Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Picareta,
    enganei-me com o concordar...

não, nao queria dizer 9950.

10000*0.05 = 500
  2.  # 42

Colocado por: rui1maganoA maioria dos CH antigos não tem estas clausulas abusivas e descricionárias, mas atenção a um pormaior:
    No momento que alguem quiser renegociar um contrato antigo, por exemplo, o prazo... , o banco vai espetar!

Eu, tenho um crédito habitação com 0.6 de spread (0.4 com bonificação de produtos) e sem estas clausulas abusivas. Dado que o meu spread é baixo, NÃO FAREI qualquer amortização parcial!
    Prefiro fazer uma aplicação financeira!

O facto de amortizar não altera as condições contratualizadas com o Banco. Não se preocupe com essa parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nene2011
  3.  # 43

Colocado por: Nene201110000*0.05 = 500

Mas 0.5% é 10000x0.005=50
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nene2011
  4.  # 44

Colocado por: PicaretaMas 0.5% é 10000x0.005=50

as minhas desculpas tem toda a razão...
  5.  # 45

Colocado por: Nene2011Picareta,
    enganei-me com o concordar...

Afinal não se enganou :))
  6.  # 46

:) estava a pensar em 0,5 e a fazer contas com 5%
  7.  # 47

Colocado por: Princesa_O risco do incumprimento é tão elevado hoje em dia que acredite que, por eles, nem emprestavam dinheiro a quem tivesse menos que 50% de capital próprio...

Não sei é como ainda emprestam nos restantes casos. A banca está completamente cheia de casos de incumprimento.

Claro, a culpa não é nem de quem cumpre nem deviam ser estes a pagar "pelos outros". Na realidade, a banca está assim porque antigamente não havia qualquer critério para emprestar dinheiro.

Agora pagamos todos a factura.

Então quem pedisse apenas 40 a 50% deveria ter spreads de 0,5% ou 0,25%, o que não acontece.
  8.  # 48

Colocado por: rui1maganoA maioria dos CH antigos não tem estas clausulas abusivas e descricionárias, mas atenção a um pormaior:
    No momento que alguem quiser renegociar um contrato antigo, por exemplo, o prazo... , o banco vai espetar!

Eu, tenho um crédito habitação com 0.6 de spread (0.4 com bonificação de produtos) e sem estas clausulas abusivas. Dado que o meu spread é baixo, NÃO FAREI qualquer amortização parcial!
    Prefiro fazer uma aplicação financeira!

Evidentemente a amortização parcial cobra 0.5% ou 2%, dependendo se é indexado à EUR ou Tx Fixa.
    Não confundam o que eu disse:
    1º Se alterarem alguma das condições do financiamento, o banco irá rever o spread.

2º Amortizações parciais, são outro assunto e nada tem a ver com o que eu disse em 1º, simplesmente não farei amortizações parciais porque:
    - facilmente encontramos aplicações a pagar 3% ou mais;
    - fico com disponibilidade financeira para qq imprevisto!
    Logo, para quê amortizar e ter uma penalização de 0.5%, se posso aplicar a 3%?
    É uma questão de fazer contas!
  9.  # 49

Colocado por: Picareta

Mas 0.5% é 10000x0.005=50

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Nene2011

Queria dizer, está certo! 0,5% = 50 euros
  10.  # 50

Colocado por: jorgferr

Então quem pedisse apenas 40 a 50% deveria ter spreads de 0,5% ou 0,25%, o que não acontece.

Acontece sim!
  11.  # 51

Caro Rui,

Está a fazer as contas no seu caso concreto. No meu caso por exemplo, o contrato isenta-me de comissão por amortizações antecipadas (foi negociado com o banco este ponto) e por isso, quando amortizo não pago comissão.

As taxas de comissão que estão estipuladas são taxas máximas mas cuja aplicação é supletiva (ou seja, se o contrato não estipular taxas mais baixas)...
  12.  # 52

No caso de querer amortizar 10.000€:
    0.5 / 100 * 10.000 = 50.00€€€, se tiver contrato associado à EUR;
    ou
    2 / 100 * 10.000 = 200.00€€€, se tiver contrato associado a Tx FIXA.

Claro que quem tem contratos com os actuais spreads, ou ainda quem contratou indexados a uma taxa fixa, em geral, compensa amortizar!

Como diria o outro, é uma questão de fazer contas sobre o que compensa mais:
    - poupar e receber juros;
    - poupar, amortizar e poupar nos juros pagos ao banco.
  13.  # 53

Colocado por: Princesa_Caro Rui,

Está a fazer as contas no seu caso concreto. No meu caso por exemplo, o contrato isenta-me de comissão por amortizações antecipadas (foi negociado com o banco este ponto) e por isso, quando amortizo não pago comissão.

As taxas de comissão que estão estipuladas são taxas máximas mas cuja aplicação é supletiva (ou seja, se o contrato não estipular taxas mais baixas)...

É verdade e tem razão. A lei limita penalizações máximas e se estiver previsto um quadro mais favorável, excelente!
    :-)
  14.  # 54

Mas esta prática tem um nome, luz verde para ROUBAR

Recordo, em 2008, ainda não se falava nisto, e nas funções que eu tinha nesse banco, o gerente disse-me:
    - analisa o cross-selling destes n clientes e reporta-me, depois vou subir uns spreads.

Nesse dia, cheguei a casa angustiado, não só a pensar na vida dos clientes, mas tambem na minha, fui logo ler e reler a minha escritura e só depois descansei, porque a minha não tem essas clausulas.

Vamos ver, para baixar o spread, o cliente pagou, mas para subir... (segundo as condições de mercado...)
  15.  # 55

Alguem sabe o que se pratica na europa a este respeito? sobre a subida unilateral dos spreads (mesmo que estejam as tais clausulas nos contratos)

Como leigo, parece-me que é tipicamente daquelas coisas para a UE dar na cabeça do Socrates!
    Não me parece que a UE ache isto legal!
  16.  # 56

Hoje fui chamado ao Deutsche Bank porque tinha lá a carta de aprovação do empréstimo e quando lá cheguo, dizem-me:

- Está aqui a carta de aprovação mas temos uma alteração de spread......

o que pensei de imediato, não posso por aqui, para não me moderar a mim mesmo. depois dizem:

- O spread afinal é mais baixo, fica em 1.45 (contra o 1.70 que estava previsto)

Ainda não recuperei e já li o raio da carta de trás para a frente e não encontro nada de diferente. contava com muita coisa, mas não com isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  17.  # 57

Colocado por: PauloCorreia
    - O spread afinal é mais baixo, fica em 1.45 (contra o 1.70 que estava previsto)
    Há ainda gente com sorte ;-)
  18.  # 58

Colocado por: PauloCorreia O spread afinal é mais baixo, fica em 1.45 (contra o 1.70 que estava previsto)

Nos dias que correm parece ser uma surpresa agradavel e que não acontece muitas vezes!
    Para lhe darem esse valor agora, imagine à 4 anos atraz, tinha 0.29 de certeza!
  19.  # 59

Colocado por: rui1maganoNos dias que correm parece ser uma surpresa agradavel e que não acontece muitas vezes!

Exacto, nos últimos anos, todas as noticias dos bancos foram sempre más e levaram-me a perder a confiança neles.

O problema é que a base de funcionamento de um banco, é a confiança e sem ela, resta o quê?
  20.  # 60

Colocado por: PauloCorreia
    Exacto, nos últimos anos, todas as noticias dos bancos foram sempre más e levaram-me a perder a confiança neles.

O problema é que a base de funcionamento de um banco, é a confiança e sem ela, resta o quê?

Confiança ? Num Banco ?! .... Uiiii.... É mais ou menos identico a confiar num politico ...

Eu estou no meio do processo de avaliação com pré-aprovação para spread de 1.2 e todos os dias penso se o conseguirei 'segurar' até ao fim :-)
    Prefiro 'confiar' que sim... Ehehe...

0.0239 seg. NEW