Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde

Este é o meu primeiro pedido comentários. Desde já agradeço a V/ ajuda.
    Gostaria de saber a V/ opinião sobre a instalação de janelas em coberturas planas:
    Estou a pensar instalar janelas tipo Velux para coberturas planas (janelas copula) em 2 casas de banho que não têm janelas. A cobertura plana cobre toda a casa, inclusivé estas 2 casas de banho.
    Preocupa-me o facto de ter que "furar" a placa de betão. O instalador da Velux disse-me que teriam que furar a placa com um martelo pneumático (?) e que vão fazendo vários furos até abrir um furo na dimensão pretendida. Será que a placa não vai abrir rachas? Será que os ajuleijos das casas de banho vão rachar-se com a trepidação?
    Alguém já instalou estas janelas numa casa de banho? Consegue-se obter, de facto, alguma ventilação? Ãquecem muito o compartimento onde estão instaladas?
    Obrigado pela ajuda.
    FMGSCL
  2.  # 2

Cuidado com o martelo pneumático,se for um vão de placa superior a 3x3m2 não se deve usar o martelo mas sim uma maquina de corte de betão.
    O velux (do verdadeiro VELUX)para este caso ,parece-me ser o mais indicado visto que a casa de banho não tem janelas.
  3.  # 3

FMGSCL,

Do ponto de vista estrutural, embora não sabendo a dimensão da janela que quer por e tendo em conta que a abertura tem que ter pelo menos mais 90mm em toda a volta (vi no catálogo), deve ter em atenção onde abre essa abertura e ter em conta a possibilidade da ocorrência de fendilhação na laje, nomeadamente a partir dos cantos desta abertura.

O reforço neste tipo de casos é bastante fácil, recorrendo a chapas metálicas e buchas, mas infelizmente pouco praticada...confronte o aplicador com essa dúvida!
  4.  # 4

convém furar no sitio certo"", ou seja tentar afastar de pilares e vigas mas não ir até à flecha.
    ventilação não me parece, não estou a ver que janela é...só se for mecânica
    é?
    se aquecem? aumenta a temperatura dependendo da orientação solar, agora não me parece algo a ponderar demasiado desde que controlada em dimensões a janela
  5.  # 5

veja os túneis da luz da velux.

0.0104 seg. NEW