Iniciar sessão ou registar-se
    • edd
    • 7 maio 2011

# 1

Caros

Vou adquirir um apartamento no centro de Lisboa para remodelar e habitar. É minha primeira casa!!!
    Tenho ideia da remodelação que pretendo mas gostava de ouvir algumas opiniões.
    Gostava também de encontrar alguém que me trate do projecto e da obra.

É um T6 com 175m2 no 4º andar de um prédio com 5 andares, sem elevador, com a fachada e as áreas comuns em bom estado.
    O apartamento está em mau estado mas habitável, tem tábua corrida e pé direito alto.
    Quero fazer uma remodelação total mas manter alguns elementos originais (pedra da chaminé, portas interiores, chão, etc)

Envio os links para uma planta original e uma planta com as alterações que pretendo.

Queria saber se fazem sentido!!!! sala maior a poente, cozinha maior, mais um wc, mudar o quarto principal para nascente e traseiras calmas.
    Não tenho experiência nesta matéria e tenho algumas dúvidas: é possível mandar paredes abaixo ou sai caro demais para o efeito... posso construir um wc em qualquer local... deveria fazer uma suite com closet???

http://dl.dropbox.com/u/3632522/Original03.pdf
    http://dl.dropbox.com/u/3632522/Alterada01.jpg

Agradecia algumas dicas sobre estes assuntos.

É a primeira vez que participo neste fórum e quero desde já agradecer a atenção dispensada.

Até breve
    Edgar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmiranda
      Alterada01.jpg
  1.  # 2

Edd,
    A primeira coisa que me ocorre dizer é que «já vi essa casa em qualquer lado». :-))
    É que as casas dessa época são todas iguais!
    Desde as de Campo de Ourique até às do Saldanha, passando pela Duque de Loulé, etc., já vi casas idênticas a essa por todo o lado.

Respondendo ás suas questões:
    . Compreendo que queira colocar o quarto principal a Nascente e dando para as traseiras calmas. Tem toda a lógica. O que, infelizmente, não tem muito lógica é colocar a sala de jantar a mais de 15m da cozinha.~

. A questão da suite com closet depende da arrumação que pretende dar a toda a casa, de opções pessoais (ou de casal), etc.

. Deitar paredes a baixo, só tem problema quando o biscateiro não sabe o que anda a fazer.

. Não é fácil colocar uma casa de banho em qualquer lado num prédio de apartamentos. Os esgotos têm de DESCER em direcção às prumadas existentes. E não estou a ver como escoar os esgotos dessa casa de banho que quer criar.
    Das duas uma: ou tem uma sorte dos diabos e o saguão contíguo a essa c.b tem prumadas de esgoto a que se possa ligar essa casa de banho; ou terá de elevar a altura do pavimento (da c.b. E DO CORREDOR) para ligar ao esgoto da casa de banho existente. Não me parece que fique bem um degrau no meio do corredor... para evitar problemas destes, já vi umas casas (na Baixa-Chiado) em que TODO o pavimento foi elevado para permitir todo o tipo de mudanças.

Repare que essa c.b. com 3,10mx2,??m ficaria um bocado grande. Em vez disso, aqui há uns anos enfiei uma casa de banho onde você tem agora uma despensa.

. Geralmente, aconselho a separar quem faz o projecto (Arquitecto) de quem faz a obra (empresa de construção com alvará).
    Um construtor tentará sempre recomendar soluções que LHE convenham a ele, e não está tão habilitado - como um Arquitecto - a compreender todas as reais necessidades das pessoas que vão viver na casa.
    E digo isto porque sou apenas Engenheiro/construtor. ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edd
  2.  # 3

boa tarde edd concordo com tudo o que o luis salientou, não tem cabimento nenhum a cozinha estar tão longe da sala de jantar e junto de 2 quartos, penso que têm ai casa com potencial é preciso arrumar tudo no sitio e que fique funcional, aconselho a contratar um arquitecto expor as suas ideias, lembro que é o primeiro passo, depois de tudo defenido então comece a pedir orçamentos a empresas, não convém misturar as coisas, disponha obrigado
  3.  # 4

edd

tem ai pano para mangas. antes do mais informe-se bem sobre as implicações sobre a remodelação em relação ao restante do prédio quer nos aspectos técnicos quer nos aspectos juridicos.
    dependendo do interesse arquitectónico desse edificio acho que é um investimento a ponderar visto que para alem de não ter elevador é um prédio antigo e passivel de grandes obras de conservação em que todos os condominos terão que estar para ai virados.
    por outro lado a existência de dois saguões permitem-lhe muitas soluções interessantes para fazer ai uma bela casa.
    repare que tudo vai depender do seu plafond, mas é possivel mudar tudo incluindo a localização das I.S. e cozinha.
  4.  # 5

Olha, antes de mais parabêns. Eu Optei por fazer o mesmo a 3 anos atras e não estou arrependido, embora não numa casa tão grande.

Aprendi muito no processo e hoje faria algumas coisas diferentes.

Prepara-te, que vais ter aí algo com muitas dores de cabeça, mas é gratificante.

A primeira coisa que te digo é que contratei arquitectas... e é só deitar dinheiro à rua. Seria a primeira coisa que mudava se pudesse voltar atrás.

Mas também depende um bocado da tua apetência para estas coisas.

Se precisares de ajuda com algum tema, apoio moral, ou a opinião de quem passou por algo parecido, é só perguntar.
  5.  # 6

Já agora, isso foi um bom negócio? sabes se há mais? :)
  6.  # 7

A primeira coisa que te digo é que contratei arquitectas... e é só deitar dinheiro à rua. Seria a primeira coisa que mudava se pudesse voltar atrás.
    o facto de ter tido uma má experiência com o arquitecto/a a sua afirmação e pura treta, provavelmente não teve sorte, como em todas as profissões ha os bons e os maus, é uma questão de saber escolher
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nspinheiro
    • edd
    • 8 maio 2011

# 8

Caros

Muito obrigado a todos pelas respostas.

É verdade Luís, nos últimos meses visitei dezenas de casas muito parecidas. O que me fez optar por esta foi o número de janelas, as portas duplas (todas as portas da casa abrem metade para cada lado) e a largura do corredor, maior que o normal para este tipo de casas. De área total foi o maior apartamento que visitei.

Gosto bastante deste espaço mas na verdade sinto que está um pouco baralhado. O maior problema é que a minha querida Maria quer mesmo o quarto na parte de trás da casa!! Isso torna a casa confusa.

Mudar a cozinha de sitio poderia resolver o problema mas soa-me a uma operação demasiado cara: passar canalização e elevar o chão todo (que neste momento está em bom estado, basta afagar)
    No entanto, se mudar a cozinha posso depois criar facilmente outro WC, resolvendo todos os problemas de uma vez!!

Está planta foi alterada tendo em conta os nossos gostos mas também o orçamento.
    As grandes questões para mim são:
    Será que vale a pena investir mais uns milhares e fazer a remodelação perfeita?
    A cozinha no sitio errado pode desvalorizar a casa?

Vou ter atenção aos aspectos técnicos e jurídicos do resto do prédio.
    Como todas as áreas comuns e fachada estão em bom/médio estado não estou muito preocupado com o interesse dos restantes condóminos em fazer remodelações. De qualquer forma a vizinhança é boa e o condomínio parece funcionar bem.

Eu tenho vontade de arranjar um arquitecto para fazer a coisa como deve ser. E acho que o vou fazer.
    O meu maior receio é que a alterações feitas por um profissional tornem esta obra demasiado cara.

Assim que tiver novidades meto no forum.

Muito obrigado e até breve

Edgar
    • edd
    • 8 maio 2011 editado

# 9

Colocado por: nspinheiroJá agora, isso foi um bom negócio? sabes se há mais? :)

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:edd

Ainda não sei bem se foi um bom negócio!!
    Acho que só vou descobrir depois da remodelação e de somar todos os custos.
    Igual a esta não conheço mais mas há umas parecidas com 140m2.

Muito obrigado pelo apoio.
  7.  # 10

Colocado por: eddMudar a cozinha de sitio poderia resolver o problema mas soa-me a uma operação demasiado cara:

Para além do «dinheiro», há outras condicionantes: as localizações da prumada de esgotos e DA CHAMINÉ.

Colocado por: edd O meu maior receio é que a alterações feitas por um profissional tornem esta obra demasiado cara.

Ao contrário.
    O que torna as obras irremediavelmente caras são as coisas feitas à toa, cheias de «já agoras», executado por biscateiros, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  8.  # 11

«4º andar de um prédio com 5 andares, sem elevador»

Boas

Seja qual a decisão que tomei na minha vida, costumo dizer que se a tomei naquele momento, é porque seria a melhor!De qualquer maneira, deixo aqui a minha preocupação, ao pensar em tanta escada...

Cps

RUI M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, edd
  9.  # 12

Colocado por: pdavidmarqueso facto de ter tido uma má experiência com o arquitecto/a a sua afirmação e pura treta, provavelmente não teve sorte, como em todas as profissões ha os bons e os maus, é uma questão de saber escolher

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:nspinheiro

Eu não disse que eram más, pelo contrário. Só não achei que o valor aportado pelo trabalho delas para uma remodelação valha a pena. mas é como digo... também depende da pessoa. Quem queira alguem que faça o trabalho, discuta ideias e depois executa-se tudo bem.. eu como tinha as minhas ideias e planos, o valor aportado foi reduzido.

Atençao que eu nao digo que seja sempre inutil contratar um arquitecto. Para uma remodelação que não seja nada do outro mundo é que sinceramente na minha optica, não se justifica.
  10.  # 13

Nao me parece facil mudar a cozinha, por causa da saida de fumos. A questão do quarto é porque? Vista? Barulho?

Pessoalmente eu faria o mesmo que fiz na minha, uma grande sala (60m2) com a cozinha aberta deitando essas paredes abaixo desses dois quartos.

Deixa-me que te diga que so pela planta, sem a ver, gosto muito da tua casa! já me estava a imaginar a mudar isso.
  11.  # 14

Boa tarde,

Procure remodelar com espaços confortáveis e funcionais. Aproveite a orientação solar para privilegiar os espaços que pretende utilizar com mais frequência.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 15

Olá,

Não sei realmente se fez um bom negócio, mas eu nunca compraria uma casa no 5º andar sem elevador. NUNCA!

Não sei se é novo, mas se pensa ter filhotes, vai arrepender-se à grande. É que as compras podem vir on-line, agora a traquitana do bebé e o bebé, vem pelas escadas.

Depois não vamos para novos... a minha 1ª casa era num 3º andar sem elevador e ao fim de 6 meses tinha uma placa a dizer VENDE-SE lá fora!

Remodelações são muito giras, a malta diverte-se com a brasileirada, tudo muito bem. Mas depois é que sãoi elas... só probremas. Casa velhas então é o verdadeiro suplício.

Fiz obras numa casa com 14 anos. Cozinha, WC, chão, portas e janelas. E passados 6 meses ainda lá tinha a malta toda e a derrapagem do orçamento para sobremesa. T3 ... 120m2....
    Esse corredor... é bom para as festas. Vai andar com os pratos às costas para cá e para lá, depois os copos, depois é os cafés, depois depois depois depois ......... zzzz zzzz zzzz

Mas se é essa, um conselho:

Não se meta com biscateiros, procure alguém que saiba o que faz.
    Faça um contrato de empreitada, não se meta em "alteramos isto?" "acha que fica melhor assim?"

Boa sorte.
  13.  # 16

Eu no seu lugar nem ponderava deixar a cozinha tão longe da sala, não é funcional. Eu faria a remodelação "perfeita" desde que houvesse verba, como é óbvio :P
    • edd
    • 10 maio 2011

# 17

Colocado por: nspinheiroNao me parece facil mudar a cozinha, por causa da saida de fumos. A questão do quarto é porque? Vista? Barulho?

Pessoalmente eu faria o mesmo que fiz na minha, uma grande sala (60m2) com a cozinha aberta deitando essas paredes abaixo desses dois quartos.

Deixa-me que te diga que so pela planta, sem a ver, gosto muito da tua casa! já me estava a imaginar a mudar isso.

O local do quarto tem a ver com o barulho! E também com o sol na sala ao fim do dia!
    Sim, essa é uma boa alternativa. A cozinha e a sala na frente e os quartos todos no fundo da casa.
    Vou tentar descobrir se consigo fazer a cozinha na frente, as questões técnicas.
    Obrigado
    • edd
    • 10 maio 2011

# 18

Colocado por: vavafigOlá,

Não sei realmente se fez um bom negócio, mas eu nunca compraria uma casa no 5º andar sem elevador. NUNCA!

Não sei se é novo, mas se pensa ter filhotes, vai arrepender-se à grande. É que as compras podem vir on-line, agora a traquitana do bebé e o bebé, vem pelas escadas.

Depois não vamos para novos... a minha 1ª casa era num 3º andar sem elevador e ao fim de 6 meses tinha uma placa a dizer VENDE-SE lá fora!

Remodelações são muito giras, a malta diverte-se com a brasileirada, tudo muito bem. Mas depois é que sãoi elas... só probremas. Casa velhas então é o verdadeiro suplício.

Fiz obras numa casa com 14 anos. Cozinha, WC, chão, portas e janelas. E passados 6 meses ainda lá tinha a malta toda e a derrapagem do orçamento para sobremesa. T3 ... 120m2....
    Esse corredor... é bom para as festas. Vai andar com os pratos às costas para cá e para lá, depois os copos, depois é os cafés, depois depois depois depois ......... zzzz zzzz zzzz

Boa sorte.

ahahah :)

As escadas não me incomodam muito, se a casa ficar boa não me vou importar de as subir várias vezes ao dia.
    O corredor sim, deixa-me preocupado! Posso sempre fazer as festas no quarto!!! :)

Obrigado
  14.  # 19

Colocado por: eddPosso sempre fazer as festas no quarto!!!

Festas no quarto... Ok ok :P
  15.  # 20

Colocado por: edd
    O local do quarto tem a ver com o barulho! E também com o sol na sala ao fim do dia!
    Sim, essa é uma boa alternativa. A cozinha e a sala na frente e os quartos todos no fundo da casa.
    Vou tentar descobrir se consigo fazer a cozinha na frente, as questões técnicas.
    Obrigado

honestamente nao me parece, eu estava era a dizer o contrario, sala nas traseiras e a cozinha onde está.

Mesmo que seja possivel, o mais provavel é custar uma fortuna uma alteração dessas.

A nao ser que por sorte... por acaso o andar tem vizinho do lado?... se sim, onde é a cozinha dele? pode pelo menos resolver a questão dos fumos...

0.0236 seg. NEW