a minha parte na herança dos meus pais é de 50% de um terreno onde tenho minha casa á mais de 40 anos, a outra parte ( 50% ) fica para o meu irmao que tambem tem 1 casa que era dos meus pais. ambas as casas tem acesso á via publica independentes. o meu irmao nao quer fazer destaque quer fazer escritura e ficarmos em co-propriedade para evitar os custos, atualizaçoes ( taxas e aumento de impostos ) e outros gastos. eu queria ficar com o terreno ( 50% ) em meu nome mas tambem queria evitar custos.
Evite a situação de co-propriedade, só se for temporária. É o que se passa agora uma vez que são os dois herdeiros do mesmo terreno. Antigamente ainda se faziam casas sem apresentar título de propriedade ás câmaras, por isso é que está nessa situação. Devem chegar a um acordo e fazer tudo o possível para obter duas parcelas independentes, uma para cada casa - isso pode passar por um destacamento de parcela - que é divirir o terreno em dois. É claro que isso acarreta custos e mais impostos de futuro mas é a única maneira de se livrar de problemas mais tarde quando os herdeiros forem os seus ou os do seu irmão.