Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Help !

Finalmente estou na fase da obra em que estamos a aplicar blocos de vidro

Estou a usar massa especifica para o efeito, a weber glass: http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/o-guia-weber/produtos/montagem-e-fixacao-de-elementos/webertec-glass.html

Comprei uns blocos de vidro fosco a um preço bacano no maxmat, 2 euros e pouco , os quais começaram a ser aplicados ontem numas janelas que abri nos wc´s.

Ontem à noite fui à obra e pareceu-me que estavam algo manchados, e limpei com um pano e àgua.

Mas hoje com a luz do dia ainda se notam mais as manchas, e por mais que esfregue parece que não sai :(

As manchas parecem coincidentes com os sitios que ficaram borrados de cola, bem como com as dedadas do trolha que aplicou, como se o fosco tivesse ficado corroido.

Na realidade parece que o fosco está a sair, quando meto um bloco ainda não aplicado ao lado destes aplicados, parece que perdeu a camada do fosco ...

Será culpa da aplicação, será da falta de qualidade dos blocos, ou será ainda que limpando com um produto abrasivo, tipo siril ou acido muriatico, que a coisa vai ao sitio ?

Hoje o trolha esta a aplicar blocos de vidro fosco noutra janela e ja lhe disse para ir limpando a medida da aplicacao ... a ver vamos ...
  2.  # 2

Coloque aqui uma foto do bloco de vidro, incluindo a referência do fabricante ( pintado na lateral do bloco)
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasColoque aqui uma foto do bloco de vidro, incluindo a referência do fabricante ( pintado na lateral do bloco)

Não estou na obra por isso não consigo colocar uma foto, mas a marca é aquela chinesa que está em tudo o que é grande superficie de bricolagem , a Jignhua

http://www.jhglassblock.com.cn/en/1about/1intro.htm

Obrigado
  4.  # 4

Manchas nos blocos:
      DSCF5871.JPG
      DSCF5872.JPG
      DSCF5873.JPG
      DSCF5877.JPG
      DSCF5878.JPG
  5.  # 5

Experimente remover com vinagre + pano micro-fibras?
    senão vai ter de utilizar um acido mais forte ( cuidado com a massa de rejuntamento)
  6.  # 6

Já tentei com detergente da loiça e agua com lexivia e nada feito ...

Começo a achar que aquilo deve ter uma pelicula qualquer ordinária para parecer bonito na prateleira do supermercado, mas que depois na pratica é o que se vê ...
  7.  # 7

Experimente com acido muriático ( só no vidro).
    • eu
    • 12 maio 2011

# 8

Colocado por: Pedro BarradasExperimente com acido muriático ( só no vidro).

Diluído a um terço.

Eu confirmo que é uma receita infalível para retirar restos de cimento, cola ou massa de juntas. É brutal!
  8.  # 9

Colocado por: eu
    Diluído a um terço.

Eu confirmo que é uma receita infalível para retirar restos de cimento, cola ou massa de juntas. É brutal!

Obrigado :P

Tem-me à perna se aquilo ficar ainda pior :P
  9.  # 10

Colocado por: eu
    Diluído a um terço.

Boas

esta receita também serve para retirar das pedras/soleiras? Não as danifica ou tira o brilho?

Já agora.. para limpar pedras de algumas particulas de poliuretano projectado (estava muito vento) conhecem algum produto?

Cumps
  10.  # 11

Se a pedra for calcaria... não utilize acidos. Vai danificar.
    Pu, deve utilizar um solvente(não sei se acetona consegue dissolver isso)
  11.  # 12

Será que os blocos são fosco anti-mancha?

Nós nas caixilharias hoje em dia é tudo fosco anti-mancha (os vidros claro), mas em tempos havia um fosco que não prestava, manchava por tudo e por nada.

Visto que isso é made in china, não sei não, mas boa sorte :)

edit:
    Já que falaram também em pedras vou contar uma que achei caricata e que o empreiteiro estava às aranhas com os homens das pedras aqui à 1 ano atrás:
    Aplicaram umas soleiras de umas portas de sacada, depois os donos da casa reclamaram que as soleiras estavam com cor de ferrugem, o trolha foi lavá-las com água e uma esponja, ficaram óptimas, pensava-se que estavam apenas com sujidade, no dia a seguir estavam iguais, ou seja, quando enxugavam ficavam cor de ferrugem, quando as molhavam ficavam com a cor natural delas (era pedra moleanos), depois o construtor andava às turras com os homens das pedras para lhes fazerem pedras novas, porque só acontecia nas soleiras, as ombreiras e padieiras estavam boas...

edit2:
    ninguém me contou, EU VI :D
    se me contassem talvez não acreditasse :P
    • eu
    • 13 maio 2011

# 13

Colocado por: kamiesta receita também serve para retirar das pedras/soleiras

Esta receita é mesmo a ideal para as pedras: ficam impecáveis!

Também é a ideal para retirar restos da massa de juntas de mosaicos e azulejos.

Convém é, depois de limpar, passar água com abundância!

Cuidado: é preciso usar luvas !
  12.  # 14

Pois... só que a pedra é calcária... assim não deve dar... de acordo com o Pedro barradas...
  13.  # 15

Serve para pedras calcarias.. mas regra geral destrói o acabamento de superfície.
    • eu
    • 15 maio 2011

# 16

Colocado por: kamiPois... só que a pedra é calcária... assim não deve dar... de acordo com o Pedro barradas...

Dá, dá! Mas tem que limpar rapidamente e passar logo a seguir água em abundância!

Não pode é deixar resíduos de ácido na pedra... isso iria provocar um belo buraco...
  14.  # 17

Colocado por: civismo... mas a marca é aquela chinesa que está em tudo o que é grande superficie de bricolagem , a Jignhua

Marca chinesa?!?
    E ainda tem dúvida de qual a causa?

Começo a achar que aquilo deve ter uma pelicula qualquer ordinária para parecer bonito na prateleira do supermercado, mas que depois na pratica é o que se vê ...
    Ainda "começa a achar" ou já tem a certeza?
    • eu
    • 16 maio 2011

# 18

Colocado por: Luis K. W.Ainda "começa a achar" ou já tem a certeza?

LOL...

De facto, a maior parte dos produtos vendidos no AKI, MaxMat e companhia são mesmo muito reles...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15.  # 19

Ehpá, por saber que muita coisas das grandes superficies não prestam é que as evito em muita coisa, mas aqui fui naquela que vidro é vidro ....

Mas mais alguem aqui ja experienciou ou ouviu falar de alguem que tenha experienciado o mesmo
    • eu
    • 17 maio 2011

# 20

Colocado por: ?foi pena não juntar á lista a IKEA

Não juntei porque o IKEA está num outro patamar de qualidade. Não queira comparar...

Dou-lhe um exemplo, relacionado com vidros: sabia que os espelhos IKEA têm uma película de segurança colada por trás que evita ferimentos em caso de quebra do espelho?

0.0246 seg. NEW