegam na realidade a ser 50% do valor publicitado. Só testando...
  12.  # 19

Desculpem desenterrar este tópico mas necessitava da vossa ajuda.
    em casa tenho, nos halls e corredores projectores Apolo 1 da exporlux com lâmpadas de halogéneo com suporte GU5.3.
    Como a conta da electricidade tem aumentado muito, pois tenho tudo eléctrico em casa, queria poupar e pensei que substituindo as lâmpadas de halogéneo por outras mais económicas a diferença poderia ser substancial
    O que me aconselham?
    As lâmpadas que tenho são de 12V, com suporte GU5.3

Obrigado Tigra

0.0244 seg. NEW