Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há 2 semana atrás, fui visitar uma casa com uma imobiliária.
    A imobiliária em questão demorou cerca de 30 minutos comigo, mostrou-me a casa, mas não me passou muita certeza em algumas informações, por exemplo disse-me que o ano da casa era de 2003 quando na realidade a casa tem mais de 20 anos.
    No final da visita preenchi uma ficha de visita e assinei, como já tinha feito em 4 ou 5 imobiliárias que já me tinham mostrado outras casas.

Passado menos de 1 semana, e por coincidência, outra imobiliária convidou-me a visitar a mesma casa, facto só descoberto quando cheguei ao local.
    Informei essa imobiliária que já tinha visitado a casa com outra agência, mas mesmo assim efectuei a visita.
    Acontece que esta segunda imobiliária informou-me que o ano da casa era diferente, e prestou-me muito mais informações e com uma qualidade muito superior, facultou-me uma planta da casa, e colocou-me em contacto com o dono.

Considerei o trabalho desta segunda imobiliária muito superior, e decidi avançar para o negócio com ela.
    Avisei a primeira imobiliária que iria avançar para o negócio com a segunda imobiliária, e agora eles (a primeira imobiliária) estão a ameaçar-me com um processo em tribunal se eu não comprar a casa com eles, e dizem que têm um papel assinado por mim, que será supostamente o tal papel de 1ª visita, onde dizem existir umas letras pequenas que eles dizem que eu devia ter reparado, onde estará supostamente uma proibição de compra da minha parte durante 6 meses da mesma casa com outra imobiliária.

Não durmo bem já há uns dias, não me recordo de ter reparado nas tais letras pequenas, e nunca me passou pela cabeça que houvesse alguma obrigação de ter que comprar casa com quem nos presta um serviço inferior, ou de ter que enfrentar um processo judicial nestas condições.

Preciso das vossas opiniões e da vossa ajuda.
  2.  # 2

Já contactou a DECO?
    O departamento jurídico deles tem-se demonstrado muito eficiente (falando em função da minha experiência).

Ou contacte o INCI, que é a entidade reguladora do sector imobiliário (veja informação em www.inci.pt).
  3.  # 3

Ainda não contactei a Deco.
    Mas a sua resposta deixa-me preocupado.
    Pensava que era impossível existirem tais alíneas que vinculavam o visitante a ser obrigado a comprar pela 1ª imobiliária, isto nos papéis de visita.
    Quando preenchi a ficha da visita disseram-me que era só para pôr uma assinatura para mostrar trabalho feito ao patrão.
  4.  # 4

Colocado por: gremioAinda não contactei a Deco.
    Mas a sua resposta deixa-me preocupado.
    Pensava que era impossível existirem tais alíneas que vinculavam o visitante a ser obrigado a comprar pela 1ª imobiliária, isto nos papéis de visita.
    Quando preenchi a ficha da visita disseram-me que era só para pôr uma assinatura para mostrar trabalho feito ao patrão.
    pois tem ai um caso bicudo para resolver, isto se o papel que eles fizeram assinar tenha algum valor para os tribunais e qual a legalidade do mesmo, tem uma copia? se sim ja se certificou que é real o que dizem? já agora pode mencionar a imobiliária? o que diz a 2ª imobiliária? julgo que eles também têm interesse em esclarecer e ajuda-lo, de qualquer das formas aconselho a falar com um advogado.
  5.  # 5

Não tenho cópia nem me mostraram o papel, telefonaram-me e fizeram-me falar com o consultor deles e com um advogado, num tom muito agressivo e ameaçador, com algumas ofensas à mistura. A Segunda imobiliária assegura-me que não haverão problemas, o proprietário também diz o mesmo. Eu confesso que não estou nada descansado com a situação. O papel era um papel de visita normal, com opções sobre a qualidade do imóvel, sobre as áreas, etç. Aparentemente, segundo eles, tem umas letras pequenas que eu não me recordo de ver. Preferia não mencionar o nome da primeira imobiliária, por possíveis represálias.
  6.  # 6

A Segunda imobiliária assegura-me que não haverão problemas,
    escute é logico a resposta destes né, querem é vender
    o proprietário também diz o mesmo.
    idem aspas

eu também julgo que não haverá problema nenhum, não entendo o porquê dessas letras pequenas, mas aconselho a falar (pedir parecer) com um advogado, já vi e assisti a muitos filmes de terror deste género
  7.  # 7

Vou falar com um amigo advogado para ver o que ele me diz, vou também falar com a Deco.
    Estou pasmado com a situação, devia estar nas nuvens por finalmente e depois de muito esforço e sacrifícios estar a adquirir a minha casa de sonho, mas o sentimento é de preocupação por algo que eventualmente possa estar escondido numa folha de visita.
    •  
      FD
    • 9 maio 2011

# 8

É uma situação deveras interessante... porque, apesar de tudo, quem paga à imobiliária é o vendedor e não o comprador.
    Não sei como é que a imobiliária lhe pretende cobrar a si o pagamento de uma comissão que é paga pelo vendedor...
    Para mim, quanto muito não seja, parece-me uma questão de má fé.

Por outro lado, se a coisa funcionar assim - com base na escolha pelo mais eficiente - muitos proprietários encontrarão bons motivos para se escusarem a pagar à imobiliária que mostra a casa em primeiro lugar.

Porque isto não é simples, nem fácil, a questão só se conseguirá resolver em tribunal.
    Mas, uma coisa posso-lhe garantir: não é a si que a imobiliária deve exigir qualquer comissão, é ao vendedor e assim sendo, o problema é dele e não seu.
  8.  # 9

boas tarde...

como disse o FD e muito bem... o amigo pode dormir descansado.... o proprietário é que pode ficar preocupado.. pois o senhor apenas assinou uma ficha de visita e não nenhum contracto.

a si nunca lhe poderão vir pedir nada...

cumps

0.0145 seg. NEW