Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ultrahipermegaGostam?
      4.jpg

Boas,

devia estar abaixo dos 10 ohm por causa do ITED...
  2. Colocado por: ultrahipermegaAos pés da cama.
      115.jpg

Nao se esqueca de meter os parafusos nas tomadas à caixa, uma vez meteram-me problemas por nao os ter.

Cumps
    Concordam com este comentário: sohc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega
  3. Colocado por: sohc

Boas,

devia estar abaixo dos 10 ohm por causa do ITED...

O ITED nao vai ter mastro de antena, logo desviasse um dos problemas.

No fds voltei a efectuar mediçoes, sem mexer em nada já estou com 2 locais a baixo dos 20. Assin que colocar mais umas "estascas" já vem para os 6.
  4. O ITED nao vai ter mastro de antena

Onde vai colocar a(s) antena(s)?
  5. é só uma antena que fica colocada num suporte numa parede lateral.
  6. Lá volto eu com a maluqueira do rodapé, hoje estive a ver rodapé de mdf hidrofogo revestido com película de pvc, pareceu-me uma boa escolha tanto no material como no preço 1,90€+Iva o ml sem aplicação.

durante a tarde vou explorar melhor esta ideia, cobre uma junta de dilatação de 1,7cm o que me parece mais que suficiente para o efeito.
  7. Tem fotos disso, ou o site onde se possa ver isso?
  8. não tenho fotos, éra para passar hoje no armazém a ver in loco, mas como estou lixado das costas não saí de casa.

é num armazém de madeiras aqui em Macedo e não me souberam dizer marcas.

na sexta em principio já devo lá passar para ver e tirar uma foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  9. Caro nando eu não me esqueci do rodapé, mas ainda não fui lá.

Andei entretido com outras coisas e gostava que o os electricistas aqui do forum opinassem em relação ao serviço de hoje.

Embora sem diferenciais e pente de distribuição (descarnei um pouco de fio de 2,5 só para marcar e organizar o quadro) que acham do quadro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
      DSCF3777.jpg
  10. Comparando com o final da manha de hoje que estava neste estado, pois tinha de alimentar os circuitos para os identificar.
      DSCF3742.jpg
  11. Acabei por não colocar os disjuntores de fase+neutro porque o meu pai fez o favor de me trazer os normais... ggrgrgrgr levou logo sermão, mas por vezes tenho de lhe dar um desconto, e tb não posso ganhar as batalhas todas hehe

cumps
  12. Já agora, estou com um problema com um detector de movimento que instalei no meio do corredor (uma célula), tem muito pouco alcance, pois só liga quando estou a um metro dela, a célula em questão é a da efapel de que dá até 400W, conhecem alguma alternativa que cubra uma maior área, aquela já a regulei para o mínimo mas mesmo assim é pouco.

O corredor tem cerca de 10 metros de comprimento e 2,65 de altura... soluções alguém tem?
    • sohc
    • 11 junho 2012
    Como vai distribuir isso pelos diferenciais? Ou só vai colocar um?

Não quer postar aqui o esquema do quadro para a gente comentar?

Cump.s
  13. Já está distribuido, só falta mesmo colocar os diferenciais e ligar, mas ficou desta for:

1 dif 300ma para iluminação interior(menos casas de banho)

1 dif 300ma para as tomadas interiores (sem eletrodomestico defenido)

1 dif 300ma para maquinas (micro ondas. Forno. Placa. Frigorifico. Aquecimento. Mll. Ati. Etc)

1 dif 30ma para casas de banho. tomada exterior. Iluninação exterior. motores dos portoes da rua e mlr que esta na casa de banho geral

acho que nao me esqueci de nada.
  14. Colocado por: ultrahipermegaJá agora, estou com um problema com um detector de movimento que instalei no meio do corredor (uma célula), tem muito pouco alcance, pois só liga quando estou a um metro dela, a célula em questão é a da efapel de que dá até 400W, conhecem alguma alternativa que cubra uma maior área, aquela já a regulei para o mínimo mas mesmo assim é pouco.

O corredor tem cerca de 10 metros de comprimento e 2,65 de altura... soluções alguém tem?

Com 10 metros de comprimento se calhar o ideal seria instalar dois detectores.
    Estes funcionam bastante bem: http://www.findernet.com/es/products/families/12/series/18
  15. Não instalou interruptor de corte geral no quadro? Não é obrigatório?
    • SVM
    • 11 junho 2012
    O diferencial pode fazer de Corte Geral.
    Interruptor diferencial... mas se colocar mais que um diferencial por quadro tem que colocar um interruptor a montante.

essas dos fios descarnados é engraçada :-)
    não se esqueça é de substituir isso por pente se não vai ter uma churrascada no quadro brevemente quando os carpinteiros aldarem a ligar maquinas em todas as tomadas que tiverem corrente :-)

quanto aos diferenciais.... isso é que é redundancia...
    regra geral coloca-se 1 ou 2 e temos sempre que nos lembrar é que se o diferencial dispara é porque alguma coisa de errado se passa com a instalação, por isso 30mA para toda a instalação é a minha opinião.
    vale o que vale...

só um apontamento ATI = pendurado no dif 30mA

quanto a celula... depende o que quiser gastar.
    a Esylux tem células "inteligentes" especificas para corredores até 24mts de comprimento a uma altura de 3mts.
    se precisar de ajudas devo ter no trabalho informação especifica...

não esquecer de colocar fotos do quadro acabado para cascarmos :-)
    Abraço e boa sorte
  16. Colocado por: leomartiNão instalou interruptor de corte geral no quadro? Não é obrigatório?

falta o meu pai não tinha nenhum em casa.

Colocado por: SVMsó um apontamento ATI = pendurado no dif 30mA

Afinal vão ser todos de 30ma, são os que há em casa...
  17. Outra questão... Que cabo recomendam para ligação entre caixa de contagem e quadro eletrico?

São aproximadamente 20 metros, deixei tubo vermelho corrugado exterior liso interior de 50mm para a passagem do dito, o meu pai disse que o normal é colocar-se LSVAV 2x16 (toda a instalação vai ser monofasica).

Hoje levantou-se outra questão, actualmente o meu pai está a colocar uma caixa derivadora junto dos disjuntores em vês de ligar aos ligadores de latão que o quadro já traz.

Eu fiz a distribuição usando estes ligadores alguém sabe de algum impedimento para isto?

Tenho de utilizar essa tal caixa ou posso fazer no quadro?

Obrigado
    • SVM
    • 11 junho 2012
    Coloca aí uma foto dessa caixa que não estou a ver o que seja.

acho que deve aí haver uma confusão relativamente ao cabo. LSVAV= cabo em aluminio armado
    entre a P100, contador e QE coloca-se geralmente cabo em cobre nos ambientes residenciais, geralmente XV se for enterrado.
    usando aluminio obrigaria a colocar um elemento de transição Cobre/aluminio só compensa em potencias muito elevadas ou comprimentos extensos

Entretanto aqui ficam umas regras simplificadas pelos nossos amigos da Certiel...:

http://www.youblisher.com/p/239906-Fichas-Tecnicas-de-Bolso/

pagina 20

descarrega os pdf do site deles, sempre ficas com uma ideia da coisa

podes ver para a potencia que pretendes o cabo mínimo recomendado.

quem vai pedir a vistoria?

Abraço

0.5625 seg. NEW