Iniciar sessão ou registar-se
  1. assim já ficamos todos exclarecidos.

Pensei que o impedimento viesse a nivel normativo e não pela impossibilidade de ligação.

Mas por outro lado estaremos a falar de uma diferença de que valores?

Pela rapida buscas que fiz o cabo xv2x10 com 25metros ficaria a cerca de 90€.

Esse de aluçimio ficaria por metade?
  2. Colocado por: SVMos bornes de entrada do contador, diferencial

nos aparelhos instalados pela EDP e congeneres a secção maxima de ligação directa é de 25mm.

Colocado por: ultrahipermegaentão colocamdo duas ponteiras em cadaextremidade já posso usar cabo de aluminio?

sim, mas a poupança é quase nula, porque poupa uns trocos no cabo e gasta nos ligadores bimetalicos,

a questão do roubo é igual, porque só dão pelo cabo ser em alumínio depois de o cortarem ás postas, o que para si vai dar ao mesmo.
  3. assim já ficamos todos exclarecidos.

Pensei que o impedimento viesse a nivel normativo e não pela impossibilidade de ligação.

Mas por outro lado estaremos a falar de uma diferença de que valores?

Pela rapida buscas que fiz o cabo xv2x10 com 25metros ficaria a cerca de 90€.

Esse de aluçimio ficaria por metade?
  4. Colocado por: ultrahipermegaEsse de aluçimio ficaria por metade?

com o preço dos cabos depende muito do stock do fornecedor, se por exemplo tiver disponivel um cabo fabricado aqui à 2 anos pode ter ainda o preço dessa altura e é quase 50% mais barato, portanto DE TABELA ACTUAL (da General Cable\Celcat) a diferença é só de 15% a 20%.
  5. Se a diferença for de 15% opto pelo de cobre, confio mais no de cobre que no de aluminio.
    • SACS
    • 13 junho 2012
    boas..
    estou com uma dúvida, antes da colocaçao do telhado terei de colocar mangas para mais tarde passar os cabos, uma vez que nunca mais terei acesso ao sotão(zona de varandas), e em alguns sitios queria mesmo testar as luzes para ver se fica como pretendido, nesse caso, gostaria de colocar ja o cabo definitivo, e aí é que esta a dúvida. qual o cabo que aconcelham para mais tarde não ter problemas com a certiel!

caro ultrahipermega, peço desculpara por invadir, mas queria aproveitar para tirar uma dúvida, até porque estao aqui reunidos uns poucos de entandidos!
  6. Não deixe cabo nenhum.

deixe um tubo de 20mm até á parte do sótão que tiver acesso, desde o loca previsto para os pontos de luz até dentro, depois já pode colocar os fios que quiser.

mas isso com um desenho ou foto esclarecia-se melhor.

quanto á invasão de tópico... fica a dever uma mini heheh
    • SACS
    • 13 junho 2012
    até lhe pagava duas, a sua e a minha, mas não bebo(não gosto de cerveja)! bah...

mas era homem para lhe pagar uma caipirinha e beber umas poucas! ;) verão.....

mas eu queria mesmo testar a luz numa zona da varanda(churrasqueria) queria saber se os pontos de luz chegavam ou se seria necessario mais!
    • SACS
    • 13 junho 2012
    ah, e a situaçao do sótão, até onde tiver acesso.... é melhor esquecer isso... não vou ter acesso nenhum ao sótao, é inacessivel!
    vai levar para lá mangas que vai ser uma coisa parva, mas quero que sobrem e não que faltem!
  7. Não tenha medo de deixar tubos, deixe com fartura e grossos.
    quanto á iluminação terá de experimentar ou confiar.

No seu caso eu experimentava, ligava os pontos de luz com um fio e testava.

Quanto á caipirinha... tb sou gajo de beber algumas hehe
    • SVM
    • 14 junho 2012
    Colocado por: ultrahipermegaquanto á iluminação terá de experimentar ou confiar.

Procure no google por Dialux...
    é simples de trabalhar e intuitivo. e tem uns exemplos para se seguir...

dá para simular com dados concretos o efeito dos projectores para a arquitectura desejada a 3d :-)

Abraço
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  8. Colocado por: SVMDialux

nem me lembrei desse.
  9. 25m de cabo xv 2x10 61€
    25m de cabo xv 2x16 92€

electricidade á parte,

Para a semana vão montar os painéis solares de aqs.. andei a fazer umas buscas e ler umas coisas..

O meu telhado é só de duas águas, em que essas duas águas estão viradas para oeste e leste...

Como é que vou colocar os paneis orientados para sul? são 2 painéis de CF.
  10. Caro trolha, eu quero lá saber se eles sabem ou não, eu é que quero saber para ficar bem servido, pois posso correr o risco de levar barrete não é...

as vezes tira-me do sério... grggrr
  11. Animação é o que é preciso...
    Cozinha quase acabada. No sábado vou colocar os electrodomésticos para ficar terminada.
      DSCF3835.jpg
  12. Colocado por: ultrahipermegaCozinha quase acabada.

Essa cozinha parece que tem 15 anos!!!
  13. São gostos caro picareta.
    Concordam com este comentário: Picareta
  14. Ultrhipermega, que buraco é aquele redondo do lado esquerdo do pio?

Vou dar uma opinião: devia ter colocado granito (1cm) entre-moveis. Não gosto de ver os azulejos.
  15. Colocado por: ultrahipermegaSão gostos caro picareta.

Eu sei....e não se discutem.
  16. Colocado por: nelsonbeUltrhipermega, que buraco é aquele redondo do lado esquerdo do pio?

é um pormenor que nunca abdicaria dele, por baixo daquele buraco tem o caixote do lixo....

0.0491 seg. NEW