Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Adquiri uma habitação á 10 anos em meu nome, mas a casa é da minha mãe. Na altura pedimos o emprestimo em meu nome para usufruir do credito bonificado. No ano a seguir adquiri a minha propria habitação com o meu marido, as dificuldades apertaram e nao consegui supurtar as despesas e tenho um processo em contencioso.
    A minha questão é:
    Eu posso fazer uma doação em vida á minha mãe da casa que é dela, mesmo sem a casa estar toda paga?
    Ou então,qual a solução de passar a casa da minha mãe para nome dela sem ela recorrer a um credito em nome dela?
    Agradeco a quem me puder ajudar.
    Obrigado a todos
  2.  # 2

Colocado por: carinasousaNa altura pedimos o emprestimo em meu nome para usufruir do credito bonificado. No ano a seguir adquiri a minha propria habitação com o meu marido, as dificuldades apertaram e nao consegui supurtar as despesas e tenho um processo em contencioso.

Carina,
    Como deve calcular, não me sinto nada confortável quando vejo que os meus impostos andaram a financiar este tipo de fraudes.
    E depois perguntam onde é que os nossos Governos andaram a gastar o nosso dinheiro...

Quase que me sinto compensado/satisfeito por agora correrem o risco de ver as casas dos pais penhoradas, como no caso aqui em baixo, no tópico:
    URGENTE! Penhora do apartamento dos pais.

Colocado por: carinasousaEu posso fazer uma doação em vida á minha mãe da casa que é dela, mesmo sem a casa estar toda paga?

Se a casa está hipotecada a um banco, só a pode doar (ceder/vender/...) depois de liquidar a hipoteca.

Ou então,qual a solução de passar a casa da minha mãe para nome dela sem ela recorrer a um credito em nome dela?

Arrende-lha.
    Não passa a casa para o nome da sua mãe, mas dá-lhe o direito de lá viver mesmo que a casa mude de proprietário.
    E não se esqueça de declarar as rendas no seu IRS.

&%$#!!!
    Dá vontade de dizer: «que parvo que sou!»
    Não é que estou a ajudar pessoas que ME burlaram ?!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carinasousa
  3.  # 3

Pois é Luis, casos como este é a ponta-pé no nosso país! Os créditos bonificados e os arrendamentos jovens são só mais 2 exemplos de onde se gasta / gastou o dinheiro dos contribuintes! E depois ainda há quem critique os políticos que querem acabar com estas medidas que em nada contribuiram para o desenvolvimento do país. Enquanto devíamos estar a recuperar o parque habituacional antigo e que se encontra em ruínas, contruiram-se prédios novos, condomínios de luxo, etc., e dos quais uma parte foi/é paga com o dinheiro dos que trabalham e se esforçam todos dias, que se sujeitam a empregos com patrões que não lembra o diabo!

Mas, enquanto existirem medidas destas em vigor, haverá sempre quem se irá aproveitar!
  4.  # 4

Boas tardes.
    E essas bonificações foram para incrementar o mercado da construção do imobiliário e para beneficiar quem?
    É claro que com este regabofe, todos se aproveitaram. Mas agora as comadres...
  5.  # 5

Colocado por: Luis K. W.
    Carina,
    Como deve calcular, não me sinto nada confortável quando vejo que os meus impostos andaram a financiar este tipo de fraudes.
    E depois perguntam onde é que os nossos Governos andaram a gastar o nosso dinheiro...

Quase que me sinto compensado/satisfeito por agora correrem o risco de ver as casas dos pais penhoradas, como no caso aqui em baixo, no tópico:
    URGENTE! Penhora do apartamento dos pais.

Se a casa está hipotecada a um banco, só a pode doar (ceder/vender/...) depois de liquidar a hipoteca.

Arrende-lha.
    Não passa a casa para o nome da sua mãe, mas dá-lhe o direito de lá viver mesmo que a casa mude de proprietário.
    E não se esqueça de declarar as rendas no seu IRS.

&%$#!!!
    Dá vontade de dizer: «que parvo que sou!»
    Não é que estou a ajudar pessoas que ME burlaram ?!?

Eu nao burlei ninguem! Faço os meus descontos desde os 16 anos e de certeza que havera de ser com dinheiro dos outros contribuintes que eu vivo. Na altura comprei a casa da minha mae em meu nome porque nao lhe financiavam o credito a ela, ate foi a funcionaria de um banco do estado que deu essa sugestão na altura. Sempre cumpri com as minhas obrigações fiscais. Azares acontecem a todas as pessoas, ninguem ta livre. Pensei que conseguia encontrar ajuda mais positiva neste forum.
    Não é a casa da minha mae que esta em contencioso, é a minha.
    Obrigada na mesma pelo tempo dispensado.
  6.  # 6

Colocado por: carinasousa

Eu nao burlei ninguem! Faço os meus descontos desde os 16 anos e de certeza que havera de ser com dinheiro dos outros contribuintes que eu vivo. Na altura comprei a casa da minha mae em meu nome porque nao lhe financiavam o credito a ela, ate foi a funcionaria de um banco do estado que deu essa sugestão na altura. Sempre cumpri com as minhas obrigações fiscais. Azares acontecem a todas as pessoas, ninguem ta livre. Pensei que conseguia encontrar ajuda mais positiva neste forum.
    Não é a casa da minha mae que esta em contencioso, é a minha.
    Obrigada na mesma pelo tempo dispensado.

Gostava de saber em que e que eu o burlei.
    Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: carinasousaAdquiri uma habitação á 10 anos em meu nome, mas a casa é da minha mãe. Na altura pedimos o emprestimo em meu nome para usufruir do credito bonificado.

O Crédito bonificado era bonificado pois o Estado com participava em parte esta aquisição.
    Isto apenas para as pessoas que dispunham das condições legais para tal.

Ao comprar a casa em seu nome, quando esta era para a sua mãe, efectivamente a sua mãe usufruiu indevidamente de uma bonificação a que não tinha direito.
    Existiam várias outras alternativas na altura. Exemplos: Você ser fiadora, arranjarem outro fiador ou ainda você fazer o crédito mas sem usufruir da bonificação.

Ora ao tomar esta acção lesou o estado e como o Estado somos todos nós é fácil ver como é que o Luís ficou burlado. :)

Repare que apesar de questionável, a sua acção não difere daquela que 99.999% da população teria feito na sua situação. Há 10 anos atrás provavelmente fazia exactamente aquilo que fez. Hoje já procuraria outras alternativas.

Mas a culpa de facto não é sua. Se alguém decide fornecer um incentivo tem de criar as condições necessárias para evitar que este incentivo não seja utilizado massivamente no sentido incorrecto.

Como referiram, esta era uma prática generalizada na altura. O mesmo aconteceu com os incentivos para a agropecuaria e todos os outros fundos comunitários.
    Chegamos ao cumulo de pessoas receberem incentivos para plantar algo e passado um ano ou dois receberem um incentivo para arrancar tudo. :)

Este tipo de situações ainda acontece hoje com o rendimento mínimo, Porta 65 ou Estudantes com BMWs que têm isenção de propinas porque trabalham para o pai com salários mínimos.

Na prática, foram e são poucas as pessoas que realmente necessitam desde incentivos que tiram proveito destes. Os outros tiram proveito das oportunidades.

Acredito que a sua mãe merecesse e necessitasse mais que muitas das pessoas que usufuriram desse incentivo assim como tenha descontado muito mais que muitos outros beneficiados. Mas tem que admitir que o recurso ao crédito bonificado na situação que apresenta foi de facto uma burla para com os restantes contribuentes.

Peço-lhe que não leve a mal aquilo que digo pois apenas estou a tentar explicar o porque do argumento do Luís.

Voltando ao tópico que apresenta, existe algum motivo para que não transfira o crédito para o nome da sua mãe?
    Repare que não é fazer um credito novo, mas mudar o titular do que já existe.
    Não sei ao certo se existe algo que não permita ou qual o acrescimo de custos, mas parece-me ser a melhor alternativa.

É que se vir bem as coisas, se não conseguir resolver a situação e o valor da sua casa não for suficiente para o pagamento da dívida, o banco vai-lhe penhorar também a casa da sua mãe pois para todos os efeitos esta é sua.

Assim parece-me que o melhor a fazer seria uma venda da casa à sua mae no valor da dívida do banco e esta ficar com o seu crédito. Isto antes de ter qualquer penhora.

Mas não entendo o suficiente sobre o assunto para saber se tal é viavel ou não.
    Muita sorte para a sua situação. Espero que tudo se resolva pelo melhor.
    •  
      FD
    • 17 maio 2011

# 8

O crédito bonificado foi oferecido a jovens para poderem comprar casa.
    O crédito bonificado, em termos simples, quer dizer que de 100€ que paga de juros ao banco, o estado paga parte deles (desconheço qual a percentagem).
    Esses juros que o estado paga ao banco em seu nome, são conseguidos através do pagamento de impostos da população em geral.
    Logo, ao beneficiar de uma regalia que destinou a outra pessoa que não a si, está a cometer uma fraude.
    É a mesma coisa quando os idosos vão à farmácia e compram os medicamentos para a família toda em nome deles...

Dito isto, deve falar com o seu banco, explicar a situação e tentar, com eles, chegar a uma solução para ver o seu problema resolvido, ANTES de lhe ser feita a penhora.
    Já agora, porque é que o crédito não pode ser feito em nome da sua mãe?

Quanto a fazer a doação sem a casa estar toda paga, em princípio, não.
    Pelo que tenho lido, é possível fazer isso mas, com o consentimento do banco.
    Para o banco dar o consentimento é que a coisa é pior, porque os bancos funcionam na base de garantias, se não lhas puder dar, não ajudam ninguém.
    Por isto mesmo, o ideal é falar com alguém do banco - e não se fique só por uma pessoa, fale com algumas porque o conhecimento nunca é igual em todos.
  8.  # 9

Colocado por: carinasousaEu nao burlei ninguem! Faço os meus descontos desde os 16 anos e de certeza que havera de ser com dinheiro dos outros contribuintes que eu vivo. Na altura comprei a casa da minha mae em meu nome porque nao lhe financiavam o credito a ela, ate foi a funcionaria de um banco do estado que deu essa sugestão na altura. Sempre cumpri com as minhas obrigações fiscais.

Carina,
    Leia DE NOVO tudo o que está escrito em cima.
    Eu, alexadraslv, domusnostrum e Piafininho já lhe explicámos que a sua mãe beneficiou de uma «bonificação» indevida, paga pelo «Estado», isto é, pelos contribuintes. E eu sou um desses contribuintes.
    E eu quero lá saber se foi o Al Capone ou uma funcionária de um banco do Estado quem lhe deu a sugestão. Quem cometeu o crime foi você e a sua mãe.
    E também não quero saber que tenham havido muitos que fizeram o mesmo. EU não o fiz.
    (Ok! Admito. Eu devo fazer parte dos 0,001% de "patos" que existem em Portugal)

Portanto, quanto ao facto de eu ter sido burlado por si, estamos conversados.

Eu posso fazer uma doação em vida á minha mãe da casa que é dela, mesmo sem a casa estar toda paga?

Quanto à "ajuda mais positiva", LEIA DE NOVO o que eu escrevi em cima.
    Eu percebi que não é a casa da sua mãe que está em contencioso.
    (AINDA não está, não é?)
    Se não quer que a sua mãe recorra a um empréstimo bancário, a solução é você ARRENDAR-LHE a «sua» casa («dela»).
    Mesmo que lhe penhorem (a si) a casa em que vive a sua mãe, ela continuará a ter uma casa onde residir.

Isto envolve um problema:
    É que, apesar de "você" (ou a sua mãe?) ainda está a pagar o empréstimo bonificado ao banco, os seus credores (lembre-se que o que eles querem é DINHEIRO, não é apartamentos ocupados ou devolutos) PODEM penhorar-lhe o valor da renda que você (e a sua mãe) declararem que estão a receber (a pagar).

Já pensou em falar com um advogado ?
    Se lhe sugerirem uma solução, depois venha contar-nos como resolveu isso.
    •  
      FD
    • 17 maio 2011

# 10

Colocado por: Luis K. W.Se não quer que a sua mãe recorra a um empréstimo bancário, a solução é você ARRENDAR-LHE a «sua» casa («dela»).
    Mesmo que lhe penhorem (a si) a casa em que vive a sua mãe, ela continuará a ter uma casa onde residir.

Mas, é muito importante que o faça ANTES da penhora... e mesmo assim, não sei se escapa.
  9.  # 11

Colocado por: carinasousa

Gostava de saber em que e que eu o burlei.
    Obrigado

Este é o principal problema do país, estamos todos tão habituados a "fugir" a dizer "mentirinhas inocentes" e a "aproveitar porque todos fazem" que já nem percebemos a diferença entre o certo e o errado.
    Existem por aqui vários posts onde já disse isto, mas repito:
    Os nosso politicos são o espelho do povo.
    Cada um deita a mão ao que pode, uns é ao crédito bonificado, outros ao subsidiozinho, outros ao rendimento minimo, outros declaram a venda abaixo do preço para fugir ao IMI ou ao IMT, outros pedem sem factura para não pagar o IVA, enfim várias técnicas. *
    Os politicos como têm acesso a mais dinheiro, deitam a mão a mais dinheiro....
    Mas o principio moral subjacente é idêntico.

Mais irritante é que são estas mesmas pessoas que vêm acusar "os outros" (os politicos claro) de serem ladrões e trafulhas....

* se existir alguem que em consciencia possa dizer que NUNCA fez nada do que está referido, que atire a primeira pedra.

0.0166 seg. NEW