Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    O meu pai pretende doar-me um imóvel onde habito há uns anos, mas que não é a minha residência oficial. É um imóvel de cerca de 1978.
    A ideia presente será o de vender o referido imóvel para ajudar na compra de uma casa nova.
    Pensamos que talvez possamos vender o imóvel por cerca de 150000 e a casa que gostaríamos de comprar está à venda por 300000.
    Qual será a melhor forma de proceder? Fará sentido esta opção e terei de pagar mais-valias pela venda?
    Esta doacção será uma forma de compensação uma vez que há uns anos, o meu pai deu à minha irmã mais velha cerca de 300000 para comprar uma casa nova, mas nestes tempos de crise já não tem possibilidade de fazer o mesmo comigo.
    Obrigada
    •  
      FD
    • 18 maio 2011

     # 2

    Colocado por: NaticaveFará sentido esta opção e terei de pagar mais-valias pela venda?

    Tem de pagar mais valias se essa casa não for Habitação Própria e Permanente.
    O ideal é receber a casa em doação, mudar a morada fiscal para a mesma, vender, comprar a nova e reinvestir o dinheiro da venda.
    Nesse caso, e se estou a perceber bem a situação e os valores, não pagará mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Naticave
  2.  # 3

    Muito obrigada pela resposta!

    Penso que a avaliação está correcta, uma vez que nunca tive nenhuma habitação no meu nome. Inclusivé a minha morada fiscal ainda pertence a outra localidade.

    Já agora, se alguém souber alguma coisa sobre uma modalidade que alguns Bancos têm e que se entitula, grosso modo, como "Troca de casa", gostaria de saber. Será algo que os Bancos ainda praticam hoje em dia? Como funciona? Vantagens e desvantagens?

    Obrigada
  3.  # 4

    Ah, e em relação à minha irmã, ela também terá de assinar documentação em como concorda com a doação ou não é preciso?
    Isso não será problema, mas a minha questão era mais se supostamente lhe teria de dar alguma compensação pela doação?

    Não sei se estou a confundir coisas, mas estas questões advêm de algumas discussões que tenho lido aqui no forúm.
    •  
      FD
    • 19 maio 2011

     # 5

    Colocado por: NaticaveJá agora, se alguém souber alguma coisa sobre uma modalidade que alguns Bancos têm e que se entitula, grosso modo, como "Troca de casa", gostaria de saber. Será algo que os Bancos ainda praticam hoje em dia? Como funciona? Vantagens e desvantagens?

    Fica com dois empréstimos, um para a casa antiga e outro para a casa nova.
    No da casa nova, paga a prestação pela totalidade.
    No da casa antiga, paga apenas os juros logo, a prestação baixa.
    É determinado um período para vender a casa, normalmente dois anos, se após esse período não a conseguir vender, passa a pagar as duas prestações pela totalidade.

    Vantagens:
    - permite ter tempo para vender a casa e comprar uma que seja uma oportunidade

    Desvantagens:
    - na totalidade vai pagar mais pelo empréstimo
    - se não consegue vender, pode ser muito complicado (e como as coisas estão, é o mais provável)

    O meu conselho: não se meta nisso, venda primeiro e compre depois.

    Colocado por: NaticaveAh, e em relação à minha irmã, ela também terá de assinar documentação em como concorda com a doação ou não é preciso?
    Isso não será problema, mas a minha questão era mais se supostamente lhe teria de dar alguma compensação pela doação?

    Quando ela recebeu a doação dela, pediu-lhe isso a si?
    Na herança, se alguém o quiser, as contas poderão ser todas refeitas novamente e, caso haja alguém que beneficiou mais do que o que lhe era destinado, essa pessoa terá pagar as "tornas" - isto é, a diferença para aquilo que lhes pertence.
  4.  # 6

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.

    Só não percebi a questão do crédito para a casa antiga, uma vez que esta há muitos anos que está paga.

    Percebo que ainda mais nesta altura, será muito mais prudente vender primeiro e comprar depois. Apenas, conheço um casal que já fizeram esse programa da troca de casa duas vezes e até agora correu bem, mas percebo que seja um grande risco...
 
0.0127 seg. NEW