Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Dentro de alguns meses irei iniciar a construção de casa, e encontrei este fórum que acho óptimo... Já me ajudou em várias questões, mas pesquisei e não encontrei sobre um assunto que tenho dúvida...

    Na cozinha, não sei se opto por placa a gás, vitrocerâmica ou de inducção? Qual compensa mais (gastos, manutenção, etc)?

    Já que vou ter o aquecimento das águas com painel solar, não queria ficar dependente do gás para a cozinha, mas se compensar... E diferenças entre as placas vitrocerâmicas e as de inducção, além dos preços...

    Obrigado e abraços,
    Filipe
  2.  # 2

    Caro filipe... eu, converti-me a placas vitrocerâmicas (Inducção ou hi-light)
    As de inducção são mais eficientes. são mais caras.
    aconselho a utilização de placas com 3 áreas de cozinhar.( em vez das habituais 4 - porque quando colocamos tachos, frigideiras ou panelas largas, não conseguimos manter 2 alinhadas com os focos.)

    Se não houver dinheiro para uma integral em INDUCÇÃO, compre uma mista (Inducção+ Hi-light).

    são fáceis de limpar;
    são rápidas;
    Gastam pouco.
    Para quem está habituado a utilizar gás, demora uma semana a aprender as "manhas" da placa...

    Eu cozinho com Hi-light. Não estou arrependido. Aliás estou convencido.
  3.  # 3

    Obrigado Pedro!

    Andei a pesquisar também, e realmente as de indução são bem melhores... Segundo um artigo da Deco, economizam até cerca de 25/30%... As de Hilight mais ou menos estão equiparadas às de gás, mas não têm os riscos de fugas de gás...

    De qualquer forma, como é para construir de raiz, penso que vale mais investir um pouco e comprar logo uma de indução... E essa sugestão dos 3 focos em vez de 4 é muito útil... Acho que vou optar por essa escolha...

    Abraços,
    Filipe
  4.  # 4

    Há que ver também depois o tipo de tacho que pode ser usado em determinada placa. Nem todos são próprios para tal! Isto quer dizer, mais caros que o habitual.
  5.  # 5

    Sim, também ví isso, nas de indução têm de ser tachos com fundo metálido... ;)
  6.  # 6

    Metálico... são todos. Tem é que ser fundo magnéctizável.
    Para comprovar se os tachos são adequados a placas de inducção, é só pegar num iman e verificar se adere ao fundo do tacho/ panela.

    Também é importante que o fundo seja térmico.
  7.  # 7

    Já agora pergunto (e desculpem a ignorancia), mas faz-me confusão que a placa de indução funcione com ondas magnéticas. Isso pode ser prejudicial à saude?
 
0.0123 seg. NEW