Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

A obra de remodelação do meu apartamento está a ir, e já estou a pensar na iluminação dos wc´s e da cozinha

Devo meter tecto falso em pladur hidrofugado, com iluminação embutida.

Quais as hipóteses que tenho?

Já me dei conta que nas cozinhas costumam usar-se estes downlight maiores com 2 lampadas :

http://aki.pt/2009/temp/JPG_2c8a76a8a626c62694ab0e194817823a

E nos wc´s uns mais pequenos, tipo estes :

Fluorescente:
    http://aki.pt/2009/temp/JPG_1d590adebe4287d67dca052e749dab69

Incandescentes:
    http://aki.pt/2009/temp/JPG_2b59f64c4cf0df5e416c20cb46314e96

Será que me está a escapar algo mais interessante do que estes ?

Até compreendo a necessidade dos focus incandescentes (halogenio) ficarem com uma distancia minima do tecto, pelo quanto aquecem, mas já os baseados em fluorescentes / economizadoras, praticamente não aquecem, logo não percebo porque não podem ficar encostadas ao tecto de cimento.

O pé direito da minha cozinha e wc´s é baixo, 240 nos wc´s e pouco mais na cozinha, por isso queria meter o tecto falso o mais próximo possivel do verdadeiro, por isso até equacionei no caso dos wc´s pegar numa broca craniana diamantada e abrir buracos no tecto de cimento para ganhar uns 3 ou 4 cm´s no sitio onde estes ficarem no tecto falso, isto faz sentido se optar por spots deste tipo: http://aki.pt/2009/temp/JPG_1d590adebe4287d67dca052e749dab69

O que acham ?
  2.  # 2

na caixa não diz ?
    os projectores pequenos ditos normais (mais vistos )precism sempre de uns oito cm mais ou menos
  3.  # 3

Normalmente a distância pra embutir os focos varia entre os 8,5cm (halogeneo) e os 10~12cm (spots de fluorescentes com DN<180mm).
    Os projectores de 2 lâmapdas maiores (com 200~230mm) já necessitam de ter entre 12 a 16cm de espaço livre.

Portanto, com um pé direito como o seu, aconselhava a por o tecto falso directamente aplicado no perfil, pelo que deverá baixar só cerca de 3cm... e assim lá terá de abrir uns furos no cimento com a craniana...

Em minha casa terei de fazer isso no sótão, mas não é cimento, é a abobadilha, pelo que se torna mais simples.
  4.  # 4

Colocado por: treladocaoNormalmente a distância pra embutir os focos varia entre os 8,5cm (halogeneo) e os 10~12cm (spots de fluorescentes com DN<180mm).
    Os projectores de 2 lâmapdas maiores (com 200~230mm) já necessitam de ter entre 12 a 16cm de espaço livre.

Portanto, com um pé direito como o seu, aconselhava a por o tecto falso directamente aplicado no perfil, pelo que deverá baixar só cerca de 3cm... e assim lá terá de abrir uns furos no cimento com a craniana...

Em minha casa terei de fazer isso no sótão, mas não é cimento, é a abobadilha, pelo que se torna mais simples.

Não seria suposto o halogenio necessitar de mais espaço do que as fluorescentes, por aquecer mais ?
    Ou o espaço da armadura ao tecto verdadeiro tem a ver com mais alguma coisa para alem da temperatura ?
  5.  # 5

se pecisa de espaço devido ao aquecimento é uma coisa, mas eu refiro-me somente ao espaço necessário por razões físicas, ou seja, se não tiver um determinado espaço livre, o foco não irá caber!
    As questões de aquecimento/arrefecimento são outro ponto...
  6.  # 6

Estive ontem a experimentar um foco que comprei no aki da marca "imagine", e nunca imaginei que pudesse ser tão mau .... a lampada não dá luz nenhuma de jeito, mesmo no final de aquecer ... sinto que precisaria de meter umas 10 espalhadas pelo tecto de cada uma das pequenas casas de banho para que ficasse algo de jeito ...

A lampada que vem é uma destas de 9W
      cflgu10[1].jpg
  7.  # 7

bem... pegando neste tópico, eu ontem "levei nas orelhas" do empreiteiro por estar a colocar os tectos falsos sem lá ter os cabos para os focos já metidos...

O electricista falou-me é na necessidade de colocar caixas de derivação para alimentar os focos, ou seja, na minha ideia bastaria levar o cabo ao 1º foco, ligar ao mesmo e repicar daí para o seguinte, e idem...
    Mas, ao que ele me diz, tem de se fazer a repicagem numa caixa á parte, colocada ao lado dos focos, para poder derivar para o foco nº1, e para depois ir á caixa do foco nº2, e daqui deriva para o foco nº2 e para a caixa do foco nº 3, e etc...
    Isto claro, com os devidos ligadores...

Alguém sabe dizer se é mesmo assim?
    É que nos focos aquilo tem lá os ligadores, barra de junção, e quanto a mim era só ligar 2 cabos: o que alimenta e o que repica para o foco seguinte, e já está!
  8.  # 8

Humm... já estive a ver...

Aquilo afinal é só comprar umas caixas de ligação e uns ligadores WAGO, ligar os fios e derivar para cada foco e pronto, já está :-)

é isso, né?
  9.  # 9

Mas, ao que ele me diz, tem de se fazer a repicagem numa caixa á parte, colocada ao lado dos focos, para poder derivar para o foco nº1, e para depois ir á caixa do foco nº2, e daqui deriva para o foco nº2 e para a caixa do foco nº 3, e etc...
    Isto claro, com os devidos ligadores...
    exactamente isso é um trabalho decente, e se tiver inspecção da certiel eles podem pedir para tirar 1 ou 2 para ver se lá estão as caixas
  10.  # 10

Já alguem experimentou estas lampadas led ? http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40172202

Ou iluminar wc´s com led´s ainda é treta, e servem apenas para decoração ?
      ledare-lampada-gu__0118367_PE273981_S4[1].JPG
  11.  # 11

Estieve no IKEA.... a mirá-las... custam salvo erro 10€, mas apresentam poucos lumens. ( não substituem equivalentes em halogéneo 50W)
    E engraçado.. que não tem nenhuma em exposição ligada...
  12.  # 12

Para mim os LEDs nesta fase embrionária são só para decoração, não servem como "iluminação" cabal!
    Pelo menos os LEDs mais baratos, "do chinocas" e afins...

Um bom LED para iluminação custa bem mais do que 10 euros...
  13.  # 13

Colocado por: pdavidmarquesexactamente isso é um trabalho decente, e se tiver inspecção da certiel eles podem pedir para tirar 1 ou 2 para ver se lá estão as caixas

Obrigado pela resposta, mas e relativamente a este meu post:
    "Aquilo afinal é só comprar umas caixas de ligação e uns ligadores WAGO, ligar os fios e derivar para cada foco e pronto, já está :-)"

0.0181 seg. NEW