Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    A minha situação deve ser idêntica a muitas outras nos dias que correm:
    Em 2000 comprei um T2 e o qual não consigo vender por um preço aceitável para mim. Assim sendo, decidi arrendar uma casa maior para a minha família e arrendar o meu T2 com tudo legal, ou seja, dando conhecimento às finanças e ao banco onde tenho o crédito à habitação.
    Aqui deparo-me com as seguintes questões:

    1 - Como o meu T2 deixará de ser a minha habitação permanente, então poderá o banco subir o spread?
    2 - Posso deduzir no IRS o dinheiro pago pela renda da outra casa (onde irei morar) sendo proprietário de um T2, mas o qual será alugado a terceiros?
    3 - Como quero alugar o meu T2 com tudo legal posso deduzir no IRS as prestações ao banco, despesas com o condomínio e IMI(pois o período de isenção já acabou)?
    4 - Tenho ainda uma garagem (com escritura à parte) no mesmo prédio do meu T2, a qual queria incluir no aluguer. Assim sendo tenho de efectuar 2 contractos de arrendamento?

    Espero que me possam ajudar nestas minhas questões.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: nfelizardoComo quero alugar o meu T2 com tudo legal posso deduzir no IRS as prestações ao banco, despesas com o condomínio e IMI


    Boa tarde,

    Relativamente à questão acima, não é uma dedução no IRS.
    Quando aluga uma casa, o total das rendas que recebe durante é uma "mais valia". No final do ano, subtrai ao total das rendas, as despesas que teve:
    - Condominio
    - IMI
    - Prestações ao banco

    O que sobrar vai ser alvo de imposto.

    Cpts,
  3.  # 3

    Caro rmcp20,

    obrigado pela sua rápida resposta.
    Assim sendo, a resposta ao meu ponto 2 será sim, ou seja, as rendas por mim pagas podem ser efectivamente deduzidas no IRS, pois as prestações pagas pelo meu T2 entram no campo das mais valias.

    Cumprimentos.
  4.  # 4

    Acho que também pode incluir obras de recuperação no imóvel.
  5.  # 5

    Hoje finalmente recebi a reposta do meu banco quanto ao aumento do spread! Só demoraram 10 dias a responder :(
    Querem me cobrar mais 100€ na prestação da casa, com o argumento de que isto assim seria um investimento imobiliário.

    Fiz as minhas contas, e assim sendo fico com um prejuízo mensal de 30€ (isto se conseguir arrendar pelo valor que estou a pedir). Não percebo onde é que ter prejuízo é um investimento!!! Pois a casa só vai tender a desvalorizar e depois vai necessitar de obras, pois já tem 14 anos!

    Enfim, os bancos são mesmo nossos amigos. No entanto já pedi ao gestor de conta para ver se é possível baixar este valor absurdo!
    •  
      FD
    • 20 maio 2011

     # 6

    Colocado por: nfelizardoNão percebo onde é que ter prejuízo é um investimento!

    Um investimento pressupõe investir dinheiro nosso.
    Neste caso está a investir dinheiro que não é seu.
    É natural que possa dar prejuízo.

    Mas, se gastar 30€ por mês para ter uma casa completamente sua ao fim de 20/30 anos, gastando no total 10.800€, acha que é prejuízo... parece-me que está enganado. :)
  6.  # 7

    Caro FD,

    e ao fim de 20/30 anos quanto dinheiro é que já se gastou em obras? Você está, erradamente, a assumir que uma casa com 30 ou 40 anos nunca vai necessitar de obras.
    Você também não está a ter em consideração que eu já ando a pagar a minha casa à 11 anos. E volto a sublinhar que a razão pela qual estou a arrendar a minha casa é porque não a consigo vender por um valor que seja minimamente aceitável.
    •  
      FD
    • 20 maio 2011

     # 8

    Colocado por: nfelizardoVocê está, erradamente, a assumir que uma casa com 30 ou 40 anos nunca vai necessitar de obras.

    Diga-me, se morasse na casa, não teria que fazer as obras na mesma?
  7.  # 9

    Caro FD,

    Então se bem percebi, no seu ponto de vista, para além de eu ter de pagar às finanças tenho de pagar mais 1/3 da renda actual ao banco também.
    Sendo exclusivamente eu a assumir todos os encargos e riscos. Se o banco quer fazer-se meu sócio no arrendamento da casa, então também deveria repartir o risco e encargos.
    Em vez disso, aumenta a minha despesa e reduz a minha capacidade monetária para eu poder alugar uma casa onde eu e a minha família tenhamos condições de espaço para viver condignamente.
    Portanto, se eu quiser fazer as coisas de maneira legal não tenho hipótese, pois os encargos mais que duplicam.
    Não aceito que a banca, mais uma vez, se aproveite das condições difíceis que atravessamos para continuar a aumentar os seus lucros. Assim, tenho de ficar na minha casa pequena e não vou gerar receita para o estado, pois iria pagar mais o imposto de renda assim como o meu senhorio também iria, para não falar também do IRS.
    Somente porque a banca e a carga fiscal impossibilitam a viabilidade deste tipo de solução temporária, pois o meu objectivo é vender a casa. Aceito que a banca me aumente o spread, mas mais 1/3 do valor da prestação?!

    Só para finalizar, se me desse uma sugestão para tentar resolver a minha situação eu ficaria-lhe grato, pois que o problema é meu isso eu também já sei!
    •  
      FD
    • 20 maio 2011

     # 10

    Colocado por: nfelizardose me desse uma sugestão para tentar resolver a minha situação eu ficaria-lhe grato

    Eu não posso ajudar, mesmo que quisesse.
    Ou vende ou arrenda ou continua a habitar, não há muito mais a fazer.

    Tem é que fazer contas a médio e longo prazo e ponderar os riscos e a segurança de todas as opções.
    Como isso envolve falar de rendimentos pessoais, situação laboral, sítios concretos e expectativas, é difícil fazê-lo aqui por questões de privacidade.

    É a primeira vez que falo nisso aqui mas, eu estive mais ou menos na mesma situação e optámos por vender ligeiramente abaixo do preço de mercado e abaixo do valor de compra (perdemos cerca de 8%, 1%/ano).
    Ponderei o que queríamos, as consequências de cada opção e tomámos a decisão em conformidade com essas análises.
    Como disse acima, cada caso é um caso e o seu pode ser diferente do meu, pelo que não é possível dar-lhe a solução, tem que ser o nfelizardo a decidir com a sua família.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lagoaazul
  8.  # 11

    Caro FD,

    é mesmo dessa situação que falo. Vou fazer melhor as minhas contas tal como você, e avaliar se vale a pena arrendar ou baixar mais o valor da venda.

    Obrigado pela sua ajuda.
  9.  # 12

    Concordo com o FD, mas quem sou eu para servir de modelo? Cada caso é um caso e é necessário fazer contas a longo prazo.

    Quando resolvi vender o meu apartamento, coisa que ainda não consegui, acabei por estar perto de um negócio em que perderia 14% face ao valor de compra. Agora estou a ponderar se o arrendamento é solução, mas cheguei à conclusão que nunca irei receber os doze meses do ano, pois há que pagar comissão para que me arranjem inquilino, mobiliário e equipamento, IMI e outras taxas, condomínio e contar com algum para despesas de manutenção. Sinceramente, não creio conseguir mais de seis meses de renda por ano. E isso é muito curto, pelo que estou inclinado a vender, mesmo perdendo os tais 14%, que daria uma desvalorização de 1,4% / ano.
 
0.0145 seg. NEW