Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarda !!
    Venho pedir a vossa opinião, pois isto está a deixar-me “passado”.
    Estive num apartamento alugado durante 4 anos ou seja desde 2007 com um contrato de 5 anos terminava me 2012. No entanto em 2009 a minha vida complicou-se a minha esposa ficou sem emprego e pretende-mos entregar o apartamento. Liguei varias vezes ao senhorio sem sucesso, pois tinha o telefone desligado e depois Envie 2 cartas nesse ano ao Senhorio sem serem registadas, a pedir que ele se desloca-se ao apartamento para entregar o mesmo.
    Nunca tive resposta dos senhorios, em Janeiro de 2010 deixei de pagar devido a não ter recursos financeiro, em fins de 2010 recebo uma notificação do advogado dos Senhorios a pedir uma quantia completamente absurda , inclusive rendas que já tinha pago mais juros referentes a 2009 as quais eu tenho os recibos. Eu respondi ao Dr. dizendo que a quantia pedida era um absurdo e, que alias eu a mais de 1 ano que pretendo entregar o apartamento mas nunca tive notícias dos Senhorios. Em 2011 através de um advogado consegui entreguei a chave do apartamento a uma solicitadora que trabalha com o advogado dos senhorios. No entanto em Março deste ano vim a saber pelo advogado, que os senhorios estavam em Espanha a trabalhar desde fins de 2008, por isso nunca se tinham deslocado ao apartamento nem tinham dito nada sobre as cartas enviadas por mim.
    A minha pergunta é?
    Eu tento entregar apartamento na devida altura, telefone envio cartas, e agora ainda me põem em tribunal!!! Os Senhorios não deveriam ter informado os inquilinos sobre a sua ausência do país e ter facultado a morada e o telef. do sitio para o qual se deslocaram? Agora passados 2 anos querem as rendas de 2009 que já tinam sido pagas e querem as rendas de 2010 quando eu já tinha saído do apartamento.

    Mas a culpa é minha?

    O que posso eu fazer?
  2.  # 2

    Ninguém??
  3.  # 3

    Acabou de dizer que enviou cartas sem ser registadas. Como pode provar que enviou as ditas cartas?

    Cmps
  4.  # 4

    Colocado por: PAulo P PintoMas a culpa é minha?


    É. Devia ter enviado carta registada.

    Colocado por: PAulo P PintoO que posso eu fazer?


    Só lhe resta resolver esse problema com o advogado, com quem já falou, ou outro.
  5.  # 5

    O advogado disse-me que não á nada na lei que me obrigue a enviar cartas registadas.
    Mas o senhorio não deveria ter-me avisado que iria para fora trabalhar?
    •  
      FD
    • 9 maio 2011

     # 6

    Colocado por: PAulo P PintoO advogado disse-me que não á nada na lei que me obrigue a enviar cartas registadas.

    Esse advogado é dos bons:

    Artigo 9.o
    Forma da comunicação
    1—Salvo disposição da lei em contrário, as comunicações legalmente exigíveis entre as partes, relativas a cessação do contrato de arrendamento, actualização da renda e obras, são realizadas mediante escrito assinado pelo declarante e remetido por carta registada com aviso de recepção.

    http://www.arrendamento.gov.pt/NR/rdonlyres/D293D94B-6648-4E75-8514-4A636F6D8C73/0/Lei_6_2006_27_2_LAU.pdf
  6.  # 7

    Mas o senhorio não deveria ter-me avisado que iria para fora trabalhar?
    Eu não habito nesta casa a mais de meio ano, só fiquei com a chave porque não tinha a quem entregar.
    Então agora tenho que pagar o que já paguei tambem ?
  7.  # 8

    Colocado por: PAulo P PintoO advogado disse-me que não á nada na lei que me obrigue a enviar cartas registadas.


    Vou ter que corrigir o que disse:

    Colocado por: PicaretaSó lhe resta resolver esse problema com o advogado, com quem já falou, ou outro.
    •  
      FD
    • 9 maio 2011 editado

     # 9

    Colocado por: PAulo P PintoMas o senhorio não deveria ter-me avisado que iria para fora trabalhar?

    Devia mas, bastava ter a carta registada com o recibo de "recusado" ou "não levantado" para não ter esse problema...
    Arranje provas ou testemunhos de que saiu da casa e quando o fez (cancelou os contratos da luz/água?), talvez o juiz ignore (duvido) essa questão de não ter enviado cartas com aviso de recepção.
  8.  # 10

    Colocado por: FD
    Devia mas, bastava ter a carta registada com o recibo de "recusado" ou "não levantado" para não ter esse problema...
    Arranje provas ou testemunhos de que saiu da casa e quando o fez (cancelou os contratos da luz/água?), talvez o juiz ignore (duvido) essa questão de não ter enviado cartas com aviso de recepção.


    Os contratos da luz/água/Gás estão em nome do senhorio.
    Eu não sou muito de intimidar, apenas quis entregar o que não era meu. Acho esquisitos pedirem rendas de 2009 a 2010 quando eu paguei as de 2009.
    Só o inquilino é que tem deveres? E não percebo nada disto, mas senhorio não tem responsabilidades nisto. Pede 2 anos de rendas porque? Mas existe alguém que espere 2 anos pelas rendas, não diz a lei 3 meses e despeja o inquilino. Se eu realmente tivesse em falta com o ano de 2009, porque que recorreu a um advogado em fiz de 2010? O senhorio não deveria ter-me comunicado a falta das rendas em 2009? Não deveria ter-me enviado uma carta passado 3 meses ou ter tentado perceber o porque dessa falta e deslocar-se ao apartamento?
    Porque recorrer a um advogado antes de falar com o inquilino, se tivesse vindo falar comigo em Janeiro de 2010 eu tinha-lhe entregue a chave e não havia nada disto, mais nada, isto não é agir de má fé ? Vamos gastar recursos do estado "Tribunal" e tempo só porque o senhorio se "pirou" e não quiz saber.

    Só eu é que tenho deveres??
  9.  # 11

    A falta de bom senço neste país é formidavel...depois de ter tendado entregar o que não é meu, o dono não quiz saber, nem se quer veio nem tentou falar com os inquilinos, o telefone desligado, foi trabalhar para fora sem dizer nada...eu agora é que sou culpado por ter guardado a chave do apartamento e não a ter entregue...mas eu entregava a quem??? moralmente não devira o senhoria não deveria ter-se preocupado e perguntar o porque de eu ter dixado de pagar? Não é isso que qualquer pessoa faz, quando algeum deve, não se fala 1º com as pessoas? Ou agora nem 1 nem 2, é logo advogado e tribunal...4 anos e meio e nem e continuo sem conhecer os senhorios. Nem recibos de rendas me passaram. Pergunto.
    Eu deixei de pagar em Janeiro de 2010 em Fevereiro de 2010 sai dessa casa e fui para a casa dos meus pais. Pedi apoio judiciario, mas gostava da vossa opinão.
  10.  # 12

    Se tem razão, ninguém o pode obrigar a pagar. Os tribunais que decidam.
    Se apesar de tudo se sentir lesado pela sentença, vá até aos últimos recursos.
    Quem tem razão não deve temer, pelo menos é assim que deveria ser.
    Defenda-se.
    •  
      FD
    • 17 maio 2011

     # 13

    Colocado por: JacintaSe tem razão, ninguém o pode obrigar a pagar. Os tribunais que decidam.
    Se apesar de tudo se sentir lesado pela sentença, vá até aos últimos recursos.
    Quem tem razão não deve temer, pelo menos é assim que deveria ser.
    Defenda-se.

    Exactamente. Se provas houver de que tentou entregar a chave, tem alguma coisa a seu favor.
    Mas, se o juiz entender que está a "usar" esse facto para ter ficado na casa sem pagar, as coisas podem ser diferentes.
    Tudo depende da prova que conseguir fazer.
    Por exemplo, bastará talvez o testemunho dos seus ex-vizinhos em como a partir de uma certa data deixou de lá viver...
 
0.0173 seg. NEW