Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Gostaria que me ajudassem pois tenho uma duvida que se prende com o custo/beneficio e eficiência da construção da cobertura da minha casa. O projecto é de uma casa de um só piso, com 300 m2, em S. Miguel, Açores, junto ao mar e em zona ventosa, daí a importancia que dou a esta situação. A questão prende-se com a decisão de colocar uma laje devidamente isolada (com tela isolante e lajetas) que vem em projecto Vs. utilização de paineis sandwish (fixado em armação de ferro ou madeira e apenas pladour por baixo) de modo a minimizar custos. As duvidas prendem-se com o custo/beneficio, bem como com questões de isolamento acustico, termico e também com a questão de humidades principalmente no que respeita aos paineis.

    1 - A questão fundamental prende-se com duvida da viabilidade da segunda opção para as caracteristicas enunciadas, isto é, em termos de isolamento de águas pluviais, acustico e termico (apenas paineis, sem laje e com aplicação interior em pladour, isto é ficando um espaço de ar entre a cobertura e o pladour, à semelhança das coberturas tradicionais em armação de madeira e telha) visto parecer-me a mais economica?
    2- Terei de ter cuidados suplementares com isolamento acustico?
    3 - Terá esse espaço que ser ventilado? Que cuidados terei de ter com acumulação de vapor?

    Agradecia resposta,

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Tendo em conta apenas o facto de ser junto ao mar, eu não optaria pelo painel sanduich, visto que a sua durabilidade vai ser mais reduzida certamente.
  3.  # 3

    D_silva eu cheguei a morar numa moradia em que o meu senhorio para cortar nos custos só colocou paineis sandwish. O resultado é que sempre que chovia era um barulho descomonal. Já vi aqui um projecto de reconstrução que também usaram paineis sandwish, mas colocaram a telha lusa por cima:

    https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/

    Podes sempre pedir informações ao speedsteer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: D_silva, rborges
  4.  # 4

    Gugas e Valter,

    Obrigado pelos comentários, Como disse acima a ideia era diminuir custos mantendo a estanquicidade e isolamento da cobertura, o que passaria por substituir a laje pelos paineis sandwish....será que teria de ter outros cuidados (custos?) como utilização de roofmate, telhas, lã de rocha para que a alternativa fosse "perfeita"? E custos, será que seria realmente uma alternativa viavel à laje?
    Como podem perceber sou um leigo nesta matéria mas como vi diversos posts interessantes e com comentários bastante tecnicos, resolvi pedir ajuda..
    por isso agradeço a quem quiser participar e dar a sua opinião

    Cumprimentos,
  5.  # 5

    mas ter painel-sandwich faz assim tanto barulho quando chove???
  6.  # 6

    Boa tarde,

    caro D_Silva, se as soluções que coloca como opção tem em consideração o custo/beneficio, posso desde já dizer-lhe que o painel sandwich é das melhores opções. Quer pela facilidade instalação, com a consequente redução de custos de mão de obra, quer pela redução dos custos doa materiais a utilizar.

    Aconselho que não use apenas e só os paineis, pois como mencionam em post's anteriores o barulho de chuva a cair ouve-se e bem, pelo que deve ser sempre complementado com telha cerâmica, pois elimina o barulho da chuva, bem como a questão estética da coisa.

    Qualquer questão não hesite em contactar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman, D_silva, rborges
  7.  # 7

    Caro Speddsteer,
    Agradeço desde já a informação...mas assim sendo não estaria eu a utilizar o painel sandwish apenas como subtelha?? Não seria ainda mais economico utilizar apenas uma subtelha (ai sim por debaixo da telha comum) e isolar por debaixo com roffmate ou qualquer outro produto para a termica?

    Cumprimentos,
  8.  # 8

    Colocado por: D_silvaCaro Speddsteer,
    Agradeço desde já a informação...mas assim sendo não estaria eu a utilizar o painel sandwish apenas como subtelha?? Não seria ainda mais economico utilizar apenas uma subtelha (ai sim por debaixo da telha comum) e isolar por debaixo com roffmate ou qualquer outro produto para a termica?

    Cumprimentos,


    Caro D_silva,

    poder usar até pode, mas posso garantir que os custos são maiores. O painel sandwich não funcionará só apenas como sub-telha, mas também como isolamento térmico e acustico, dai a questão de que, na minha opinião, é preferivel utilizar apenas o painel sandwich, do que estar a utilizar a sub-telha e o roofmate.
    Aproveito também para salientar que posteriormente para aplicar o pladur pelo interior é muito mais fácil com o painel sandwich, pois fica com ponto de apoio metálico e não necessita de criar mais uma estrutura para suportar o tecto.

    Mais questões não hesite em falar.

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman, D_silva
  9.  # 9

    Mais uma vez obrigado pela informação,
    Fiquei no entanto com duas duvidas que se prendem com o que referiu de não necessitar de mais apoios para fixar o pladour...a area ronda os 300m2 e a cobertura é só de uma agua....depreendo que seria preso na estrutura onde se fixam os paineis (ferro ou madeira)? E ainda, teria de ter algum cuidado suplementar com a respiração do vão que fica entre o painel e o pladour?Como seria feita?Pergunto isto pois tenho acompanhado alguns forum em que discutem muito as barreiras anti-vapor e a acumulação do mesmo...E por ultimo, que cuidados teria de ter caso quisesse ter relativamente à termica caso quisesse colocar claraboias nessa cobertura com paineis?
    Agradeço informação..
    Cumprimentos,
  10.  # 10

    Olá Speedsteer,
    Acompanhei os post que pôs com as fotos da sua obra....gostaria de lhe perguntar como resolveu a questão da barreira anti vapor....isto é, colocou o painel com a telha por cima e depois colocou o pladour como "tecto". Tem um vão (espaço) entre os dois? Como é que minimizou o problema da acumulação de vapor (devido às diferenças termicas)? Já agora, ponderou a hipotese de pôr claraboias...pergunto pois estava a ponderar essa hipotese e gostaria de saber a sua opinião sobre se será simples de executar?
    Cumprimentos,
  11.  # 11

    Caro D_silva,

    relativamente á questão do problema de acumulação de vapores, não se coloca na situação do telhado da minha habitação, pois como tem caixa de ar entre telha cerâmica e telha sandwich e também caixa de ar entre o pladur e a telha, o que permite a circulação de ar, evitando a acumulação de vapor (as diferenças térmicas são substancialmente reduzidas).

    No que diz resprito á colocação de claraboias, também não tem problema nenhum a sua instalação, visto que a própria telha sandwich serve de suporte á aplicação da referida clarabóia. E sim está comtemplado mais tarde a colocação de claraboia, principalmente na IS e na zona de cozinha.

    Mais questões não hesite.
  12.  # 12

    Caro Alv, mais uma vez so tenho de lhe agradecer todo o cuidado em responder à(s) minha(s) questão(ões)....é defacto uma situação delicada pois a cobertura é um dos pontos que me tem tirado algum sono....a decisão deverá passar pelo painel sandwish com telha assente em ripas de pvc, assente em estrutura de ferro, e lã de rochã (isolante) sobre o pladour...com ventilação entre o espaço painel sandwish/pladour..(pois parece-me que assim terei todas as possiveis situações de impermiabilidade e isolação resolvidas e a melhor solução entre preço/qualidade)...será a decisão que irei tomar tendo também em conta tudo o que me disse...mais uma vez me despeço, com o meu agradecimento, Duarte (caso tenha algo a acrescentar...agradeço desde já)
 
0.0178 seg. NEW