Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Quero construir uma pergola em minha casa cuja viga principal tem cerca de 5,8 metros e as travessas 2,5 metros. Quero adicionar um ripado para poder adicionar sobre uma vez que o terraço está virado a sul...

Após ter pedido vários orçamentos para pinho autoclave, tratado e com instalação, cerca de 2200€ + iva, aconselham-me a utilização de madeira laminada devido às dimensões da pergola e para evitar grandes contrações e dilatações, cerca de 3800€ + iva.

Gostava de saber as vossas opiniões a respeito desta solução uma vez que a diferença de preço é muito grande.

Cumprimentos,

paulal

PS-Estou a cerca de 1 km do mar!
      Pergola.jpg
  2.  # 2

Aqui adiciono uma imagem de uma pergola que me serviu de inspiração, é de uma empresa da africa do sul mas não lhes pedi orçamento!
      blouberg1.jpg
  3.  # 3

É pena não ter pedido o preço. Assim aprendíamos mais qualquer coisa. Postes compostos, só por uma questão de estética. Agora o que torna esta pergola especial é os topos protegido por camisas de inox. Torna- a mais leve, esbelta. Não tem os topos com o recorte mais tradicional, do tipo pescoço de cavalo ou sotados.
    Agora se quiser pode fazer um misto, a vigas maiores em lamelado colado tipo Douglas ( 6000 é normal ) e o resto pode ser em madeira normal.
    Agora tem que ter em conta certos princípios passivos, afim de preservar melhor as madeiras, tornando-as mais bonitas e duradouras:
    a sua base nunca ficar em contacto com o chão, elevando-as através de ferragens,
    ferragens se não poderem ser em inox, pelo menos protegidas ( galvanizadas, zincadas ou pintadas )
    os varões roscados zincados e as porcas de mama inox
    tratamento das madeiras em autoclave
    pintura ou verniz aquoso

Ases
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulal
  4.  # 4

É pena não ter pedido o preço.

Não tive lata para tanto! Esta imagem foi recolhida de um site da africa do sul, só em despesas de transporte devia dar para 10 pergolas nacionais!

Só mais um comentário, a pergola não terá qualquer pilar uma vez que o suporte será nas paredes...

Cumpts.
  5.  # 5

Então terá que ter em conta o tipo de fixação na parede. Se cachorro ou se ferragens. Se bem feito, pode ser qualquer um.
    Existem uma variedade de ferragens para a parede, que quase são invisíveis.
    Pode ir ao endereço de algum fornecedor de vigas em lamelado, que devem ter um caminho para os respectivos acessórios, do tipo simpson.
    Por exemplo:
    http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=229

Ases
  6.  # 6

Caro AJCLeitao,

Agradeço novamente o comentário. Por acaso pode me ajudar no dimensionamento dos vigamentos?

Estão me a propor viga principal 0,32x0,16 m, 12 travessas 0,12X0,08 e 18 ripas 0,08x0,04.

Cumpts.

paulal
  7.  # 7

Não lhe posso ajudar, pois sai do meu âmbito.

Mas posso dar um aspecto de como vai ficar, deste género:

Ases
  8.  # 8

Obrigado mais uma vez, desta pelo desenho!

Alguem do forum pode me ajudar no dimensionamento?
  9.  # 9

eu não recomendo pergolas em madeira lamelada colada... mesmo com tratamento de superficie, as colas deterioram-se muito rapidamente quando expostas aos UV's. vai dar problema. A madeira não tem qq tipo de tratamento térmico prévio, pelo que vai haver grande oscilações dimensionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradaseu não recomendo pergolas em madeira lamelada colada... mesmo com tratamento de superficie, as colas deterioram-se muito rapidamente quando expostas aos UV's. vai dar problema. A madeira não tem qq tipo de tratamento térmico prévio, pelo que vai haver grande oscilações dimensionais.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:riscas

Não posso de deixar de discordar consigo, pois não penso da mesma maneira. Se todos gostassem do amarelo, o mundo tombava. Sem desprimor pela cor
    São tudo mais e melhor do que em madeira natural ( entendesse deste modo, como vieram ao mundo ), pois as lameladas não são mais do que compostas, em fing-joins, feitas em lamelas coladas sobrepostas, com colas apropriadas, do tipo D4.
    Só na 1ª consulta na net, apareceu isto:
    http://www.tecniwood.pt/scid/twoodpt/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=414&articleID=7

Se só gosta o puro e cru, então vamos para o trabalhado com a enxó, tosco o quanto baste.
    Em casas com ADN ficam a matar, mas em casas do tipo modernas, ficam a destoar.
    Mas tudo bem, cada cabeça sua sentença.

Ases
  11.  # 11

AJCLeitao... pode discordar ;)
    Mas é o que tenho constatado em diversas aplicações desta natureza em diversas obras... (pergolas em lamelado colado)
    Não escrevi absolutamente nada relativamente a gostos estéticos. apenas técnicos. Podem fazer pergolas em madeira, mas não aconselho o lamelado colado em zonas desprotegidas (acção da chuva e sol directo).
    Estamos a falar de pergolas ( exterior e desprotegidas, e não de estruturas cobertas, sejam pavilhões, casas ou alpendres).
  12.  # 12

pergolas em madeira são para ficar com aspecto de desgaste ou então gastar rios de dinheiro em produtos para manutenção.
    o ideal é escolher uma madeira resistente na sua essência e não no seu acabamento.
    o que interessa é o interior como se costuma dizer :)
  13.  # 13

Para mim tudo tem a haver com as suas dimensões, só assim poderemos optar pelas madeira e/ou de lamelado.
    Se ambas forem tratadas em autoclave melhor ainda. Tanto uma como a outra podem depois levar produtos que a protejam contra os UV's e contra a chuva, do tipo factor 50 e uma boa gabardina serve perfeitamente.
    Se não quiserem fazer a manutenção então terão que optar por produtos que imitem a madeira ou não. Alumínio, ferro, betão.
    Mas mantenho a mesma, pergolas só em madeira ( burro velho não aprende, mais vale partir do que torcer. Tenho pena ).

Ases

0.0158 seg. NEW