Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Estou a deparar-me com uma situação muito caricata.
    Em 2009 comprei um casa com a minha namorada (pedimos de empréstimo 100% do valor da casa + X% para pagar casa pronto, registos, imt, imposto de selo e afins). Em 2010 separámo-nos e cedi os meus 50% assim como a minha divida ou banco.
    Basicamente ela ficou com a casa e assumiu a minha divida ao banco.
    Tal não é o meu espanto quando na "nova" escritura fui obrigado a declarar no valor de venda o valor em divida ao banco (que era relativamente superior ao valor da casa). Na prática fui obrigado a aldrabar uma declaração porque toda a gente se recusou a fazer o CPCV por um valor inferior ao que devia ao banco.
    Na altura informaram-me que não teria qualquer problema relativamente às mais valias porque o banco iria enviar uma declaração para a DGCI a comprovar que a outra pessoa tinha assumido a divida e não tinha havido de facto mais valias envolvidas.
    A verdade é que este ano a fazer a declaração de IRS me estão a considerar mais valias e estou obrigado a pagar imposto sobre as mesmas.
    Liguei para a DGCI e a resposta foi "invente umas despesas que tenha tido com a compra/venda da casa para abater nas mais valias".
    Liguei para o sitio onde efectuei a "venda" e falei com a mesma sra. que nos atendeu e a resposta "pague os impostos e depois faz uma exposição da situação e justifica-se"
    Mas afinal onde é que estamos?!!?! Estou a ser assaltado pelo estado e não posso fazer nada!! Para além de que fui obrigado a declarar o preço de venda da casa superior ao que efectivamente foi vendido.....

    Ajuda pff.
  2.  # 2

    faça uma coisa muito simples.
    vote no socratres .
    peco desculpa.
  3.  # 3

    Não está a ser assaltado por ninguem...
    Se calhar foi é mal aconselhado.
  4.  # 4

    Colocado por: paulo raminhosfaça uma coisa muito simples.
    vote no socratres .
    peco desculpa.

    Despropositado.
    Já basta de encher tópicos com politiquice.
  5.  # 5

    por mim so se falava de cavalos , anões e mulheres nuas
    voces é que insistem na politica
  6.  # 6

    Liguei para a DGCI e a resposta foi "invente umas despesas que tenha tido com a compra/venda da casa para abater nas mais valias".
    Liguei para o sitio onde efectuei a "venda" e falei com a mesma sra. que nos atendeu e a resposta "pague os impostos e depois faz uma exposição da situação e justifica-se"


    Uma coisa é o que queremos ouvir, outra são os fundamentos legais, possivelmente o Sr não tinha a noção das coisas pq foi mal aconselhado.
    Nada como fazer as coisas direitinhas!
    •  
      FD
    • 12 maio 2011

     # 7

    Colocado por: ifoliveirafui obrigado a declarar no valor de venda o valor em divida ao banco

    Por quem?
  7.  # 8

    Colocado por: rui1maganoLiguei para a DGCI e a resposta foi "invente umas despesas que tenha tido com a compra/venda da casa para abater nas mais valias".
    Liguei para o sitio onde efectuei a "venda" e falei com a mesma sra. que nos atendeu e a resposta "pague os impostos e depois faz uma exposição da situação e justifica-se"


    Uma coisa é o que queremos ouvir, outra são os fundamentos legais, possivelmente o Sr não tinha a noção das coisas pq foi mal aconselhado.
    Nada como fazer as coisas direitinhas!

    O que significa fazer as coisas direitinhas?

    O que é que fiz de menos bem?
  8.  # 9

    Colocado por: FD
    Por quem?

    Pela sra. da "Casa Pronta". Disse-me que isto era a Lei e que não podia fazer o contrato por um valor inferior a este.
    Liguei para a DGCI e disseram-me o mesmo.
  9.  # 10

    Resumindo e baralhando.. tenho que pagar mais valias nesta situação?!?! Eu não vendi a casa nem ganhei dinheiro com a mesma. Apenas passei a casa para nome da minha namorada e ela assumiu a minha divida.
  10.  # 11

    Colocado por: ifoliveira
    Pela sra. da "Casa Pronta". Disse-me que isto era a Lei e que não podia fazer o contrato por um valor inferior a este.
    Liguei para a DGCI e disseram-me o mesmo.

    Isso é que é estranho, o que raio é que a sra da casa pronta ou da DGCI têm a ver com a hipoteca? ou com o valor da venda? Voce podia vender a sua parte por 1 euros, se o banco concordasse claro....
    • s m
    • 12 maio 2011

     # 12

    Você fez uma escritura de venda ou fez uma doação??
  11.  # 13

    escritura de venda
  12.  # 14

    Vejamos o seguinte caso:

    António e Marta compram uma casa nova por 95.000 euros.
    Em escrituras e tal gastam mais 5.000 euros.
    Fazem um empréstimo a 40 anos para pagar a casa + despesas de 100.000.
    Ao final de um ano, praticamente só pagaram juros. Ainda devem ao banco aproximadamente 99.000 euros.


    O António decide vender a casa á Marta pelo preço de custo, e esta aceita.
    Ora o preço de custo da casa é 95.000 euros. Os 5.000 euros não são custo da casa mas despesas "adicionais" para a compra.
    O facto de este valor fazer parte do empréstimo é uma "benesse" que o banco "amigavelmente" lhes deu.

    Pelo que para ser ao preço de custo a Marta teria de pagar "apenas" 47.500 euros.

    Como o António deve 49.500 ao banco e apenas recebeu 47.500 ainda tem de pagar 2.000 euros do seu bolso.

    Se o António apenas aceitar vender a casa pelo valor que deve ao banco, então o António está a vender a casa por 49.500 euros.
    Como a comprou por 47.500, está efectivamente a ter uma lucro bruto de 2.000 euros.

    Isto, mais uma vez, porque os 5.000 euros de despesas iniciais não contam para o valor da casa.

    Para evitar ter mais valias (lucro liquido), é necessário que o António apresente despesas tidas com a compra, venda ou melhoramentos efectuados.

    Como para a compra da casa o António teve encargos de 2.500 euros euros (escritura, IMT, registos,...), deve apresentar no IRS estes custos como inerentes à compra da Habitação

    Ora, como no total a casa ficou em 50.000 euros e a vendeu por 49.500, não existem mais valias. Existe sim uma "menos valia" de 500 euros.

    ifoliveira: Vá buscar as cópias e recibos das despesas que teve com a compra da casa e que estão cobertas por esse empréstimo e deduza a parte que lhe diz respeito no IRS. Se o crédito apenas incluiu valores para a compra da casa, então quase de certeza que se apresentar estas despesas não terá qualquer tipo de mais valia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifoliveira
    •  
      FD
    • 13 maio 2011

     # 15

    Colocado por: PBarataIsso é que é estranho, o que raio é que a sra da casa pronta ou da DGCI têm a ver com a hipoteca? ou com o valor da venda? Voce podia vender a sua parte por 1 euros, se o banco concordasse claro....

    Exacto, o melhor que poderia ter feito na altura era perguntar qual a base legal para tal recusa.
    É que eu não faço a mínima ideia de qual será...
  13.  # 16

    então mas o CPCV é obrigatório? eu comprei Há pouco tempo e fiz a escritura pelo valor que acordei verbalmente com o vendedor, o máximo que podia acontecer era até ao momento da escritura qualquer um de nós se poder arrepender.
  14.  # 17

    Canario: Queria dizer Escritura.

    Obrigado Piafinho. Vou fazer essa simulação.
 
0.0173 seg. NEW